Pilotos da Tap

Coloquem aqui dentro todas as conversas offtopic , mantenham-nas com respeito e sem Spam.

Moderadores: Comandante, ATC

Tiger99
Capitão
Capitão
Mensagens: 621
Registado: sexta abr 25, 2008 12:00 am

Re: Pilotos da Tap

Mensagem por Tiger99 »

PilotDiogo Escreveu:
tr4k1n4 Escreveu:Eu vou tirar para o ano se tudo correr bem o CIPLA (Curso integrado de piloto de linah aerea com multi crew coordination) na gestair em tires, uma das 5 escolas de portugal. depois é como o Tiger disse é esperar pelo sorteio mas um conselho, nao te limites so á TAP abre os teus horizontes. Um mercado que esta agora em grande ascensão é o Medio Oriente e Oriente, tambem deverás pensar em companhias low-cost como a Ryanair que nao para de aumentar a frota, neste caso aumento de frota = aumento de empregos para piloto. E neste caso na TAP, não sei se tou correcto, mas só entra aquele que é filho de piloto da TAP...

Bons Voos
Isso, que disseste, esta um bocado errado, eu tenho um amigo meu que é piloto da TAP e nao é admitido qualquer um, isso esta cero, mas la, so entrão os melhores, nao importa se é filho de piloto ou nao :s :D
pois para a TAP so entra quem e bom mas o ser filho de piloto nao tem nada a ver podes er filho do piloto melhr do mundo que se nao fores bom podes ter a certeza que nao entras mesmo
tr4k1n4
Oficial
Oficial
Mensagens: 200
Registado: domingo out 21, 2007 12:00 am

Re: Pilotos da Tap

Mensagem por tr4k1n4 »

PilotDiogo Escreveu:Eu estive a ver o site da AAE ( Aeronautical Academy of Europe ) em Évora e gostei, eles têm avioes e tudo isso :D :D
eu tmb fui la a evora ver as instalações, diga-se que nao sao mas de todo mas as da gestair sao bem melhores ja para nao falar no numero de aeronaves...na minha opiniao que ja visitou todas as academias aeronauticas menos a nortavia, eu aconselho para quem estiver interessado e tiver dinheiro a gestair ou a AAE. A OMNI so fazem cursos em pos-laboral e tem umas condiçoes muito fraquinhas, a Leavia é a mais barata mas em termos de aeronaves nao me conveceu nem em termos de condiçoes. Mas isto é so uma opiniao, se estao memso muito interessados tirem um dia para ir visitar pelo menos as de Tires (gestair, leavia e OMNI).
andmeida10
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 83
Registado: quarta abr 07, 2010 12:36 pm

Re: Pilotos da Tap

Mensagem por andmeida10 »

E alguem tem informacao de qt fica esse curso de Piloto de Linha Aérea na Gestair?
rodassss
Oficial
Oficial
Mensagens: 188
Registado: quinta fev 14, 2008 12:00 am

Re: Pilotos da Tap

Mensagem por rodassss »

Boas
Pois neste momento a parada da Gestair vai nos 60.000 euros.
Abraço
adrianoalves92
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 31
Registado: quinta dez 02, 2010 4:48 pm

Re: Pilotos da Tap

Mensagem por adrianoalves92 »

Boas
Também ouvi falar na Lusófona, em coordenação com Gestair, e fica por 45.000€..
Comandante
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 140
Registado: segunda set 15, 2008 12:00 am

Re: Pilotos da Tap

Mensagem por Comandante »

estou a tirar o curso na OMNI e garanto-vos que e isto sem querer entrar no discurso tipico de quem é melhor......porque para mim somos nós que decidimos se somos bons ou não e isso já vai da maneira como nos entregamos de corpo e alma ao curso, a OMNI tem um ensino muito acima da média tendo por base poucos alunos, com um acompanhamento ao aluno muito forte, proporcionando uma qualidade de ensino elevado.........mas quem quiser tirar o curso que faça uma busca de informação sobre as escolas a operarem e que escolham em função da qualidade ensino vs preço e que não escolham em função de propagandas ou dos ouvi dizer que esta é melhor ou etc etc.......é o meu conselho Abraço Comandante
Última edição por mcunha em sábado abr 16, 2011 6:08 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Erro ortográfico
Headless
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 143
Registado: sexta fev 04, 2011 8:16 pm

