[Desactualizado] Overclock ao CPU - Sim ou Não

Aprender como começar a pilotar e começar a alterar mais as suas capacidades. - Nenhuns pedidos. Apenas encontras Truques e Dicas.

Moderadores: Comandante, ATC

Regras do Fórum
Coloquem apenas tópicos e posts com qualidade (truques e dicas), para que todos possam lêr e aprender.
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

[Desactualizado] Overclock ao CPU - Sim ou Não

Mensagem por ELCarma »

O que é Overclocking ?

by Wikipedia:
Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência mais alta do que a especificada pelo fabricante. Apesar de haver diferentes razões pelas quais o overclock é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware. O overclocking pode resultar em superaquecimento do processador, instabilidade no sistema e às vezes pode danificar o hardware, se realizado de maneira imprópria.

São muito conhecidos por serem praticados em processadores, para obter maior desempenho em diversas aplicações, geralmente aumenta-se o clock do CPU alterando o seu FSB (Front Side Bus) juntamente com seu fator de multiplicação. Esses dois valores é que são responsáveis pelo valor final de processamento.
Overclocks exigem ventilação para evitar danos no equipamento

Mas overclock não trata apenas de aumento em Mhz ou em multiplicação, nos processadores também podem ser alteradas suas diferenças de potencial para aumento de carga ou sua diminuição (underclock).

O overclock pode ser efetuado através de software, por uso de um programa sobre um sistema operacional, BIOS ou via mudança física no hardware (solda ou jumper).

Isso pode ter certas conseqüências, das quais se destacam a diminuição da vida útil do hardware e o aumento de temperatura do dispositivo. Podendo até provocar a fusão dos componentes do computador. Esse aumento da temperatura é solucionado com o resfriamento do hardware. Pela instalação de ventoinhas maiores ou com maior airflow, ou entao o uso do watercooling.

Conseguindo um melhor resfriamento dos componentes, consegue-se assim explorar todo o seu potencial com um menor risco de dano.
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Re: FSX - Overclock ao CPU - Sim ou Não

Mensagem por ELCarma »

Este tópico foi criado para quem axa que 80 fps é pouco e precisa de 81 :mrgreen: e para maiores de IDADE informática, estamos a falar no final em ficarmos a sorrir ou chorar de desgosto....

Daí podermos aprender uns com os outros quais os melhores passos, quais os valores atingidos em cada maquina, e diferencas no FSX.

Com o FSX enough is never enough.... e se pensarmos que o software do FSX está preparado para 20 nucleos podemos ter uma ideia daquilo que ele pode exigir de uma máquina .(nestes termos acho que o ideal é comprar um nucleo de uranio enriquecido como combustivel e um detector de radioactividade Geiger lol)

Por onde começar?

1 - A prioridade nº1 do Overclock é a temperatura, o estado de arrefecimento da maquina é o mais importante, logo nem vamos sonhar em fazer overclock numa maquina com 2 KGs de PÓ e Malas de PELE lá dentro que só servem para ESTUFAR e subir a temperatura do nosso sistema.

Resumindo e baralhando: Interior da Caixa do SISTEMA LIMPO de sujidade física.


2- Baixar esta pequena aplicacao:
CPU-Z

Shot exemplo, com info de um sistema:

Imagem

O CPUZ serve apenas para consulta e não para o Overclock efectivo. É aqui que vemos:
-qual é o nosso CPU;
-qual é o nosso chipset da board;
-quais são as nossas memorias e seus timings;
- E como está a rolar o nosso CPU antes e após o Overclock.
-entre outras infos....

3- Baixar um Monitor de temperatura:

HWMonitor - Com isto podemos ver:

-Temperaturas e Voltagens, antes e após o Overclock.

Normalmente os fabricantes de boards já trazem num cd ferramentas deste genero, ou disponibilizam nos respectivos web sites. Portanto é à escolha do cliente... :wink:

4- Para efectivar um overclock na nossa maquina, temos 2 maneiras:

Por software
Por BIOS

Software - Normalmente facultado pelo fabricante da motherboard ou por CD ou pelo site. E usado em ambiente Windows, este comunica à BIOS o overclock.
BIOS - Na minha modesta opiniao, é a maneira mais directa, segura, e prática de o fazer, pois estamos a fazê-lo fora do ambiente Windows, e qualquer anomalia que possa comprometer o arranque do mesmo, é logo corrigível na BIOS antes do arranque do sistema operativo.

5- Através da BIOS de alguns PCs, podemos pedir de certa forma um Overclock automatico, este é programado pelo fabricante, e normalmente com resultados já por si satisfatorios e Seguros, embora longe das possibilidades de um Overclock manual. Para nos aventurarmos no MANUAL ver proximo passo:

6-

Por questões de leitura e sintese, vou indicar um par de informacoes que podem ser usadas para um overclock simples e com diferenças notórias no FSX:

6.1 - Através do CPUZ vamos registar num papel as seguintes infos do nosso CPU:
Name
Package - que nos dá o socket
Specification - que nos dá o modelo do CPU

Em baixo na zona dos Clocks do CPUZ apontar os valores de:

Core Speed - dá-nos a velocidade efectiva do nucleo 0 - um CPU pode ter vários núcleos - daí a designacao multicore.
Multiplier - Multiplicador do BUS
Bus Speed - dá-nos provavelmente a informacao mais importante, (fora os termos técnicos) será a velocidade de referencia que o restante sistema comunica com o processador e vice-versa. Num Overclock mudando o BUS SPEED para valores superiores a velocidade do CPU vai aumentar através do Multiplier.

