VOOS ONLINE VATSIM

Fórum de discussão da companhia virtual FSP.

Moderadores: Comandante, ATC

Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

VOOS ONLINE VATSIM

Mensagem por Freeman »

Caros amigos

Têm vindo a aumentar o numero de Pilotos a voar na VATSIM e julgo eu, também na IVAO.
Isso é resultado da vontade de cada um de vocês de quererem fazer as coisas com mais realismo. Acontece que esse realismo só é obtido com a vontade que cada um tem de aprender. Nós aqui no FSP tentamos ajudar as pessoas a fazerem mais e melhor, no entanto depende, como disse, de vocês quererem faze-lo.
Já por várias vezes em conversa com controladores do vACC, ouvi comentários de que os Pilotos do FSP, tirando raras excepções, não estão preparados para voar online e muito menos têm humildade para quererem aprender, oferecendo-se eles mesmos para ajudar nessa parte da "formação".
Pessoalmente, sou obrigado a concordar, achando que não basta saber programar um FMC para se ser piloto virtual, há outras coisas para alem do avião seguir a rota que nós lá colocámos. Sem me alongar muito nesta conversa, apenas quería pedir a todos quanto voam nestas redes, que por uma questão de uniformização começassem a usar o Callsign Flight Sim XXX (sendo o XXX o numero do piloto). E no caso de não estarem totalmente á vontade com o voo online colocarem no final do callsign a letra A de Apprentice, para que o ATC saiba que está a lidar com alguém que poderá não ter muito experiencia e desta forma o poder ajudar e encaminhar da melhor forma.
De uma forma resumida e a titulo de exemplo:

Nº Piloto
FSP208 - É O CALLSIGN DE CONEXÃO NO FSINN
Callsign por voz - server FSP/ VATSIM/IVAO
Flight Sim 208
Callsign Aprendiz por voz - server FSP/VATSIM/IVAO
Flight Sim 208A

esta informação vai ser passada para o vACC para que eles tenham também conhecimento e assim poderem ajudar.

Pedro "Freeman"
Pipuhh
Oficial
Oficial
Mensagens: 178
Registado: sábado ago 14, 2010 5:31 pm

Re: VOOS ONLINE VATSIM

Mensagem por Pipuhh »

ainda agora chego de ferias e lá vou eu "resmungar ",
é tudo muito bonito quando os Srs ATC´s falam quer dizer palavras de ordem!
Muitos deles pelo que me apercebi fazem-se de santinhos o que nos leva a querer que eles é que têm razão no que dizem. Pois bem sem querer me alargar em nomes e venha quem vier não vou dizer quem foi que quando estava a fazer um voo pela Europa, aparece-me um ATC. Reconheço que as minhas comunicações são uma lastima, mas esse ATC so me faltou mandar me po alho, onde inclusivamente me chamou de noob !

Pois bem, eu sei que já ando aqui algum tempo e já devia de saber alguma coisa e até sei mas com os nervos bloqueio, podia ser ou fazer um pouco mais .

Agora pelo que li os Srs ATC´s é que têm faca e queijo na mão e são uns coitadinhos ?!

Apanho qualquer ATC estrangeiro seja que nacionalidade for e digamos... são ATC´s super simpaticos, agora apanho um ATC portugues e logo a pu... da mania ?!

é por isso e que nao vamos a lado nenhum acham se superiores demais para aquilo que são !!

Tenho dito,

Filipe Duarte
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: VOOS ONLINE VATSIM

Mensagem por Freeman »

Pipuhh Escreveu: o que nos leva a querer que eles é que têm razão no que dizem. Pois bem sem querer me alargar em nomes e venha quem vier não vou dizer quem foi que quando estava a fazer um voo pela Europa, aparece-me um ATC. Reconheço que as minhas comunicações são uma lastima, mas esse ATC so me faltou mandar me po alho, onde inclusivamente me chamou de noob !
Chamar noob, não pode ser visto como ofensivo, pelo menos não o é para mim. Depois ninguém está a dizer que os ATC é que têm razão, mas garanto-te que temos todos a aprender com o que eles sabem. Como disse, programar FMC's e colocar o avião no ar e a seguir a rota não tem muito de difícil, o desafio está em fazê-lo online com alguém a controlar-nos.
Eu também voo de vez em quando na VATSIM e não tenho razão nenhuma de queixa dos ATC portugueses, da mesma forma que não tenho dos ATC estrangeiros.
Pipuhh Escreveu: Agora pelo que li os Srs ATC´s é que têm faca e queijo na mão e são uns coitadinhos ?!
Basicamente, se vamos a casa de alguém, não vamos ser indelicados e sim, podemos pensar assim, na VATSIM, ou fazemos o que eles nos dizem ou então não voamos lá. Creio que só la voa quem quer.