Re: Pilotos da Tap

Mensagem por Headless »

rodassss Escreveu:Boas
Pois neste momento a parada da Gestair vai nos 60.000 euros.
Abraço

O "base", com horas ( as suficientes para atingir o número necessário para os concursos da TAP ) e mais uns extras fica em cerca de 80.000€.
Andei a pensar tirar o curso mas a idade e actual conjuntura fizeram-me colocar essa opção de parte.
snitram
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 12:00 am

Re: Pilotos da Tap

Mensagem por snitram »

Tem sempre a opção de irem para a Lusófuna que tem acordos com a leávia.
O mercio está a tirar o curso lá ele é que vos pode dar umas luzes sobre isso :lol:

cumpz
Fmpm
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 131
Registado: domingo set 19, 2010 5:55 pm

Re: Pilotos da Tap

Mensagem por Fmpm »

Boas a todos.
Isso das "cunhas" para se ser piloto da TAP tem muito que se lhe diga e não é bem assim.
A vantagem de se ser familiar é a de se estar no meio e saber como proceder bem na altura certa e saber os timings e abertura de concursos. Não quer dizer que não haja uma mãozinha de vez em quando.
Se fosse fácil havia muitos mais pilotos do que existem, pois é uma profissão cobiçada por todos, mas dificil de alcancar.
Começa logo pelo preço do PPA, PCA, e restantes, que pode rondar os 80.000€ conforme foi aqui dito.
Gasto esse dinheiro nada garante que se entre, pois a TAP exige um numero minimo de horas e há muitos pilotos que vão para outros paises como por exemplo EUA fazer horas praticamente "de borla" para ter esse numero de horas de voo.
Após isto, os concursos de admissão técnicos, médicos, etc, são extremamente rigorosos e com exames periódicos.
Agora até é mais facil pois até admitem pilotos com óculos (MAS NÂO OPERADOS, nem podem fazer operações lazer)
Se tiverem problemas fisicos, de saude, daltonismo, (muitos podem ter e não saber, que era o meu caso, problema numa frequencia de vermelhos, ou seja vejo todas as cores, mas há 2 tonalidades de vermelho ligeiramente diferentes que para mim são a mesma :? ), esquecam.
Se pensam que é uma profissão fácil posso-vos informar que há muitos pilotos desempregados que ficaram a meio do caminho.
Claro que não é impossível, pois eles existem na vida real :lol: , mas não é só querer, é preciso muita sorte e muito esforço, ( e muitos €€€) para lá chegar.
Como curiosidade existem comandantes e "comandantas" da TAP que comecaram como comissários e assistentes e depois passaram lá de trás, para a frente do avião.
OverSpeed
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 82
Registado: sábado fev 19, 2011 10:30 pm

Re: Pilotos da Tap

Mensagem por OverSpeed »

Vou responder directamente á primeira pergunta:

Concurso para admissão de pilotos para a TAP Air Portugal

1. REQUISITOS

- Licença de Piloto Comercial de Avião com qualificações de Multimotores e Instrumentos de Multimotores
válidas, homologadas pelo I.N.A.C ou emitidas nos termos JAR-FCL 1;
- Teoria de Linha Aérea, homologada pelo I.N.A.C ou emitida nos termos JAR-FCL 1;
- Experiência mínima de 300 horas de voo como Piloto de Avião;
- Idade mínima de 21 anos e máxima de 35 anos;
- Mínimo 12.° Ano de Escolaridade (Reconhecido pelo Ministério da Educação);
- Domínio de Português e Inglês (escrito e falado);
- Conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
- Não ter sido excluído/a há menos de 2 anos em:

