Acidente da Spanair leva Europa a novas regras já em Dezembr

Aqui ficam as notícias que irão aparecer na página inicial do site.

Moderadores: Comandante, ATC

Regras do Fórum
Como colocar uma notícia no FSP:
TÍTULO - Colocar um título que descreva o conteúdo da notícia.
IMAGEM - Coloque o link para uma imagem pequena(200x200) ex: [imgfloat=left]http_url_da_imagem_jpg[/imgfloat].
CONTEÚDO - Coloque o conteúdo da Notícia (cerca de 400 caracteres) e se quiser coloque mais algumas imagens.

ATENÇÃO:
O máximo permitido para imagens é de 400px de largura.
fap22
Capitão
Capitão
Mensagens: 526
Registado: segunda nov 19, 2007 12:00 am

Acidente da Spanair leva Europa a novas regras já em Dezembr

Mensagem por fap22 »

As recomendações incluídas na minuta preliminar sobre o acidente do avião MD-82 da Spanair no aeroporto de Barajas, no passado dia 20 de Agosto e no qual morreram 154 pessoas, passarão em Dezembro a ser obrigatórias para todos os operadores.

A Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) emitiu uma directiva que obriga à inclusão de procedimentos prévios em todos os voos de aviões similares ao sinistrado, nomeadamente quanto à verificação sistemática do sistema de alerta. A directiva alude ao acidente de 20 de Agosto em Madrid e ao de Detroit de 1987, ambos com aparelhos com características semelhantes. Ambos os flaps (alerons de ajuda à sustentabilidade do avião na altura da descolagem) não estavam correctamente configurados e o sistema de alerta não avisou os pilotos para essa falha. Na mesma linha da minuta elaborada, no caso do aparelho da Spanair, pela Comissão de Investigação de Incidentes e Acidentes de Aviação Civil sobre o sinistro de Barajas, a directiva europeia alerta para a recomendação do fabricante, McDonnell-Douglas (depois adquirido pela Boeing), divulgada logo a seguir ao acidente de Detroit e que sugere a verificação do sistema antes de qualquer voo. A EASA constata que algumas companhias não fazem essa verificação com a frequência recomendada (antes de qualquer voo). No caso da Spanair, os manuais de operações obrigavam à verificação apenas no primeiro voo de cada dia.

Fonte: jornal de noticias