Cinza vulcânica fecha espaço aéreo no Norte da Europa

Aqui ficam as notícias que irão aparecer na página inicial do site.

Moderadores: Comandante, ATC

Regras do Fórum
Como colocar uma notícia no FSP:
TÍTULO - Colocar um título que descreva o conteúdo da notícia.
IMAGEM - Coloque o link para uma imagem pequena(200x200) ex: [imgfloat=left]http_url_da_imagem_jpg[/imgfloat].
CONTEÚDO - Coloque o conteúdo da Notícia (cerca de 400 caracteres) e se quiser coloque mais algumas imagens.

ATENÇÃO:
O máximo permitido para imagens é de 400px de largura.
Daniel9
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 97
Registado: quarta fev 10, 2010 5:49 pm

Cinza vulcânica fecha espaço aéreo no Norte da Europa

Mensagem por Daniel9 »

[imgfloat=left]http://static.publico.pt/imagens.aspx/2 ... GENS&w=350[/imgfloat]
O espaço aéreo do Norte da Europa está praticamente interdito na totalidade, com inúmeros voos a serem cancelados devido às cinzas vulcânicas da erupção, na véspera, do vulcão islandês do glaciar Eyjafjallajokull.

Os aerportos de Roissy e Orly, em Paris, seráo encerrados a partir das 21h00 TMG. (22h00 de Lisboa). Mas os do Norte do país já fecharam às 16h00, anunciaram as autoridades francesas.

Todas as ligações aéreas a partir dos aeroportos londrinos de Heathrow e Stansted estão canceladas a partir das 12h00 de hoje e até às 18h00 – dada a entrada da cinza vulcânica no espaço aéreo britânico –, e todos os voos foram cancelados igualmente no aeroporto de Oslo, na Noruega.

O aeroporto de Faro registou já o cancelamento de 28 voos provenientes do Reino Unido e Irlanda, segundo o site da ANA - Aeroportos de Portugal. Até às 22h00 de hoje, adianta a agência Lusa, também já tinham sido cancelados 31 voos que deveriam partir hoje de Faro para destinos naqueles países.

Estão já encerrados também os aeroportos escoceses de Aberdeen, Edimburgo e Glasgow, assim como o de Belfast. O mesmo acontece nos aeroportos de Manchester, Liverpool e Birmingham.

A Dinamarca seguiu pelo mesmo caminho, fechando o espaço aéreo sobre o Mar do Norte a toda a circulação de aviões, uma interdição que se estende à totalidade do território a partir das 17h00.

Também o tráfego aéreo da Bélgica, Holanda e Luxemburgo será progressivamente reduzido ao longo da tarde.

Cerca de quarenta voos que partiriam do aeroporto de Amsterdão-Schiphol com destino à Escandinávia e ao Reino Unido foram já anulados hoje de manhã, de acordo com um porta-voz do aeroporto holandês à AFP.

O aeroporto de Bruxelas, que, por enquanto, continua a funcionar, anulou por volta das 12h00 a maioria dos voos pelo menos até às 18h00.

A BAA, operadora dos principais aeroportos britânicos, informa que esta medida se impõe pelos regulamentos internacionais em matéria de trânsito aéreo devido a actividade vulcânica.

Foi feito o apelo para que os passageiros com voos marcados para hoje não vão para os aeroportos suspensos. Estima-se que dezenas de milhares de pessoas serão afectadas. A ANA recomenda aos passageiros que contactem as companhias aéreas para confirmar se os voos vão ser realizados ou não.

As cinzas expelidas por um vulcão contêm pequenas partículas de pedra e até vidro que podem causar sérias avarias ou pelo menos mau funcionamento dos mecanismos dos aviões – há registos de um avião da British Airways ter perdido todos os quatro motores quando entrou inadvertidamente numa nuvem de cinza vulcânica em 1982, exemplifica a BBC online.

fonte: http://www.publico.pt/Mundo/cinza-vulca ... pa_1432355
Daniel9
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 97
Registado: quarta fev 10, 2010 5:49 pm

Nuvem de cinzas vulcânicas desliga motores dos aviões

Mensagem por Daniel9 »

[imgfloat=right]http://aeiou.expresso.pt/imv/0/298/957/ ... r-6dae.jpg[/imgfloat]

Se um piloto não sair rapidamente de dentro da nuvem vulcânica, não consegue reativar os motores e o avião fica um planador, adverte um comandante.

O "encontro" com uma nuvem de cinzas vulcânicas desliga os motores a um avião comercial e transforma-o num planador, o que torna estas poeiras um "perigo para a aviação", explica à Lusa um piloto português.

José Cruz dos Santos, comandante, vice-presidente da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA) e responsável pela área de segurança aérea desta entidade, sublinha que é essencial que as entidades meteorológicas monitorizem estas nuvens e avisem atempadamente os centros de controlo aéreo, uma vez que é muito difícil detectá-las em voo.

O radar meteorológico dos aviões "deteta a humidade que existe dentro das nuvens, mas estas são secas, por isso não têm grande reflexão em termos de radar", explica José Cruz dos Santos, a propósito da nuvem de cinzas libertadas por um vulcão na Islândia que obrigou hoje ao encerramento do espaço aéreo de vários países europeus.
Perigo para aviões e passageiros

"É muito difícil detetar que se está a entrar dentro de uma nuvem de cinza vulcânica, parece uma nuvem normal", frisa, adiantando que, ao passar pelo meio da poeira vulcânica, uma "das primeiras sensações" é a "formação de fogo de Santelmo", uma descarga eletroluminescente que pode ter o aspeto de uma faísca dupla ou tripla, que produz "raios ao longo dos vidros do aviões".

A juntar ao cenário de ficção científica, a parte mais grave: "Ao entrar nos motores, a cinza entra nas câmaras de combustão e, devido à temperatura muito elevada, volta a derreter e agrega-se às câmaras de combustão, impedindo a passagem de ar" e, consequentemente, para o motor.

"Se os pilotos não saírem rapidamente de dentro dessa nuvem, não conseguirão reativar os motores e o avião fica um planador", ilustra José Cruz dos Santos, adiantando que as finas poeiras vulcânicas provocam ainda danos nos sistemas de pressurização e tanques de combustível da aeronave.

"Cria-se uma nuvem densa dentro do avião devido à contaminação dos ares condicionados, porque o ar condicionado vai retirar ar aos motores", explica.
Tanques de combustível afetados

"Os tanques de combustível também ficam contaminados porque estão constantemente a ser pressurizados com ar que vem dos motores", o que "dificulta a sua utilização", refere.

Antes de iniciar um voo, esclarece o comandante, todos os pilotos recebem informação gráfica e de coordenadas geográficas sobre a existência deste tipo de nuvens para, caso existam "alterações à rota em voo, saberem que não podem atravessar aquela área".

E se a nuvem de cinzas vulcânicas for suficientemente extensa para "cobrir toda uma área, (por exemplo) a área do Reino Unido, a única maneira é cancelar (os voos) e fechar o espaço aéreo", conclui José Cruz dos Santos.

O vulcão localizado no sul da Islândia, no glaciar Eyjafjllajokull, registou na quarta feira a segunda erupção em menos de um mês, obrigando à retirada de cerca de 800 pessoas e ao encerramento, hoje, do espaço aéreo em vários países europeus, o que obrigou ao cancelamento de inúmeros voos na região.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

fonte: http://aeiou.expresso.pt/islandiavulcao ... to=f576663