Lockheed Martin - Prepar3D (Pequena Review)

Coloquem aqui dentro todas as conversas offtopic , mantenham-nas com respeito e sem Spam.

Moderadores: Comandante, ATC

Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Lockheed Martin - Prepar3D (Pequena Review)

Mensagem por Freeman »

Possivelmente alguns de vós já terão ouvido falar no Prepar3D da Lockheed Martin. Este simulador, surgiu quando a Microsoft decidiu despedir a equipa da ACES, os produtores do FSX.
Acontece que a Microsoft (Ms), ao despedir os programadores, não tomou em consideração que eles sabiam os códigos fonte do FSX e possivelmente por falta de um contrato de confidencialidade, os senhores da ACES, munidos desses mesmos códigos, partiram para outra aventura desta vez com um novo "patrocínio" o da Lockheed Martin.
Com um target diferente do FSX, o Prepar3D dirige-se mais a empresas ou organismos públicos na área da defesa e/ou aviação. A comprovar isso está o preço impeditivo que a Lockheed Martin atribuiu ao Prepar3D, nada mais que 500 Dolares.
Os programadores da ACES, enquanto trabalhadores da Ms, estavam a produzir uma plataforma a qual se iria chama Microsoft ESP, com o despedimento dessa equipa este projeto caiu por terra e nunca mais se ouviu fala dele.
Surge-nos então o Prepar3D, que não é mais que a continuação do ESP da Ms, mas com um outro nome grande por trás, a Lockheed Martin.
A curiosidade levou-me a arranjar uma Demo deste simulador, para ver o que teria de diferente, esperava encontrar algo bastante parecido com FSX, uma vez que já teria visto algumas screenshots, tanto do tempo em que o projeto se chamava ESP, quer fosse mesmo do Prepar3D.
Após a instalação dos 10 Gb de demo, e ao arrancar o simulador fica-se logo com a sensação que estamos perante algo muito parecido ao FSX, os loadings de cenários são em tudo parecidos com FSX mudando apenas o aspecto visual.
Imagem
Ao estar completo o Loading inicial, o Prepar3D leva-nos diretamente para uma pista, sem passar por um Menu de escolha de avião, cenário, etc. Assim que entramos na pista, o primeiro pensamento que me veio à cabeça foi: "Isto é o FSX". E na realidade é IGUAL. Não há uma unica diferença em termos de gráficos que se possa distanciar do FSX. Talvez, e digo talvez, porque poderia ter a ver a configuração, as nuvens estejam um pouco melhores, mas como disse, pode ter a ver com a configuração.
O pequeno voo que fiz, senti que o comportamento da aeronave é o mesmo que no FSX, os atalhos no teclado são exatamente iguais, assim como todas as funcionalidades existentes em voo.
No que toca aos cenários, os meus setings estavam inicialmente em High o que colocou muitas casas e arvores e aumentou o detalhe do ground.
Imagem
Também à semelhança do FSX, quanto maior o detalhe menor o numero de frames.
Os menus do Prepar3D são uma réplica dos menus do FSX, praticamente todas as configurações do X estão presentes neste simulador, mudando apenas a sua localização ou a forma como são apresentadas. Um ponto menos positivo do que toca a configurações é a parte do Weather. O Prepar3D permite quase todas as mesmas configurações no entanto não permite user o weather real.
Imagem[/URL]
Como não podia deixar de ser, fui até Lisboa para ver como estaria o nosso querido aeroporto e mais uma vez aqui nada de novo. Até o Cristo Rei continua de costas voltadas para Lisboa. A cidade continua a ter alguns Landmarks, como as Amoreiras, Ponte 25 de Abril, Jeronimos, castelo de S, Jorge, etc.
No que toca ao ATC, sim também tem ATC, é sem tirar nem por o mesmo.
Até agora houve já uma produtora de cenários que se associou ao Prepar3D, nada mais nada menos que os senhores da ORBX e claro que, onde estes senhores põe as mãos, tudo fica com melhor aspecto. Tendo em conta que o código fonte do Prepar3d é semelhante ao do FSX, as alterações a fazer aos cenários da ORBX não teriam que ser muito grandes também. Eles produziram (ou adaptaram) parte do cenário dos Estados Unidos e o resultado é mais do mesmo do que estes senhores já nos acostumaram, uma maravilha.
Imagem
Imagem

Não posso fazer uma lista de prós e contras do Prepar3D uma vez que a colagem ao FSX é tão grande que me atrevo a dizer que os defeitos de um são os defeitos do outro.
Esperava, isso sim, de algo mais cativante e acima de tudo novo. Não trás nada de novo ao mundo da simulação, pelo menos simulação na aviação, uma vez que ao que percebi, este Prepar3D é para vários ambientes que não apenas o da aviação, ainda que o Demo disponibilizado por eles apenas serve a aviação.
O seu preço, como já disse, é impeditivo para o simmer caseiro, o que não entendo, uma vez que a semelhança ao FSX é tremenda.
Aviator_1
Capitão
Capitão
Mensagens: 981
Registado: quinta dez 20, 2007 12:00 am

Re: Lockheed Martin - Prepar3D (Pequena Review)

Mensagem por Aviator_1 »

Esqueceste-te de dizer que o sistema de simulação foi melhorado. Normalmente é isso que interessa num simulador.
Fmpm
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 131
Registado: domingo set 19, 2010 5:55 pm

Re: Lockheed Martin - Prepar3D (Pequena Review)

Mensagem por Fmpm »

A questão que se coloca é se eles não vão dar continuidade ao projecto e melhorá-lo no futuro.
Claro que se o mercado alvo é outro, não vão querer um preço igual, mas se alterararem o código, as produtoras não vão ter interesse em continuar a desenvolver addons para um grupo reduzido de utilizadores.
Uma coisa é alterar pequenos detalhes destes para correrem com o prepair3D, não custa nada e deixam uma porta aberta para o futuro, outra é desenvolverem as aplicações de raiz, e aí analizam a quantidade de potenciais clientes e rentabilidade.
Nessa altura ou desistem ou também eles apostam num preço mais alto para o produto, ou 3ª hipotese o prepair3d baixa o preço tornando-se mais acessivel e há mercado para todos.
O X-Plane também tem uma versão PRO, pelo que eles têm concorrencia nessa area, talvez no futuro lancem uma versão domestica melhorada.
Tudo não passa de uma questão de rentabilidade dos projectos.
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Lockheed Martin - Prepar3D (Pequena Review)

Mensagem por Freeman »

Aviator_1 Escreveu:Esqueceste-te de dizer que o sistema de simulação foi melhorado. Normalmente é isso que interessa num simulador.
Notei uma pequena diferença, mas nada por aí alem daí nao ter feito referencia, mas também não fiz um voo que permitisse tirar grandes conclusões.