SATA adopta medidas de prevenção contra a gripe suína

Aqui ficam as notícias que irão aparecer na página inicial do site.

Moderadores: Comandante, ATC

Regras do Fórum
Como colocar uma notícia no FSP:
TÍTULO - Colocar um título que descreva o conteúdo da notícia.
IMAGEM - Coloque o link para uma imagem pequena(200x200) ex: [imgfloat=left]http_url_da_imagem_jpg[/imgfloat].
CONTEÚDO - Coloque o conteúdo da Notícia (cerca de 400 caracteres) e se quiser coloque mais algumas imagens.

ATENÇÃO:
O máximo permitido para imagens é de 400px de largura.
Rasgaceus
Oficial
Oficial
Mensagens: 162
Registado: segunda out 06, 2008 12:00 am

SATA adopta medidas de prevenção contra a gripe suína

Mensagem por Rasgaceus »

A companhia aérea SATA vai transportar esta semana cerca de 900 pessoas provenientes dos EUA e Canadá para os Açores, garantindo estarem asseguradas todas as medidas necessárias para a prevenção e detecção de eventuais casos de gripe A.

A SATA reforçou as ligações aéreas de Boston (EUA) e Toronto (Canadá) para os Açores por ocasião das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, estando previsto que o primeiro voo suplementar chegue a Ponta Delgada na quarta-feira. No dia seguinte chega aos Açores o segundo voo suplementar e, no sábado, está prevista a ligação regular semanal.

“Ao todo, contamos transportar nas rotas dos EUA e Canadá cerca de 900 passageiros”, revelou fonte da transportadora açoriana.

Devido aos casos de gripe A, originados pelo vírus H1N1, foram tomadas algumas medidas, entre as quais a distribuição a bordo de informação sobre as medidas de prevenção a adoptar e os contactos que devem ser utilizados caso algum passageiro sinta sintomas de gripe quando estiver em terra.

Os passageiros são também alertados para possíveis atrasos à chegada e partida do Aeroporto de Ponta Delgada, provocados pelas medidas de prevenção suplementares desenvolvidas pelas autoridades de saúde, em colaboração com a ANA – Aeroportos de Portugal.

“Na aviação não há espaço para o improviso. Estas situações são acauteladas e a acção da companhia aérea reflecte os procedimentos e planos de contingência previamente definidos pelas entidades competentes”, salientou a fonte da SATA à agência Lusa.

Nessa perspectiva frisou que, apesar de a transportadora não poder ter um papel activo na prevenção, colabora com as diversas entidades envolvidas “no sentido de advertir, informar e prevenir”.

Para o efeito, conta com a monitorização que é feita pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas também com os planos traçados pelo Ministério da Saúde e pelos responsáveis dos aeroportos.

As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que decorrem a 16 e 17 de Maio, são a maior festa religiosa da ilha de S. Miguel, atraindo todos os anos milhares de pessoas a Ponta Delgada, incluindo muitos emigrantes que aproveitam a ocasião para visitar a terra natal.


Os EUA lideram a lista dos países mais atingidos pela gripe A H1N1, com 2.600 casos, três dos quais mortais, enquanto o Canadá regista 330 casos, um deles mortal, segundo o mais recente balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS) hoje divulgado.

O vírus A H1N1, que começou no México, já infectou 5.251 pessoas, 61 das quais acabaram por morrer, em 30 países.