Jatinho quebra trem de pouso durante aterragem em CzS

Aqui ficam as notícias que irão aparecer na página inicial do site.

Moderadores: Comandante, ATC

Regras do Fórum
Como colocar uma notícia no FSP:
TÍTULO - Colocar um título que descreva o conteúdo da notícia.
IMAGEM - Coloque o link para uma imagem pequena(200x200) ex: [imgfloat=left]http_url_da_imagem_jpg[/imgfloat].
CONTEÚDO - Coloque o conteúdo da Notícia (cerca de 400 caracteres) e se quiser coloque mais algumas imagens.

ATENÇÃO:
O máximo permitido para imagens é de 400px de largura.
fap22
Capitão
Capitão
Mensagens: 526
Registado: segunda nov 19, 2007 12:00 am

Jatinho quebra trem de pouso durante aterragem em CzS

Mensagem por fap22 »

O learjet de prefixo PT LEB, de propriedade da empresa Voetur, com sede em Brasília, quebrou o trem de pouso durante aterragem na noite de terça-feira, no aeroporto internacional de Cruzeiro do Sul. A aeronave, que tinha a bordo oito pessoas, sendo seis passageiros e dois tripulantes, chegou a tocar a pista às 23h45, procedente da capital federal. No encontro com o solo, um dos pneus dianteiros estourou e o avião deslizou, mas ainda percorreu 1.200 metros.


O choque provocou uma inclinação lateral, e a asa direita bateu no asfalto abrindo um pequeno buraco na fuselagem por onde começou a vazar querosene. O comandante do avião, José Arantes Pinto Noronha, acionou o serviço do Corpo de Bombeiros que agiu rápido.


Primeiro eles fizeram o resfriamento da aeronave, e depois removeram os ocupantes para o terminal de passageiros.


Somente pela manhã foi possível avaliar os danos causados pelo acidente. A pista ficou interditada para pousos e decolagens por cerca de seis horas. O avião da TAM, alugado pelos correios para o transporte de malotes para o interior, ficou retido em Rio Branco aguardando a liberação da pista. Antes das sete da manhã, a Infraero já havia isolado a área. A aeronave levava para Cruzeiro do Sul uma equipe de executivos da Guascor do Brasil. Ninguém ficou ferido.


A remoção da aeronave


Por volta das 11h40, com o apoio de funcionários da empresa que presta serviço de solo para a Gol linhas Aéreas, funcionários da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) usaram um trator e uma esteira de bagagem para remover o laerjet para o estacionamento de aviões do aeroporto.


O avião foi lacrado e somente será liberado para a equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), com base em Manaus/AM. Os técnicos do Cenipa irão a Cruzeiro do Sul realizar uma perícia para identificar as causas do acidente.


Depois que o avião foi removido, a pista foi liberada e o vôo comercial que atende diariamente a cidade não sofreu atrasos.


O superintendente em exercício da Infraero em Cruzeiro do Sul, Antônio Batista de Vasconcelos, disse por telefone que o acidente causou pouco ou quase nenhum transtorno no aeroporto. Jairo Barbosa