[DICAS]Aterragens

Problemas com os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

andmeida10
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 83
Registado: quarta abr 07, 2010 12:36 pm

[DICAS]Aterragens

Mensagem por andmeida10 »

Pessoal. eu tenho algumas duvidas sobre este assunto, em particular: Distâncias.... No meu caso, o A319

:: A que distancia (mais ou menos) do aeroporto se deve iniciar a ILS Approach?
:: A que distancia (mais ou menos) do aeroporto se deve mover os Flaps para 1?
:: A que distancia (mais ou menos) do aeroporto se deve mover os Flaps para 2?
:: A que distancia (mais ou menos) do aeroporto se deve mover os Flaps para 3?
:: A que distancia (mais ou menos) do aeroporto se deve mover os Flaps para 4/FULL?
:: A que distancia (mais ou menos) do aeroporto se deve baixar o trem de aterragem?
:: A que distancia (mais ou menos) da pista se deve já estar alinhadinho com a pista?


Essas são as minhas principais duvidas... Eu, com as distancias que uso (mais ou menos, uso um pouco a distancia por olho) consigo aterrar nas calmas.... mas eu também pretendo simular o mais real possivel, e dava.me jeito essas "distancias" que são usadas na realidade :D


Bons Voos e obrigado a todos :air:
mfua
Capitão
Capitão
Mensagens: 391
Registado: quinta jan 20, 2011 3:07 pm

Re: [DICAS]Aterragens

Mensagem por mfua »

Boas amigo...

1- A que distancia (mais ou menos) do aeroporto se deve iniciar a ILS Approach?
R:Quando chegares ao localizer e o indicador vertical(Glideslope) se encontrar no meio a altitude que indicar o Atc (Ver Foto no Fim)

Pergunta 2-3-4-5
R: Não existe uma velocidade definida, simplesmente porque a velocidade para a aproximação final, vai variar com o peso atual da aeronave no momento do pouso. O chamado PAP (peso atual de pouso) ou LW (landing weight). Que é a subtração do combustível utilizado desde o momento do acionamento, subtraindo-se o combustível utilizado no taxi, e o trip fuel. Uma vez que a carga paga atual não varia, sendo ela PAX, bagagens, e correio.

Complementando, existêm duas denominações para velocidades na aproximação final. A Vref e a Vapp. A Vref seria uma velocidade estabelecidade, para manter a aeronave na aproximação final com uma margem de segurança, de 30% da VSO, que seria a velocidade de stall na configuração de pouso, com flaps na posição full, trem embaixo e se possuir slats extendidos. Já a Vapp, é uma velocidade corrigida para as condições de vento e da pista. Normalmente utiliza-se VREF+5. Porém este valor poderá ser alterado, dependendo da velocidade e direção do vento em relação a aeronave.

A que distancia (mais ou menos) do aeroporto se deve baixar o trem de aterragem?

R:
Airbus

Flaps
1 = 230Kt
1+F = 215Kt
2= 200Kt
3= 185Kt
Full= 177Kt


Trem de aterragem em baixo, máx. = 250Kt

Vem nos manuais da Airbus é só procurar na net.

A que distancia (mais ou menos) da pista se deve já estar alinhadinho com a pista?

Amigo depende da aproximação, mas uns 40Nm, podes controlar isso pelo Localizador .

Espero ter ajudado... hh)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
snaketutor
Capitão
Capitão
Mensagens: 433
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: [DICAS]Aterragens

Mensagem por snaketutor »

mfua Escreveu:
Amigo depende da aproximação, mas uns 40Nm, podes controlar isso pelo Localizador .

Espero ter ajudado... hh)
40Nm, cuidado com isso. isso é tipo impensável. Por exemplo em lisboa, vais direto para CP e apartir de ai alinhas à pista 03. CP deve ficar a 10/15 Nm de lisboa...
snaketutor
Capitão
Capitão
Mensagens: 433
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: [DICAS]Aterragens

Mensagem por snaketutor »

lê isto e interpreta para os airbus 319-321

http://www.smartcockpit.com/data/pdfs/p ... anding.pdf
andmeida10
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 83
Registado: quarta abr 07, 2010 12:36 pm

Re: [DICAS]Aterragens

Mensagem por andmeida10 »

obrigado a todos.....
foram uma grande ajuda.. :D

Bons Voos :air: