A380 testa combustível 'verde' na França

Aqui ficam as notícias que irão aparecer na página inicial do site.

Moderadores: ATC, Comandante

Regras do Fórum
Como colocar uma notícia no FSP:
TÍTULO - Colocar um título que descreva o conteúdo da notícia.
IMAGEM - Coloque o link para uma imagem pequena(200x200) ex: [imgfloat=left]http_url_da_imagem_jpg[/imgfloat].
CONTEÚDO - Coloque o conteúdo da Notícia (cerca de 400 caracteres) e se quiser coloque mais algumas imagens.

ATENÇÃO:
O máximo permitido para imagens é de 400px de largura.
Responder
fap22
Capitão
Capitão
Mensagens: 526
Registado: segunda nov 19, 2007 12:00 am

A380 testa combustível 'verde' na França

Mensagem por fap22 » sábado fev 02, 2008 1:02 am

O superjumbo A380, da Airbus, será o primeiro avião comercial a utilizar o combustível sintético alternativo desenvolvido por sua fabricante. Os testes com o líquido, obtido de gases combustíveis, serão realizados durante um vôo de três horas entre Filton, no Reino Unido, e a sede da empresa em Toulouse, na França.

A Shell vai fornecer o combustível, chamado GTL Jet Fuel, desenvolvido em conjunto com a Airbus. Além da fabricante e da Shell, fazem parte de um consórcio para desenvolver o combustível a Qatar Airways, a Qatar Petroleum, a Qatar Fuels, a Qatar Science & Technology Park e a Rolls Royce, fabricante das turbinas do A380.

Essa é a primeira bateria de testes práticos para analisar a viabilidade desse combustível alternativo. Segundo a Airbus, o GTL poderia ser disponibilizado em alguns lugares para fazer dele uma alternativa prática e viável para a aviação comercial no curto prazo.

A companhia afirma que o GTL tem vantagens importantes em relação ao combustível de aviação comum, pois não contém sulfa e pode ser produzido de qualquer hidrocarboneto, como gás natural e matéria orgânica vegetal, tudo a partir de um processo conhecido como Fischer-Tropsch.

Depois de mais de 30 anos de desenvolvimento e uma década de operações, agora estamos construindo juntos com a Qatar Petroleum uma unidade de escala global de Pearl GTL no Qatar. Em nossa intenção de obter combustíveis mais limpos, a tecnologia GTL pode ajudar a reduzir emissões locais e encorajar a mobilidade sustentável, disse o vice-presidente da Shell Aviação, Sjoerd Post.

Combustíveis e energia são desafios importantes que a aviação está enfrentando e para o qual a tecnologia e a colaboração internacional em pesquisa abrem novos horizontes, disse o executivo-chefe e presidente da Airbus, Tom Enders. Nosso planejamento em combustíveis alternativos exige inovação, diversidade de idéias e opções que precisam ser exploradas, completou.


Responder