6.2 - Através do HWMonitor podemos apontar as temperaturas dos Cores # (Core #0 , Core#1, Core#2, etc ) antes do Overclock para termos uma ideia do ponto de partida. N esqueçamos que a temperatura lida no HWmonitor é relativa ao uso que estamos a dar no momento aos CORE com os softwares que temos em ABERTO e puxam pelo processamento.

7- Cada pc tem o seu menu da BIOS, cada modelo de CPU tem as respectivas velocidades de fabrica, logo n vou citar aqui mudem isto para 3000 Mhz, ou aquilo para 500 Mhz, apenas vou indicar o que mudar, o resto deve ser feito PROGRESSIVAMENTE com valores baixos, sempre observando a TEMPeratura resultante dos cores após a mudanca efectuada - no HWmonitor ou na BIOS.

7.1 - O que mudar na BIOS para efectivar um Overclock SIMPLES porém notório no FSX em FPS...:

»»»» o BUS SPEED «««««« com isto alterado a velocidade em Mhz dos Core vão subir, o processamento da maquina aumenta resultanto em mais FPS no FSX, e num aumento da temperatura do processador.

-----------------------------------------------------------------
Fim...

Uma sugestao, no GOOGLE, procurar Overclocks feitos às mesmas maquinas que temos em casa, para sabermos valores-limite atingidos por outros users.
Exemplo de procura: Overclock E6700 775 - respectivo ao Core 2 Duo E6700 com o socket 775.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IMPORTANTE: Isto é um exemplo de um overclock SIMPLES do mais basico que se pode fazer, os mais performantes são aqueles que envolvem mudancas de voltagens para estabilizar a subida dos valores do BUS; mudar os timings das memorias, e com mudanca de Dissipadores Termicos do CPU - No entanto por ser SIMPLES tb pode derreter embora o risco disso acontecer seja muito menor pois desta forma a BIOS pode desligar o PC por completo por seguranca se o CPU atingir uma temperatura critica e poupar o material de avaria certa -

- DAÌ eu voltar a CITAR: ... Subir o BUS SPEED - PROGRESSIVAMENTE -
- N ser Ganancioso, saber PARAR!

- O limite de um Overclock para uns é a carteira, para outros e para mim é aquele em que a temperatura MAXIMA dos Cores n ultrapassa a temp de seguranca em que a BIOS desliga o PC por completo. Se o fizer, os valores da mesma devem ser reduzidos imediatamente, ou colocados em DEFAULT.

- Após um Overclock, se este tiver sido abusivo, a temp além de ser elevada irá provocar um processamento instável e com erros de calculo , resultado: as FPS no FSX vao ter um efeito contrario - podem descer .. o sistema está a sofrer atrasos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

No meio de tanta desgraça que pode acontecer num Overclock :mrgreen: , tb podemos ficar com um pc diferente, pode ser a diferenca de podermos instalar certos addons e n poder. :wink:

Estou curioso para ver resultados,
cuidado e força nisso!!! :wink:

Bons Voos....
putujoanos
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 294
Registado: sexta dez 28, 2007 12:00 am

Re: FSX - Overclock ao CPU - Sim ou Não

Mensagem por putujoanos »

Convém dizer que se tem um computador OEM ( daqueles que vem nas lojas e feira nova etc) provavelmente não vão conseguir fazer OC, pois estão bloqueados na BIOS para impedir o OC.
Excelente Guia ELCarma, Os meus Parabens aa) aa) aa)
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: FSX - Overclock ao CPU - Sim ou Não

Mensagem por Freeman »

Mais um post de qualidade.
Passou a fixo!!!
Rasgaceus
Oficial
Oficial
Mensagens: 162
Registado: segunda out 06, 2008 12:00 am

Re: FSX - Overclock ao CPU - Sim ou Não

Mensagem por Rasgaceus »

Boas!
Freeman QUALIDADE do post????
Esse Sr. tem a mania q sabe, parece um rato da informática.
Bem como ele trabalha p aquelas pessoas com olhos em bico deve tar a ficar igual :lol:
O problema é se ele nos quer por igual :D.
Força nisso e quem sabe sabe, contudo não se esqueçam de desligar um determinado cabo ac) Ficaram assim????? Esta é para o Carma q ele sabe do q estou a falar.
Abraço para todos.
Bons voos
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Re: FSX - Overclock ao CPU - Sim ou Não

Mensagem por ELCarma »

Sim o procedimento do cabo ainda é mais à frente de td aquilo que foi dito... lol :mrgreen:
putujoanos
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 294
Registado: sexta dez 28, 2007 12:00 am

Re: FSX - Overclock ao CPU - Sim ou Não

Mensagem por putujoanos »

Quem não tirar o cabo esta em sérios apuros... não estou a brincar ... :mrgreen: :mrgreen:
Só vocês é que se lembram disso pah...
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: FSX - Overclock ao CPU - Sim ou Não

Mensagem por Freeman »

Num tema relacionado: (digo eu)

http://www.jetlinesystems.com/performance.html
Rasgaceus
Oficial
Oficial
Mensagens: 162
Registado: segunda out 06, 2008 12:00 am

Re: FSX - Overclock ao CPU - Sim ou Não

Mensagem por Rasgaceus »

Adorei a parte final

Because this is NOT a GAME!

Vou reforçar para que ninguem caia mais na asneira


Because this is NOT a GAME!