ILS, need help!!!

Problemas com os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

Batalha
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 22
Registado: domingo dez 28, 2008 6:33 pm

ILS, need help!!!

Mensagem por Batalha »

Pessoal não sei o que tou a fazer de errado mas o ILS do avião simplesmente não funciona (ou entao sou eu que não o sei utilizar correctamente). Já vi vários tutoriais e não consigo detectar o erro.
Tá aqui tudo o que utilizo para a aterragem (neste caso a pista 21 de LPPT)

Imagem

Como podem ver alterei de GPS para NAV e fiz ligação á frequencia 109.10. O App está seleccionado, tal como a Altitude e a velocidade seleccionadas para proporcionar uma aterragem mais suave. Antes de ter mudado para NAV utilizei a aproximação á senda da pista através do GPS no qual seleccionei ILS RWY 21.
Pelo que ja li sobre aproximaçoes ILS no flight simulator penso ter tudo em ordem. No entanto, podem ver pelo mapa GPS que no momento a seguir a ter seleccionado o APP (que foi o que se passou) o avião desviou-se completamente da aproximação á pista.

Alguém consegue detectar o erro? Ou se falta alguma coisa para a aproximação resultar?
Comandante
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 140
Registado: segunda set 15, 2008 12:00 am

Re: ILS, need help!!!

Mensagem por Comandante »

Desliga o aproach e liga o HDG SEL e segue as instruções do ATC, julgo ser a maneira mais fácil de te colocar em linha com a pista de aterragem, depois é so aterrares. Julgo que seja assim.

Abraço

Comandante
Batalha
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 22
Registado: domingo dez 28, 2008 6:33 pm

Re: ILS, need help!!!

Mensagem por Batalha »

Comandante Escreveu:Desliga o aproach e liga o HDG SEL e segue as instruções do ATC, julgo ser a maneira mais fácil de te colocar em linha com a pista de aterragem, depois é so aterrares. Julgo que seja assim.

Abraço

Comandante
Amigo Comandante, já descobri que afinal o tutorial que tinha visto estava errado pois tive a ver um carta de aproximação da RWY 21 e a frequencia ILS não é 119.10 mas 119.50 o que já faz uma grande diferença pois dá-me a orientação vertical que tanto precisava para aterrar. No entanto surgiu-me outro problema pois após o touch down (e dpeois de desactivar todo o AP, Alt hold, Speed, Autothrottle) o avião volta a subir sem ter qualquer controlo sobre ele. Começo a pensar se não será problema do próprio jogo pois já não é a 1ª vez nem a 2ª que isto "me trai" desta forma. Alguma sugestão?

PS: Antes usava também o procedimento que disseste mas torna-se mais dificil na minha opinião pois a orientação vertical ficava so visual o que resultava em MUITAs más aterragens :lol:
diasif2
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 115
Registado: domingo ago 03, 2008 12:00 am

Re: ILS, need help!!!

Mensagem por diasif2 »

Boas...

Efectivamente o procedimento é desligares o autopilot e aterrares o avião manualmente assim que estiveres a tocar a pista ou mesmo qdo estiveres quase a aterrar ( que é o que eu faço qdo aterro via piloto automatico)...vai tentando...é um procedimento que exige algum treino ( tentativa e erro)...mas como diz um membro desta comunidade o que dá gozo é aterrar manualmente ( "á HOMEM")....

Bons voos...qualquer duvida dispoem


FSP344 diasif2
Batalha
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 22
Registado: domingo dez 28, 2008 6:33 pm

Re: ILS, need help!!!

Mensagem por Batalha »

diasif2 Escreveu:Boas...

Efectivamente o procedimento é desligares o autopilot e aterrares o avião manualmente assim que estiveres a tocar a pista ou mesmo qdo estiveres quase a aterrar ( que é o que eu faço qdo aterro via piloto automatico)...vai tentando...é um procedimento que exige algum treino ( tentativa e erro)...mas como diz um membro desta comunidade o que dá gozo é aterrar manualmente ( "á HOMEM")....

Bons voos...qualquer duvida dispoem


FSP344 diasif2
Batalha
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 22
Registado: domingo dez 28, 2008 6:33 pm

Re: ILS, need help!!!

Mensagem por Batalha »

Obrigado pela dica, já resolvi o problema. Basta retirar o AP a uns metros da pista e levantar um pouco a dianteira que aterra suavemente xD

Brigadão mais uma vez eheh
vascussilves
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 35
Registado: quarta dez 17, 2008 11:45 pm

Re: ILS, need help!!!

Mensagem por vascussilves »

Boas.

Embora tenha experimentado muitos flight simulator's na minha vida, tudo o que aprendi foi à minha custa, tentativa e muitos erros.

No entanto tive um amigo que fez um voo online comigo, ainda no fs2004, o qual explicou em 30 minutos o funcionamento dos VOR, etc, etc.

A minha grande dificuldade é quando da aterragem alinhar o avião com a pista, ou melhor, saber qual o sentido da pista em que vou aterrar. Estou a perceber que para isso existe o sistema ILS.

gostaria de saber se existe algum manual a explicar ou se alguma alma caridosa, visto estarmos no ano novo e embuido de espirito natalicio, me ensinava.

Obrigado...
Sushi
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 116
Registado: sexta set 21, 2007 12:00 am

Re: ILS, need help!!!

Mensagem por Sushi »

A melhor forma de aprenderes é sem duvida tentativa erro, o sentido da pista por onde aterras é definido pelas condições meteorologicas, deves aterrar sempre contra o vento, daí convém teres principios básicos de meteorologia e saberes ler metars de forma a poderes avaliar qual a pista activa tendo em conta o tamanho da pista, tipo de piso, e meteo. O Ils é o Instrumental landing system ou seja é uma frequência rádio que existe na pista ou aeroporto que te permite direccionar o avião automaticamente no rumo correcto tanto horizontal como vertical. Apartir do momento que interceptas a frequência do localizer ou ILS o avião é direccionado para essa pista, esse tipo de informação encontras nas cartas do aeroporto e da pista onde queres aterrar, informa-te da altura a que deves ir e o ponto onde interceptas a frequência. O Ils difere de avião para avião alguns detectam a frequência automaticamente quando inseres a tua rota e pista onde queres aterrar no FMC outros tens de colocar manualmente no NAV 1 do rádio.
becas22
Capitão
Capitão
Mensagens: 473
Registado: quinta ago 28, 2008 12:00 am

Re: ILS, need help!!!

Mensagem por becas22 »

eu posso dar uma (aula) no fsp multiplayer
ou entao o joaoantoniofig date uma pois foi ele k me ensinou.
o meu mail e benyreis@hotmail.com adicioname para conbinares a aula se kiseres
Tiger99
Capitão
Capitão
Mensagens: 621
Registado: sexta abr 25, 2008 12:00 am

Re: ILS, need help!!!

Mensagem por Tiger99 »

ha aqui dois erros que ja dectei que sao comuns.

1- Tens de por o course da pista em uso.

2- a tua altitude selecionada e de 4000 pés o o glide do ils e aos 3000 . E melhor desceres para os 3000 pés pois ai tens a certez que nao vais demasiado alto.

Mas o course e a razão para te estar a falhar pois nestes aviões e indespensavel mas eu posso te dar umas aulas sobre isso se quiseres .

mas experimenta isso porque de resto a aprox esta execelente :D

o meu mail é tiger99_fsp@hotmail.com
Batalha
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 22
Registado: domingo dez 28, 2008 6:33 pm

Re: ILS, need help!!!

Mensagem por Batalha »

Tiger99 Escreveu:ha aqui dois erros que ja dectei que sao comuns.

1- Tens de por o course da pista em uso.

2- a tua altitude selecionada e de 4000 pés o o glide do ils e aos 3000 . E melhor desceres para os 3000 pés pois ai tens a certez que nao vais demasiado alto.

Mas o course e a razão para te estar a falhar pois nestes aviões e indespensavel mas eu posso te dar umas aulas sobre isso se quiseres .

mas experimenta isso porque de resto a aprox esta execelente :D

o meu mail é tiger99_fsp@hotmail.com
Quanto á 1a coisa que disseste, pensei que ja tinha seleccionado o course da pista (no GPS fiz Proc-»Select approach-»ILS 21-»Activate Vectors do Final) Se não é desta forma então não sei e peço-te que me explicasses sff

Quanto á altitude tens toda a razão, ainda não percebo porque raio o ATC me manda entrar no glidescope da 21 a 4000ft e no da 03 a 3000ft. No exemplo que dei em cima foi forçado a utilizar speed brakes para conseguir perder a altitude e velocidade e (com sorte) consegui retirá-los e fazer uma aterragem suave.

Já agr, adicionei-te no MSN sou o battle_stuff@hotmail.com
Batalha
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 22
Registado: domingo dez 28, 2008 6:33 pm

Re: ILS, need help!!!

Mensagem por Batalha »

Por acaso ninguém conhece um site que possa dar cartas de aproximação das pistas europeias gratuitamente? Já tive um programa que as fornecia mas so dava para retirar umas 4 e dps precisava lg de créditos para retrar mais.
Também ja pesquisei no google mas n encontrei nda de concreto (apenas do EUA)
Tiger99
Capitão
Capitão
Mensagens: 621
Registado: sexta abr 25, 2008 12:00 am

Re: ILS, need help!!!

Mensagem por Tiger99 »

Batalha Escreveu:
Tiger99 Escreveu:ha aqui dois erros que ja dectei que sao comuns.

1- Tens de por o course da pista em uso.

2- a tua altitude selecionada e de 4000 pés o o glide do ils e aos 3000 . E melhor desceres para os 3000 pés pois ai tens a certez que nao vais demasiado alto.

Mas o course e a razão para te estar a falhar pois nestes aviões e indespensavel mas eu posso te dar umas aulas sobre isso se quiseres .

mas experimenta isso porque de resto a aprox esta execelente :D

o meu mail é tiger99_fsp@hotmail.com
Quanto á 1a coisa que disseste, pensei que ja tinha seleccionado o course da pista (no GPS fiz Proc-»Select approach-»ILS 21-»Activate Vectors do Final) Se não é desta forma então não sei e peço-te que me explicasses sff

Quanto á altitude tens toda a razão, ainda não percebo porque raio o ATC me manda entrar no glidescope da 21 a 4000ft e no da 03 a 3000ft. No exemplo que dei em cima foi forçado a utilizar speed brakes para conseguir perder a altitude e velocidade e (com sorte) consegui retirá-los e fazer uma aterragem suave.

Já agr, adicionei-te no MSN sou o battle_stuff@hotmail.com
E assim tu estas a misturar dois tipos de aproximação.

A aproximação por gps que e isso ,e como estas a fazer mas vais em autopilot e a altitude é manual apenas ficas com a rota traçada ate a pista o que te da apenas o alinhamente

Na aproximação por ils que estas a fazer com as freq, modo nav etc tens que incerir o course manualmente
rafarig
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 27
Registado: terça abr 15, 2008 12:00 am

Re: ILS, need help!!!

Mensagem por rafarig »

nao te esqueças de desligar o auto-throttle nas aproximaçoes ou quando estas prestes a aterrar
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Re: ILS, need help!!!

Mensagem por ELCarma »

Bom, como já foi referido o glide do ILS é aos 3000 xulés, no entanto cada aeroporto tem a sua altitude.
EX.: Se marcarmos no AP 3000 pés para entrar em ILS numa das pistas da Area 51 (no FSX n há ILS na Area51 mas faz de conta) - o AP vai simplesmente mandar-nos para as couves do chão e sai caldeirada ... isto pq a Area 51 encontra-se na ordem dos 7500 pés.

Antes de colocar no AP a altitude de aproximação fazemos sempre: 3000ft + ALTitude do Aeroporto «« info disponível no GPS e referida aqui no fórum.

Curso relâmpago - Configuração do "approach" em ILS para um voo directo pelo GPS 8) : (Trata-se de uma sugestão minha, e de acordo com o que vários pilotos me ensinaram, um abraço para os respectivos) - para aviões sem FMC

Parte 1:
Config. necessária durante o VOO antes do Approach - sugestão »» fazê-lo com + de 15 nM do aeroporto..... Verificar com antecedencia qual é a SPEED de referência a dar ao APilot e FLAPS necessários para o avião em que estamos. EX.: AIRBUS A321 - SPEED 144 precisa de full Flaps.

*Parte 1.2: Checklist
Recomendo um checklist aos seguintes switches antes de iniciar a sequencia para o ILS approach:

a) - NAV/GPS: choose GPS (como estamos num voo por GPS, já deve estar ON desde a partida presumo);
b) - Nav Hold Switch (botão LOC ou NAV depende da aeronave) - ON;

*Parte 1.3:

GPS window - configuração do approach:

- Select Approach »» aqui escolhemos uma pista com ILS (ex.: ILS 03) e damos ENTer no GPS para activar LOAD;

ILS Radio Freq. config:

- Aplicar a respectiva Freq. ILS no Radio, passar de STAND BY para ACTIVE e checkar ON aos botoes NAV1 do radio;
----
Parte 2
Activação do approach ao encontro do ILS configurado:

a) GPS window - fazer Activate Approach
a.1 - reacção: o GPS vai levar o Avião para uma linha recta vermelha imaginária situada na entrada da Pista ILS configurada anteriormente.
NOTA importante: Se necessário após fazermos Activate Approach, gerir o heading manualmente com o HDG switch e quando feito voltar a activar o Nav Hold Switch (botão LOC ou NAV). Durante o ajuste se houver PIPIPI n se assustem.. ignorem até ao passo seguinte....

a.2 - Aplicar a respectiva approach SPEED do vosso avião no Apilot , a ALTITUDE correcta bem como descer os FLAPS necessários para essa SPEED. (INFO no FSX ou manual do vosso avião Addon)

b) Com o Código Morse (PIPIPI) a fazer-se ouvir significa que estamos a receber instruções da Torre através do rádio para o APilot, para um approach real do avião.

c) GPS/NAV - Choose NAV
c.1 - reacção: PIPI está a dar os ultimos ajustes necessários ao avião para o alinhamento à pista.

d) Estando a chegar ao início da RED LINE com a pista +/- alinhada ao avião - ACTIVAR botão APP (approach hold switch)
d.1- reacção : O APP desliga automaticamente o Nav Hold Switch (botão LOC ou NAV) e a ALTITUDE mantém-se ON;
d.2 - a ALT mantém-se ON até chegarmos ao ângulo imaginário correcto para fazer descer o avião automaticamente. Quando atingido o ângulo, a ALT desliga.
d.3 - Podemos confirmar visualmente no painel o ratio de descida e alinhamento, através de 2 losangos rosa situados no painel do horizonte imaginário. (nem todos os aviões têm este display, alguns têm mas só mostram através de um botão ILS - activar para ver)

Estamos a descer em Automático por ILS....

Parte 3
Aterragem:

a) No limiar do toque à pista DESLIGAR AUTOPILOT (tecla default: Z)
a.1 - reacção: o avião passa para manual, parte-se todo, e reduzimos progressivamente a potência do Avião para 0%

b) Com todos os conjuntos de rodas no chão: Airbrake ON (tecla default ~)
c) Enquanto o Airbrake faz o seu trabalho Invertemos a potencia dos motores - tecla default F2 até chegar e/ou ouvirmos a inversão.

D) O AVIÃO TEM QUE PARAR NA PISTA!!!

aa) aa) Se algo correr mal, ou Partimos o Avião todo, ou arrancamos telhados e palmeiras pela raíz.... ou algo falhou nas instruções dadas ao Avião.

Desculpem lá a seca... e se me faltou algum passo.

Como foi dito, é uma experiência com algum trabalho de casa inerente.... ou seja Horas de Voo e se possível com outros pilotos para dúvidas que possam surgir durante o voo.

Espero ter ajudado :wink:
Um abraço e bons Voos...