Madeirenses aprendem a “voar” sem medo

Aqui ficam as notícias que irão aparecer na página inicial do site.

Moderadores: ATC, Comandante

Regras do Fórum
Como colocar uma notícia no FSP:
TÍTULO - Colocar um título que descreva o conteúdo da notícia.
IMAGEM - Coloque o link para uma imagem pequena(200x200) ex: [imgfloat=left]http_url_da_imagem_jpg[/imgfloat].
CONTEÚDO - Coloque o conteúdo da Notícia (cerca de 400 caracteres) e se quiser coloque mais algumas imagens.

ATENÇÃO:
O máximo permitido para imagens é de 400px de largura.
Responder
fap22
Capitão
Capitão
Mensagens: 526
Registado: segunda nov 19, 2007 12:00 am

Madeirenses aprendem a “voar” sem medo

Mensagem por fap22 » domingo fev 24, 2008 9:04 am

Entre os dias 8 e 10 de Abril vai decorrer na Madeira o Programa Ganhar Asas. Trata-se de uma iniciativa da UCS — Cuidados Integrados de Saúde, em parceria com a TAP. O programa que está na Região pela primeira vez, destina-se a todas as pessoas que têm medo de viajar de avião. O interesse e a vinda do curso para a RAM foram despoletados no âmbito de uma notícia divulgada pelo JM, em Fevereiro de 2007.


Há madeirenses que nunca saíram da Madeira porque têm medo de viajar de avião. Tratar esta fobia está mais perto do que nunca dos ilhéus.
A UCS – Cuidados Integrados de Saúde, criada em 1995 pela TAP – Air Portugal vai realizar entre os dias 8 e 10 de Abril, na Região, o Programa Ganhar Asas.
Destina-se a todas as pessoas que têm medo de viajar de avião: as que nunca “voaram”, as que o deixaram de fazer por terem ganho pavor e as que continuam a viajar mas sentem intenso desconforto e ansiedade.
Com base em técnicas de tratamento cognitivo-comportamental, este programa visa ajudar as pessoas a ultrapassarem estas dificuldades. Tendo em conta que o curso decorre sempre em Lisboa, os madeirenses que têm medo de viajar de avião viam-se impossibilitados de aceder a esta “terapia”.
Na sequência da divulgação do “Ganhar Asas”, num artigo publicado no Jornal da Madeira em Fevereiro de 2007, a UCS recebeu cerca de duas dezenas de mails de madeirenses pedindo ajuda. “Referiam que tinham medo ("pavor") de viajar de avião e que, por isso mesmo, não podiam vir fazer o curso a Lisboa. Vários sugeriam que fizéssemos o curso no Funchal”, explicou ao JM, Cristina Albuquerque, Psicóloga Clínica e Coordenadora do Programa Ganhar Asas.
Esta proposta foi apresentada à Administração da TAP que acolheu com agrado a iniciativa. Nos últimos meses, a organização tem estado a preparar tudo. Ao Funchal fará deslocar uma equipa de 8 pessoas (1 comandante, 1 chefe de cabine, 2 psicólogos , 1 engº de manutenção, 1 técnico de audovisuais e 2 assistentes).
A UCS já começou a receber mails e telefonemas de pessoas interessadas e já tem algumas inscrições, principalmente, de pessoas cujos cargos profissionais obrigam a deslocações aéreas. Nos dias 30 de Março e 1 de Abril, a coordenadora do programa irá deslocar-se ao Funchal para proceder às avaliações psicológicas dos inscritos, que irá decorrer na Clínica da Sé.
Durante os 3 dias do curso será prestada informação sobre aspectos técnicos da aviação, aspectos psicológicos da aerofobia e técnicas de auto-controle da ansiedade. Será feita uma visita ao cockpit e cabine de avião estacionado e uma visita à Torre de Controlo e ao aeroporto. O programa termina com um voo Funchal/Lisboa/Funchal, na companhia dos instrutores do curso e um briefing pós-voo.
A avaliação inicial do curso custa 75 euros e o Programa Terapêutico Ganhar Asas, 750 Euros (inclui os 3 dias de curso, refeições, documentação de apoio e o voo Funchal/Lisboa/Funchal). As inscrições devem ser feitas junto da assistente Sandra Garcia, entre as 9h e as 18h, de segunda a sexta-feira, através do número 218436363 ou do e-mail ganharasas@ucs.pt. Mais informações estão disponíveis on-line em www.ucs.pt.
Anexos
14_90038.jpg
14_90038.jpg (6.23 KiB) Visto 79 vezes


Responder