DECO entrega hoje processo em tribunal contra TAP e Easyjet

Aqui ficam as notícias que irão aparecer na página inicial do site.

Moderadores: Comandante, ATC

Regras do Fórum
Como colocar uma notícia no FSP:
TÍTULO - Colocar um título que descreva o conteúdo da notícia.
IMAGEM - Coloque o link para uma imagem pequena(200x200) ex: [imgfloat=left]http_url_da_imagem_jpg[/imgfloat].
CONTEÚDO - Coloque o conteúdo da Notícia (cerca de 400 caracteres) e se quiser coloque mais algumas imagens.

ATENÇÃO:
O máximo permitido para imagens é de 400px de largura.
Rasgaceus
Oficial
Oficial
Mensagens: 162
Registado: segunda out 06, 2008 12:00 am

DECO entrega hoje processo em tribunal contra TAP e Easyjet

Mensagem por Rasgaceus »

DECO entrega hoje processo em tribunal contra TAP e Easyjet por cláusulas abusivas

A associação de defesa do consumidor (DECO) entrega, esta segunda-feira, em tribunal um processo contra a TAP e a Easyjet. A DECO acusa as companhias aéreas de cláusulas abusivas nas condições de transporte. A TAP mostra-se surpreendida com a iniciativa.
É entregue, esta-segunda-feira, um processo judicial contra a TAP e a Easyjet. A iniciativa parte da defesa do consumidor que considera que as companhias têm cláusulas abusivas nas condições gerais de transporte, colocando em causa os direitos dos consumidores.

O consumidor não pode cancelar a viagem «ou ser reembolsado em caso de cancelamento», não pode também ceder o bilhete a outra pessoa mesmo dando conhecimento «atempado» à companhia, refere Ana Tapadinhas, da DECO.

Em relação à bagagem, a associação de defesa contesta «a cláusula que refere que a partir do momento em que o consumidor levanta a bagagem não pode posteriormente reclamar caso constate que a mesma tem danos».

São condições que «tornam o contrato celebrado entre a companhia aérea e o consumidor desequilibrado», considera a DECO.

A TAP reage com surpresa a estas criticas. António Monteiro, porta-voz da companhia, considera que «a TAP cumpre rigorosamente a legislação nacional e todas as regras internacionais que regulamentam a matéria».

O porta-voz da companhia aérea portuguesa refere um estudo da União Europeia, no qual a TAP foi considerada «das boas companhias no que diz respeito ao pagamento de viagens online» e acrescenta que existe tranquilidade em relação ao processo.

Para além da DECO, as associações de defesa do consumidor de França e Bélgica avançam hoje com processos judiciais semelhantes contra companhias áreas dos dois países.