Aterrar por VOR

Problemas com os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

cesarvicente
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 9
Registado: quinta jul 14, 2011 9:50 pm

Aterrar por VOR

Mensagem por cesarvicente »

Boas malta.. Tenho algumas dúvidas em como aterrar por VOR. Desculpem a minha ignorância, pois sei que já postaram sobre este assunto, mas mesmo depois de ler os posts, fico com as mesmas dúvidas.

Então, o que sei é isto:
1º. Temos que recolher algumas informações como: a frequência de VOR/DME da pista (para colocar do rádio (nav) do avião); a frequência do NDB, descobridor automático de direção (ADF), para termos uma noção mais precisa da distância que temos até à pista; o curso da pista, ou o chamado heading.

2º. Meter todos estes valores no lugar certo: Frequencia VOR em NAV, Frequência NDB em ADF e o heading da pista no navegador.

3º. Activar NAV 1, MKR, DME e ADF

4º. Alinhar a linha com o avião que aparecem no navegador.

Pois é, mas nenhuma destas informações eu consigo encontrar no jogo, nem mesmo nas cartas dos aeroportos..

As minha perguntas são:
1º Onde posso encontrar estas informações? É possivel encontrá-las no jogo?
2º Estes passos estao correctos? Falta algum passo importante?


Obrigado




césar
PrestovaT
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 11
Registado: segunda jul 04, 2011 2:36 am

Re: Aterrar por VOR

Mensagem por PrestovaT »

Podes encontrar essas informações no mapa ou nas cartas de aproximação. Boa sorte! :D
cesarvicente
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 9
Registado: quinta jul 14, 2011 9:50 pm

Re: Aterrar por VOR

Mensagem por cesarvicente »

Qual mapa? Onde encontro as cartas?
cesarvicente
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 9
Registado: quinta jul 14, 2011 9:50 pm

Re: Aterrar por VOR

Mensagem por cesarvicente »

tao maltinha.. bora lá ajudar...
PrestovaT
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 11
Registado: segunda jul 04, 2011 2:36 am

Re: Aterrar por VOR

Mensagem por PrestovaT »

Ora vamos lá ser mais concretos então... :)

O mapa a que me referia é o mapa do jogo mesmo. Pode ser acedido no menu em "World..."->"Map...". Depois basta localizar no mapa o aeroporto de destino. Junto à pista devem existir uns pontos a azul e rosa que indicam VORs e ADFs respectivamente.
Aqui o site da flighsimulatorportugal também dá uma grande ajuda.... Se seleccionares em FSX Charts por aeroporto podes consultar toda esta "tralha" e melhor ainda... as cartas de aproximação. Nelas estão explicados os procedimentos para aterrar para cada pista, as direcções e os VORs, etc. O problema será intrepretar as cartas pois ao inicio é muita informação de rajada. Nessa parte o melhor é pedir ajuda mais "profissional" :lol: Pessoalmente também me dava jeito aprender mais umas coisas.

Boa sorte,
seminas
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 4
Registado: segunda ago 23, 2010 8:50 pm

Re: Aterrar por VOR

Mensagem por seminas »

Boas! sabes interceptar uma radial? ler uma carta de aproximação? se não então aconselho-te a estudar um pouco isso, mesmo no próprio fs está lá tudo nas lessons, de qualquer forma posso adiantar que por exemplo o ADF não te dá a distancia para a pista o DME sim, uma aproximação por vor é chamada de não precisão, ajuda-te a chegar ao IAF através de uma navaid(rádio ajuda) que pode ser um NDB, VOR, VOR DME,ETC.. mas depois o resto é feito à "MÃO" e para isso é que precisas saber interpretar as cartas, para conseguires fazer uma descida segura para a pista, respeitando as altitudes, velocidades etc...
encontras na net bons tutoriais acerca disso e em Português também.
seminas
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 4
Registado: segunda ago 23, 2010 8:50 pm

Re: Aterrar por VOR

Mensagem por seminas »

já agora era para fazer upload de um ficheiro, um bom tutorial de vor dme aproach, só que não consigo é muito grande ,mesmo zipado tem 2 megas e não se pode fazer ups com mais de 1 mega é verdade?? não á volta a dar??
cesarvicente
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 9
Registado: quinta jul 14, 2011 9:50 pm

Re: Aterrar por VOR

Mensagem por cesarvicente »

PrestovaT Escreveu:Ora vamos lá ser mais concretos então... :)

O mapa a que me referia é o mapa do jogo mesmo. Pode ser acedido no menu em "World..."->"Map...". Depois basta localizar no mapa o aeroporto de destino. Junto à pista devem existir uns pontos a azul e rosa que indicam VORs e ADFs respectivamente.
Aqui o site da flighsimulatorportugal também dá uma grande ajuda.... Se seleccionares em FSX Charts por aeroporto podes consultar toda esta "tralha" e melhor ainda... as cartas de aproximação. Nelas estão explicados os procedimentos para aterrar para cada pista, as direcções e os VORs, etc. O problema será intrepretar as cartas pois ao inicio é muita informação de rajada. Nessa parte o melhor é pedir ajuda mais "profissional" :lol: Pessoalmente também me dava jeito aprender mais umas coisas.