Resumindo:
O meu post inicial não foi para dar razão a ninguém, só voa na VATSIM/IVAO quem quer. Agora se voamos na VATSIM/IVAO, há regras, há procedimentos que temos que respeitar. Se acharmos que o que eles estão a dizer vai de alguma forma contra o que nós achamos que está correcto, então temos uma de três hipóteses, ou justificamos a nossa ideia, ou aceitamos a ideia do ATC ou simplesmente desligamos da VATSIM/IVAO.
Temos muito a mania de dizer que os outros são desagradáveis quando temos dificuldade em aceitar que os outros nos ensinem e que possam saber mais que nós. (isto não é para ti Filipe, é para todos)

PF
Pipuhh
Oficial
Oficial
Mensagens: 178
Registado: sábado ago 14, 2010 5:31 pm

Re: VOOS ONLINE VATSIM

Mensagem por Pipuhh »

Aceitas que te chamem noob ? pois infelizmente eu nao aceito, não aceito de quem não me " conhece " não aceito de quem nao lida comigo ....

estamos ali para aprender, nao para criticarem o que fazemos....

Basicamente o que quero dizer com isto é ... terem atenção com a linguagem ....como com os pilotos do FSP e outros mas neste caso ao FSP , pois como tu ja ouviste um FSP na vatsim é sinonimo de "lixo ".

Se queremos ser respeitados temos de nos dar ao respeito .. e por alguns controladores em Portugal... nem me dou ao luxo de dizer bom dia boa tarde ou que quer que seja.
ntncardoso
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 23
Registado: quarta jun 23, 2010 3:33 pm

Re: VOOS ONLINE VATSIM

Mensagem por ntncardoso »

Filipe, eu à pouco ia mandar uma mensagem a dizer que até certo ponto concordava contigo, mas agora neste teu ultimo post, acho que estás errado.
estamos ali para aprender, nao para criticarem o que fazemos....
A uns tempos atrás, eu fui para a VATSIM, e como ainda sabia menos do que o que sei neste momento, que é nada.
O ATC basicamente me mandou às favas, disse-me que deveria ir para o fórum da vatsim, sacar o manual, e só depois deveria ir para lá.
Segundo o que eu sei, a Vatsim é para tentar simular(chegar o mais perto possível da realidade) e não para aprender,
pois se queres aprender, vens aqui a para o forum, ou para o skype, e pedes ajuda.
Pois não penses que é na VATSIM que eles te vão ensinar.

Abraço:
António Cardoso -FSP1008
daniel_pt
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 141
Registado: terça nov 17, 2009 12:35 pm

Re: VOOS ONLINE VATSIM

Mensagem por daniel_pt »

Depois de ler o que respondeste neste tópico, há pelo menos três coisas que dizer e vamos tentar manter isto sério. Deixa-me dizer-te que começo a aperceber-me da má fama que o FSP tem fora do nosso meio e é no minímo triste que assim seja.

A primeira coisa que te tenho para dizer é que tu não sabes qual é papel e trabalho de um ATC. E nem precisas vir respoder a dizer que sabes, porque não sabes... Um ATC nunca obriga um piloto a nada e os da VACC Portugal não são excepção. Os ATC dão sugestões e nós temos de SABER falar com eles para eles saberem o que nós queremos fazer!!!!

A segunda é que TU não falas nem compreendes bem inglês. Como te queres fazer entender e entender pessoas que falam numa lìngua que tu não dominas?

A terceira é que educação é algo que fica sempre bem e tu não és certamente a pessoa mais educada que eu conheço.

E ser-se noob não é vergonha nenhuma! Para que saibas, noob é um diminuitivo de newbie -> novato! não é insulto nenhum... Ah, mas é inglês... esqueci-me...
daniel_pt
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 141
Registado: terça nov 17, 2009 12:35 pm

Re: VOOS ONLINE VATSIM

Mensagem por daniel_pt »

ntncardoso Escreveu:Pois não penses que é na VATSIM que eles te vão ensinar.

Abraço:
António Cardoso -FSP1008

Disse-te quem????????? A sério... lol
agv200
Capitão
Capitão
Mensagens: 408
Registado: sábado fev 13, 2010 9:50 am

Re: VOOS ONLINE VATSIM

Mensagem por agv200 »

Freeman Escreveu: Já por várias vezes em conversa com controladores do vACC, ouvi comentários de que os Pilotos do FSP, tirando raras excepções, não estão preparados para voar online e muito menos têm humildade para quererem aprender, oferecendo-se eles mesmos para ajudar nessa parte da "formação".
No meu inicio quando ainda sabia o básico, cometia erros, fui convidado a ir ao Teamspeak do Portugal VACC para esclarecer, e aprender. Penso que por parte deles o convite mantém-se estão sempre de portas abertas para entrada de mais pessoal na FIR PT.
Pipuhh Escreveu:é tudo muito bonito quando os Srs ATC´s falam quer dizer palavras de ordem!
Pois os ATC nao "mandam" por assim dizer, simplesmente fazem cumprir um conjunto de regras que o mundo VATSIM/ IVAO (Comunicações, procedimentos, etc.) exigem e que tem de ser feitos, o controlador responsabiliza-se pelo trafego, e tens de cumprir as "ordens" dele se nao ficas sujeito a ter algum acidente.
Pipuhh Escreveu:Muitos deles pelo que me apercebi fazem-se de santinhos o que nos leva a querer que eles é que têm razão no que dizem. Pois bem sem querer me alargar em nomes e venha quem vier não vou dizer quem foi que quando estava a fazer um voo pela Europa, aparece-me um ATC. Reconheço que as minhas comunicações são uma lastima, mas esse ATC so me faltou mandar me po alho, onde inclusivamente me chamou de noob !
Isto concordo, ainda aqui a dias estava a fazer de observador na VATSIM, e li umas palavras que mais valia nas as ter lido. Entre elas estavam mais uma vez o noob, e o .kill (que significa o acto de ser banido/ kicado), estas palavras vinham acompanhadas de um callsign do FSP, e mais grave de um piloto que estava a fazer o 3, 4 voo na rede.
Temos que saber destingir se queriam exprimir as palavras entre si faziam-no num chat privado, nao no "chat" ATC onde qualquer um que esteja no range consiga ler. E o piloto cumpriu com as instruções dadas.

Por minha parte estou aberto para ajudar quem o queira. Assim como as portas da IVAO PT.

Temos dito,

Andre
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: VOOS ONLINE VATSIM

Mensagem por Freeman »

ntncardoso Escreveu:A uns tempos atrás, eu fui para a VATSIM, e como ainda sabia menos do que o que sei neste momento, que é nada.
O ATC basicamente me mandou às favas, disse-me que deveria ir para o fórum da vatsim, sacar o manual, e só depois deveria ir para lá.
A questão é que ao contrario de nós, eles "raramente dão aulas" online nos servers da VATSIM. Eles têm canais de TS próprios para ajudarem quem precisa e quando estão numa posição ATC gostam de ter lá pessoas minimamente preparadas para voar e que não tenham que estar a ensinar, caso contrario cada piloto noob precisava de um ATC para si.
Pipuhh Escreveu:Aceitas que te chamem noob ? pois infelizmente eu nao aceito, não aceito de quem não me " conhece " não aceito de quem nao lida comigo ....
Sim aceito. Tenho humildade para admitir que não sei.
Pipuhh Escreveu:como com os pilotos do FSP e outros mas neste caso ao FSP , pois como tu ja ouviste um FSP na vatsim é sinonimo de "lixo ".
Não na VATSIM um piloto FSP, é um piloto que sabe tudo e que não precisa de aprender nada.

PF
Pipuhh
Oficial
Oficial
Mensagens: 178
Registado: sábado ago 14, 2010 5:31 pm

Re: VOOS ONLINE VATSIM

Mensagem por Pipuhh »

daniel_pt Escreveu:
A terceira é que educação é algo que fica sempre bem e tu não és certamente a pessoa mais educada que eu conheço.

E ser-se noob não é vergonha nenhuma! Para que saibas, noob é um diminuitivo de newbie -> novato! não é insulto nenhum... Ah, mas é inglês... esqueci-me...

Daniel verdade que nao esperava uma resposta como deste... Lamento dizer te mas tu NAO ME CONHECES. Quem me conhece do FSP na realidade sabe bem que nao sou como TU e muitos pensam ! e se querem que seja BEM EDUCADINHO COMO TU, entao sejam bem educadinhos comigo, pois se nao faltarem ao respeito para mim tbm nao falto ao respeito aos outros.