Avaliação Psicológica
Simulador
Entrevista final de Júri
Curso Técnico para Piloto realizado na TAP-Air Portugal

2. PROCESSO DE SELECÇÃO

- Análise curricular
- Prova escrita e oral de língua inglesa
- Avaliação psicológica
- Avaliação médica
- Prova técnica em simulador
- Entrevista final

3. INSCRIÇÃO

- Contacto: telefone 218415000 - Recrutamento
- Devem ser acompanhadas de fotocópia de :
Curriculum Vitae detalhado;
Licença de Voo;
Caderneta de Voo;
Teoria de Linha Aérea;
Bilhete de Identidade;
Cartão de Contribuinte;
Certificado de Habilitações;
Documento comprovativo da situação militar;
2 Fotografias;
Registo Criminal (só quando solicitado pela TAP).

(Os candidatos devem fazer-se acompanhar dos originais, para confirmação dos dados)

Data do documento: 4 de Fevereiro de 2005
tr4k1n4
Oficial
Oficial
Mensagens: 200
Registado: domingo out 21, 2007 12:00 am

Re: Pilotos da Tap

Mensagem por tr4k1n4 »

OverSpeed Escreveu:Vou responder directamente á primeira pergunta:

Concurso para admissão de pilotos para a TAP Air Portugal

1. REQUISITOS

- Licença de Piloto Comercial de Avião com qualificações de Multimotores e Instrumentos de Multimotores
válidas, homologadas pelo I.N.A.C ou emitidas nos termos JAR-FCL 1;
- Teoria de Linha Aérea, homologada pelo I.N.A.C ou emitida nos termos JAR-FCL 1;
- Experiência mínima de 300 horas de voo como Piloto de Avião;
- Idade mínima de 21 anos e máxima de 35 anos;
- Mínimo 12.° Ano de Escolaridade (Reconhecido pelo Ministério da Educação);
- Domínio de Português e Inglês (escrito e falado);
- Conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
- Não ter sido excluído/a há menos de 2 anos em:

Avaliação Psicológica
Simulador
Entrevista final de Júri
Curso Técnico para Piloto realizado na TAP-Air Portugal

2. PROCESSO DE SELECÇÃO

- Análise curricular
- Prova escrita e oral de língua inglesa
- Avaliação psicológica
- Avaliação médica
- Prova técnica em simulador
- Entrevista final

3. INSCRIÇÃO

- Contacto: telefone 218415000 - Recrutamento
- Devem ser acompanhadas de fotocópia de :
Curriculum Vitae detalhado;
Licença de Voo;
Caderneta de Voo;
Teoria de Linha Aérea;
Bilhete de Identidade;
Cartão de Contribuinte;
Certificado de Habilitações;
Documento comprovativo da situação militar;
2 Fotografias;
Registo Criminal (só quando solicitado pela TAP).

(Os candidatos devem fazer-se acompanhar dos originais, para confirmação dos dados)

Data do documento: 4 de Fevereiro de 2005

Isso ja mudou agora a TAP pede minimo 1000 horas de voo...
SpeedBird
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 4
Registado: quinta ago 01, 2013 12:28 pm

Re: Pilotos da Tap

Mensagem por SpeedBird »

PilotDiogo Escreveu:Eu estive a ver o site da AAE ( Aeronautical Academy of Europe ) em Évora e gostei, eles têm avioes e tudo isso :D :D
Já viste o que era uma academia de aviação sem frota? xD
Fmpm
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 131
Registado: domingo set 19, 2010 5:55 pm

Re: Pilotos da Tap

Mensagem por Fmpm »

Para desenterrar tópicos com 3 anos é preciso uma destas...

Imagem
SpeedBird
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 4
Registado: quinta ago 01, 2013 12:28 pm

Re: Pilotos da Tap

Mensagem por SpeedBird »

[quote="Fmpm"]Para desenterrar tópicos com 3 anos é preciso uma destas...quote]

Por acaso não era a minha intenção reviver o tópico, simplesmente apareçeu no google :lol: