Como me Posso Tornar Piloto de Aviões?

Outros problemas que não se englobem nos outros Fóruns

Moderadores: Comandante, ATC

bonuz
Oficial
Oficial
Mensagens: 222
Registado: quarta jan 21, 2009 12:19 am

Re: Como me posso tornar piloto de avioes ?

Mensagem por bonuz »

Se conseguires fazer tudo como uma pessoa normal podes entrar.
tr4k1n4
Oficial
Oficial
Mensagens: 200
Registado: domingo out 21, 2007 12:00 am

Re: Como me posso tornar piloto de avioes ?

Mensagem por tr4k1n4 »

Pois bem eu tive um bocado ausente deste tópico por falta de tempo, e venho agora dar a minha sincera opinião.
1º ponto- bonuz o preço do curso em todas as escolas em Portugal são todos sensivelmente iguais, querendo isto dizer que todos rondam os 60 mil euros, uns um pouco mais outros um pouco. Tendo visitado todas as escolas menos a Nortávia, posso te dizer que a mais barata das que eu vi é a Leávia e a OMNI, tendo esta última uma restrição que é o facto de o curso ser lecionado apenas á noite.
2º ponto- mais uma vez depois ter tido reuniões em todas as escolas posso ja adiantar, que as únicas escolas que realmente ajudam depois na colocação no mercado de trabalho são a Gestair, com uma ajuda em entrevistas e módulos multi crew, e a AAE (Academia Aeronáutica de Évora) com a parceria de o criador de simuladores CAE que tem várias parcerias com companhias aéreas.

Em suma, na minha modesta opinião, e gostava de reforçar este pontos pois tudo isto é uma opinião, se alguem quiser ir tirar um curso de pilotagem que o façam ou na AAE ou na Gestair. São as únicas que reunem as capacidades e a qualidade para que tires um curso como deve ser.

Eu próprio irei para a Gestair em Outubro se tudo correr como planeado.

Pensem bem no assunto e bons voos
bonuz
Oficial
Oficial
Mensagens: 222
Registado: quarta jan 21, 2009 12:19 am

Re: Como me posso tornar piloto de avioes ?

Mensagem por bonuz »

O problema da GESTAIR é que fica em Cascais e Cascais é um dos sitios mais caros para viver.
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Como me posso tornar piloto de avioes ?

Mensagem por Freeman »

Duas coisas:
Há comboios até Carcavelos, que é a estação mais próxima de Tires (Cascais) e também ha autocarros e depois um gajo pagar 65000 euros por um curso e estar preocupado com o custo de vida em cascais.. :D :D :D
Bem eu moro em Carcavelos e o custo de vida é igual a qualquer outro sitio na zona de Lisboa.
De qualquer maneira informem-se bem porque acho que a GESTAIR tem uma residência para alunos.
Rasgaceus
Oficial
Oficial
Mensagens: 162
Registado: segunda out 06, 2008 12:00 am

Re: Como me posso tornar piloto de avioes ?

Mensagem por Rasgaceus »

Boas!
FREEMAN concordo plenamente contigo quem pode pagar um curso de 65000€ n precisa de se preocupar com as rendas das casas Cascais. Até deveriam considerar barato.
M pq raio n me sai o Euromilhoes????? :lol:
Eu apesar de ter um rendimento bem acima da média, e por mais calculos q faça não vejo maneira de conseguir arranjar o raio do €, nem mesmo por empréstimo ao banco que deve dar uma prestação mensal que rondará os 750.00€ em 84 meses. Bem isso até consigo pagar, agora ia andar o resto do mês a a "gritar". :wink: Investi 50.00€ ou lá o que foi na compra do jogo q já bem me custou.
Enfim, haja trabalho ao menos, o FSX para "matar o vício" e esta comunidade para nos entreter, que pode ser q um dia ganhe o Euromilhões, até lá é isto. Pilotar só no FSX. hh)
Bons voos para todos.
Última edição por Rasgaceus em quarta abr 08, 2009 9:24 pm, editado 1 vez no total.
bonuz
Oficial
Oficial
Mensagens: 222
Registado: quarta jan 21, 2009 12:19 am

Re: Como me posso tornar piloto de avioes ?

Mensagem por bonuz »

lool :D
bonuz
Oficial
Oficial
Mensagens: 222
Registado: quarta jan 21, 2009 12:19 am

Re: Como me posso tornar piloto de avioes ?

Mensagem por bonuz »

Alguem sabe se a GESTAIR tem residencia para alunos?
kilhao
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 115
Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm

Re: Como me posso tornar piloto de avioes ?

Mensagem por kilhao »

Freeman Escreveu:Na FAP há duas carrereiras de pilotos.
Os da Academia que têm um curso de 6 anos e com a especialidade de Piloto Aviador (PILAV) e são dos quadros.
E os que têm o curso de 104 Semanas e são da especialidade Piloto (PIL) e são contratados durante um periodo de 8 anos, ou 12 agora, já nao me lembro.
Vantagens da Especialidade PILAV:
Progressão na rápida na carreira, tendo possibilidade de chegar a General. Podem voar qualquer tipo de aeronave.
Desvantagens:
É uma carga de trabalho sairem da FAP, por causa do seu vinculo permanente, para irem para aviação civil.

Vantagens da Espacialidade Piloto:
Ficam com o curso de Piloto e habilitados a voar qualquer avião desde que tenham a qualificação para o mesmo.
Ao fim do periodo de contrato podem ir para um companhia aérea já com muitas horas de voo e experiencia, bastando fazer a qualificação na aeronave que vão pilotar.
Desvantagens:
Quando estão na FAP, voam em Aviocar, Pumas, Epsilon, FTB e em alguns dos casos não chegam a Comandantes de aeronaves. Não podendo voar os topos de gama, por causa dos custos com a formação.

Boas, sei que o tópico já tem um tempo, mas para mim é bem actual.
Então, fazendo um curso na Academia de Força Aérea não é possível chegar a comandante de aviões comerciais em companhias como a TAP, SATA ou outras???
A melhor forma de lá chegar é em cursos em escolas como a Gestair???


Abraço
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Como me posso tornar piloto de avioes ?

Mensagem por Freeman »

Podes sempre chegar a comandante de Comerciais, tudo isso depende se a FAP te deixa sair para vida civil, o que pelos vistos tem visto a acontecer muito.
Mas depois de ingressares numa companhia não passas directamente para comandante, tens que fazer os Type Ratings e só a partir daí progrides na carreira, começando como Co-Piloto
Aviator_1
Capitão
Capitão
Mensagens: 981
Registado: quinta dez 20, 2007 12:00 am

Re: Como me posso tornar piloto de avioes ?

Mensagem por Aviator_1 »

Eu, por mim, prefiro a FAP à aviação comercial, não me perguntem porquê, mas o aspecto, som e agilidade dos caças puxam-me mais que voar num avião comercial... Ainda estou dividido entre Eng. Aeronautico ou Piloto de F-16, pelo sim, pelo não estou a treinar a parte física, no caso de me decidir pela segunda opção :D ...
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Como me posso tornar piloto de avioes ?

Mensagem por Freeman »

Aviator_1 Escreveu:ou Piloto de F-16, pelo sim
É uma boa opção, mas infelizmente não se consegue entrar na Academia e dizer logo à partida que se vai ser piloto de F16... era bom...
Mas boa sorte!!!
kilhao
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 115
Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm

Re: Como me posso tornar piloto de avioes ?

Mensagem por kilhao »

Obrigado!!! Espero é chegar la :mrgreen:

abraço
dcru
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 2
Registado: domingo ago 31, 2008 12:00 am

Re: Como me posso tornar piloto de avioes ?

Mensagem por dcru »

alguem me pode dizer qual é o decreto que falaram anteriormente sobre a bolsa para o curso de piloto??
Rasgaceus
Oficial
Oficial
Mensagens: 162
Registado: segunda out 06, 2008 12:00 am

Re: Como me posso tornar piloto de avioes ?

Mensagem por Rasgaceus »

Boas.
Não ha bolsa, esqueçam isso de uma vez por todas.
Esse assunto já foi investigado por mim e mais alguns membros, á qual a resposta das entidades foi sempre a mesma "Não existe bolsa para esses cursos" e alguns ainda responderam "Nem sabia que se podia tirar esse curso".
A melhor solução para tirar o curso e pedir um empréstimo e paga-lo, m isso peçam informações as escolas que eles têm protocolos com financiadoras.
Enfim é uma profissão elitista, arrisco-me mesmo a dizer e desculpem a quem está a tirar o curso, é para gente RICA. Nada contra quem tem dinheiro, até pq se o tivesse tb aproveitava-o bem :lol: .
Profissões destas não estão a alcançe do comum dos mortais, m sim de alguns facto a lamentar, m é o nosso PORTUGAL.
Abraço para todos
costaalves
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 131
Registado: segunda out 13, 2008 12:00 am

Re: Como me posso tornar piloto de avioes ?

Mensagem por costaalves »

bonuz Escreveu:Agradeço resposta. hh)
obviamente que não!!!!

não faltaria mais nada...

no máximo pedes um subsidio que o estado dá (não sei o nome) e durante o período de estudo emprestam-te +-400 euros mês.

depois começas a pagar no ano subsequente ao fim do curso. mas para aviação julgo que não dão.