" Facadas nas costas " é coisa que ninguem gosta de levar, e tu deste me uma não tava a espera de tal coisa.
Quanto ao inglês, tenho imensa pena mas sei o ingles suficiente para aquilo que faço e para aquilo que fazia anteriormente.

Descansa que tambem nao es a pessoa mais educada que eu conheco no skype e no FSP.

peço desculpa por ter dito algumas verdades quanto aos teus amores da VATSIM ja vi que foi uma ofensa para ti.
daniel_pt
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 141
Registado: terça nov 17, 2009 12:35 pm

Re: VOOS ONLINE VATSIM

Mensagem por daniel_pt »

Ofensa para mim? :) Amigo, não te dou espaço (nem nunca dei) para que consigas criar esse algum tipo de emoção em mim, ou seja, conseguires ofender-me. Isto serve para toda a gente... Não me vou chatear ou sentir-me ofendido no skype... :roll:
Para tua informção, não sou amigo de ninguém na VatSim. Ninguém!

Mas olha, não me tratam e nunca me trataram como "lixo" como apregoaste que cada FSP la é... Olha, se calhar sou bonito ou tenho uma voz sexy e eles gostam de mim!!
Descansa que tambem nao es a pessoa mais educada que eu conheco no skype e no FSP.
LOL
Dá-me um exemplo de quem eu tenha sido insultoso, incorreto ou ofensivo. Só quero um.


E não te dei facada nenhuma pá.. abre os olhos e vê se acordas pra vida...
Última edição por daniel_pt em segunda jun 13, 2011 9:06 pm, editado 1 vez no total.
agv200
Capitão
Capitão
Mensagens: 408
Registado: sábado fev 13, 2010 9:50 am

Re: VOOS ONLINE VATSIM

Mensagem por agv200 »

Mas nesse caso temos as pessoas ignorantes, que tem uma atitude em frente a com outros tem outra, mas isso abunda no FSP sobretudo o fazer piada a conta de outros e muito engraçado também falar dos outros nas costas mas tem muita mais piada falar em frente com outros a ouvir e rirem-se e giro ganhamos reputação. Qualquer forma isso faz parte do ser PORTUGUÊS.

A quem a carapuça servir, que a deixe de usar porque nao e bonito.


Depois la por serem mal educados no FSP, tenho quase a certeza qua nao o sao na VATSIM porque la temos respeito por quem sabe
Andre
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: VOOS ONLINE VATSIM

Mensagem por Freeman »

Moderem-se nos comentários s.f.f.
SirDaniel
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 254
Registado: quarta dez 31, 2008 7:54 pm

Re: VOOS ONLINE VATSIM

Mensagem por SirDaniel »

Adoro gente, que atrás do computador se acham o "mano da street".
Pipu, há coisas que têm de ser ditas. Eu não vi falta de respeito.
E verdade seija dita, tudo que o freeman e o Daniel disseram eu só tenho a dizer uma coisa... amém...
E usares o capslock não te faz mais mau.
Fmpm
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 131
Registado: domingo set 19, 2010 5:55 pm

Re: VOOS ONLINE VATSIM

Mensagem por Fmpm »

Sem me querer intrometer, mas realmente esta não é a melhor imagem que se pode dar a quem visita o forum, ou seja, além de termos má imagem e mau ambiente na Vatsim/Ivao, também comecamos a criar má imagem/ambiente no Forum. É sempre bocas entre membros.
Este tipo de atitudes já levou a que alguns deixassem a comunidade, outros se desinteressassem e afastassem, e a que existam membros desmotivados com tudo isto. (falo por mim)
O objectivo era isto ser uma COMUNIDADE de Flight Simulator, e não o tem sido.
Há sempre alguêm para deitar abaixo, viu-se quando foram as aulas de simulador, em que se criou um mau ambiente á volta disso e aparentemente desmotivou até quem se mostrou disponivel para explicar (mal ou bem foram os unicos) o que sabia.
O que falta aqui é uma TROIKA para nos por na linha, pois nós estamos como o governo, achamos que somos o máximo e todos os outros estão errados quando nos criticam, e não vemos o barco a afundar.
Por mim, o Freeman têm 100% de razão no que diz. Não sabem e não querem fazer figuras tristes, não vão para lá.