Boa sorte,
bem, se calhar convém mesmo eu ir ver com muita atenção.. De facto eu sei que esses pontos existem, mas nunca consigo fazer com que o avião as intersecte sem a ajuda do GPS.. ou seja, se tiver noite ferrada com visibilidade a menos de um quilometro e eu não tiver o GPS simplesmente não consigo aterrar sem ser por ILS. Mas eu vou dar uma olhada com mais atenção também em FSX charts..





seminas Escreveu:Boas! sabes interceptar uma radial? ler uma carta de aproximação? se não então aconselho-te a estudar um pouco isso, mesmo no próprio fs está lá tudo nas lessons, de qualquer forma posso adiantar que por exemplo o ADF não te dá a distancia para a pista o DME sim, uma aproximação por vor é chamada de não precisão, ajuda-te a chegar ao IAF através de uma navaid(rádio ajuda) que pode ser um NDB, VOR, VOR DME,ETC.. mas depois o resto é feito à "MÃO" e para isso é que precisas saber interpretar as cartas, para conseguires fazer uma descida segura para a pista, respeitando as altitudes, velocidades etc...
encontras na net bons tutoriais acerca disso e em Português também.

Pois eu sei que isso é importante.. Numa carta de aproximação sei ler alguns valores importantes, talvez os suficientes, mas a questão é que o FSX (o meu jogo) não tem essas cartas com as informações completas dos aeroportos. Interceptar um radial sei fazer bem. O que eu não consigo fazer é meter a aproximação VOR nos aparelhos do avião porque não sei que valores devo meter do aeroporto, pois o meu jogo nao me as fornece ..
cesarvicente
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 9
Registado: quinta jul 14, 2011 9:50 pm

Re: Aterrar por VOR

Mensagem por cesarvicente »

(continuando a responder)

Por exemplo, experimentei pesquisar aqui no site (FSX charters) o aeroporto V C bird, em antiga e barbuda. as informações que obtive foram estas:
Nome: V C Bird Intl
País: Antigua and Barbuda
Cidade: St Johns
Longitude: W61.79278
Latitude: N17.13667
Elevação: 60ft
MaVar: 15

Frequências:
Approach: 118.200 119.100
Ground: 121.900
Tower: 118.200 119.100

07 - Comp: 8992ft Hdg: 058 Tipo: Alcatrão
25 - Comp: 8992ft Hdg: 238 Tipo: Alcatrão



Como podem ver, nenhum desses valores servem para meter em NAV para activar os instrumentos de navegação.
agv200
Capitão
Capitão
Mensagens: 408
Registado: sábado fev 13, 2010 9:50 am

Re: Aterrar por VOR

Mensagem por agv200 »

Boas,

As frequencias que puseste servem para o COM1 para contactar com o ATC.

Vamos ao que intressa pegas numa carta aeria - :arrow: Porto

Entras na pagina 5, a 1 Carta refere-se as Stars da Pista 35 no Porto; nesta carta podes ver PORTO (PRT) com uma Frequência 114.1 essa Frequência inseres no NAV 1 (Refere-se ao VOR DME, Utilizado para a APP a pista 35 do Porto).

Tal como para o Porto tens muitas mais cartas, para outros aeroportos (ILS/VOR DME /ETC)...
seminas
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 4
Registado: segunda ago 23, 2010 8:50 pm

Re: Aterrar por VOR

Mensagem por seminas »

Boas cesarvicente! então vamos lá pegar na carta que o agv200 colocou aqui e tentar fazer uma breve explicação de como aterrar por vor na pista 35 do Porto,8 pelo menos de como eu faria, pode e de certeza que há lugar para algumas rectificações) em primeiro lugar não tratar o FSX por jogo, mas sim por simulador :)! segundo imagina que vens de Lisboa de sul portanto a primeira coisa a fazer é sintonizares a frequência do vor do porto PRT, e identificares através do código morse que efectivamente tens a frequência certa do vor certo! essa frequência está no cabeçalho da carta, assim como outras informações importantes como o final aproach crs (course) que neste caso é 353º , e vamos interceptar a radial 173º inbound, ou seja estamos na radial 173º a caminho do vor, course 353º e queremos estar estabelecidos nessa radial antes de chegarmos a xapim que é o nosso initial aproach fix (iaf) e repara na parte da carta que te dá o perfil vertical da aproximação que esse fixo se encontra a 12 nm do vor por isso é que esta aproximação se chama vor dme, é preciso que a aeronave esteja equipada com o dme( para te poder dar as informações de distancia), e outra informação muito importante é de que quando chegares a xapim a tua altitude minia é de 3000 pés, só depois é que começas a descida, primeiro até aos 1700 pés 5 milhas depois de xapim ou melhor ainda a 7 milhas do vor de xapim para d7 desces um degrau 1300 pés e depois é só seguires um descente angle de 3º direito á pista, podes ver que a carta dá-te num quadrado logo abaixo da imagem as distancias e as altitudes a que deves estar por exe: aos 6nm 1400 pés ; aos 5nm 1100 etc... é só cumprires com isso, e como? com fpm estabilizas por exemplo 750 fpm e depois dependendo de vários factores ou aumentas ou diminuis o teu fpm(feet per minute) para cumprires o estabelecido se chegares a 6nm com 1000 pés diminui etc...
É mais fácil do que parece no entanto convém algum estudo para olhares a carta e retirares tudo aquilo que precisas saber!!! boa aterragem!
( para praticar podes escolher um aeroporto mais perto, não precisas vir de lisboa que é uma seca, muito tempo, em relação ás cartas de aproximação há montes delas na net, é só gogolares!)
Fmpm
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 131
Registado: domingo set 19, 2010 5:55 pm

Re: Aterrar por VOR

Mensagem por Fmpm »

Os melhores videos para aprender a voar por VOR

[youtube]j1FmriawJb0[/youtube]

[youtube]YYINYRfc1qk[/youtube]

[youtube]9xIeccy9xpc[/youtube]
CaptainLindbergh
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 41
Registado: sexta mai 21, 2010 6:27 pm

Re: Aterrar por VOR

Mensagem por CaptainLindbergh »

Boas

Como estou também na fase de aprendizagem da leitura das cartas aqui deixo o link de um manual com algumas dicas para quem precise.

http://www.fsim.com.br/ceaero/dow/Tutorial_CApp.pdf

Bons voos
dandarty
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 6
Registado: segunda mai 20, 2013 5:35 pm

Re: Aterrar por VOR

Mensagem por dandarty »

Ola boa tarde a todos,

Sou um novato no FSX e ainda estou a começar a entender como se processa tudo isto dos voos. Adoro aviões e o FSx é bastante real para quem gosta deste tipo de coisas. Tenho aprendido muitas coisas através de tutoriais do youtube e já consigo fazer pousos em segurança mas é nos aeroportos do brasil, uma vez que os tutorias baseiam-se todos praticamente de guarulhos para o galeão.
O meu problema é o seguinte ao tentar fazer o pouso no aeoporto do Porto (LPPR) vindo de Lisboa (LPPT), con o radio configurado para o ils pista depois de passar ovar oiço o codigo morse do ils do porto, depois um pouco mais à frente aí a umas 16 milhas ao virar a chave de GPS para NAV e carrego em APP, para alinhar com a pista o avião vira à direita e vem em sentido inverso, não alinha com a pista nem faz a aproximação. Gostava que alguém me ajudasse pois gostava de fazer voos em portugal, não sei de tenho bem configurado o ILS no radio e o course, ou se é problema no jogo, já que no aeroporto do galeão brasil com os mesmo procedimentos o avião faz tudo bem a aproximação e o pouso.

Já agora se me pudessem fornecer o ILS e o course das pistas do PORTO, Lisboa e Faro Agardecia para comparar se as que veem no mapa so fsx estão correctas.

Obrigado a todos
Togakure
Oficial
Oficial
Mensagens: 158
Registado: terça out 16, 2007 12:00 am

Re: Aterrar por VOR

Mensagem por Togakure »

Olá dandarty

não deves estar a colocar a frequencia bem.
tens que por 109.90 em NAV1

o ILS e o course que queres, podes encontrar aqui:
http://www.flightsimulatorportugal.com/fsxcharts.html

mas deixo-te já a papinha feita:
Lisbon
03 - Comp: 12495ft Hdg: 028 Tipo: Alcatrão
ILS - ILI ILS/DME 03 109.100 27nm
21 - Comp: 12495ft Hdg: 208 Tipo: Alcatrão
ILS - ILB CAT III ILS/DME 21 109.500 27nm
17 - Comp: 7906ft Hdg: 168 Tipo: Alcatrão
35 - Comp: 7906ft Hdg: 348 Tipo: Alcatrão

Francisco Sa Carneiro
17 - Comp: 11434ft Hdg: 169 Tipo: Alcatrão
ILS - PR CAT II ILS/DME 17 109.900 27nm
35 - Comp: 11434ft Hdg: 349 Tipo: Alcatrão

Faro
10 - Comp: 8166ft Hdg: 100 Tipo: Alcatrão
28 - Comp: 8166ft Hdg: 280 Tipo: Alcatrão
ILS - IIF ILS/DME 28 109.500 27nm