CAT II/III

Fórum de discussão/dúvidas sobre o controlo de tráfego aéreo em multiplayer.

Moderadores: Comandante, ATC

Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: CAT II/III

Mensagem por Freeman »

Agora transpondo isso um bocado para a simulação.
Os Aerodromos podendo ter várias catergorias, nem sempre estão na máxima, até aqui acho que não há duvidas.
Então será um "bug" quando em Lisboa se aterra por ILS com o Airbus e ele sobre o CP dá CAT 3 DUAL?? (mesmo com visibilidade).
Honestamente custa-me acreditar que o simulador tenha os vários tipos de categorias de aerodromo. Será padronizado no simualdor para todos os Aerodromos com aproximação ILS?
Ou na Realidade esse CAT 3 DUAL aparece independentemente da Categoria da Aproximação?
Sparky
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 39
Registado: quarta jun 17, 2009 12:35 pm

Re: CAT II/III

Mensagem por Sparky »

Freeman Escreveu:Agora transpondo isso um bocado para a simulação.
Os Aerodromos podendo ter várias catergorias, nem sempre estão na máxima, até aqui acho que não há duvidas.
Sim, Pedro, estamos de acordo. As condições meteorológicas definem a CAT a que o aeroporto está a operar
Freeman Escreveu:Então será um "bug" quando em Lisboa se aterra por ILS com o Airbus e ele sobre o CP dá CAT 3 DUAL?? (mesmo com visibilidade).
Não se trata de um bug, se na realidade os pilotos "engatarem" o modo "APPRoach" no FCU á vertical de CP, ou eventualmente á vertical de ESP (se o avião estiver a receber sinais de G/S e LOC) e se todos os sistemas do avião estiverem a 100%, o CAT III DUAL, não é mais do que o avião estar a dizer que está apto a fazer uma aterragem em CAT III. Não tem a haver com as condições do aeródromo, mas sim e unicamente com o próprio avião
Freeman Escreveu:Honestamente custa-me acreditar que o simulador tenha os vários tipos de categorias de aerodromo. Será padronizado no simualdor para todos os Aerodromos com aproximação ILS?
Pelo que ensaiei (no FS9), independentemente das condições climatéricas, o avião faz sempre CAT III,
e não creio que se tenham dado ao trabalho de aumentar ou reduzir as capacidades dos aeródromos, quanto mais dos aviões (a não ser que haja alguma versão paga em que tenham chegado a esse limite, mas mesmo assim, na eventualidade de isso acontecer no avião, no aeródromo a CAT será sempre a mesma, quer faça chuva, sol ou nevoeiro )
Freeman Escreveu:Ou na Realidade esse CAT 3 DUAL aparece independentemente da Categoria da Aproximação?
Nem mais

Abraços
Fly High & Take Care
Sparky
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: CAT II/III

Mensagem por Freeman »

Da minha parte esclarecissimo. Bom post!!!

Pedro "Freeman"
Tiger99
Capitão
Capitão
Mensagens: 621
Registado: sexta abr 25, 2008 12:00 am

Re: CAT II/III

Mensagem por Tiger99 »

Tiger99 Escreveu:....e esta e uma outra ipotese, o aeroporto esta em CAT I por exemplo, logo esta relativamente bom tempo, mas o piloto par treino decide fazer em CAT III por exemplo pode, mas so em situações de bom tempo
Tiger
Espera ! Esta não percebi: O piloto para treino decide fazer um CAT III, mas só em situações de bom tempo?
E se estiver mau tempo, faz o quê ?
O CAT III não é a CAT máxima para os minimos de condições de visibilidade ?
Agora fiquei baralhado 8O[/quote]

Se o aeroporto esta equipado com CAT III mas por razoes de nao necessidade a CAT activa e CAT I, o piloto por escolha pode optar , apesar de o aeroporto estar a operar em CAT I utilizar CAT III , so pode fazer isto quando esta bom tempo , ou seja em condições de visibilidade reduzida o avião tem que operar com a CAT que o aeroporto esta a operar desculpa se nao me expressei bem.
kilhao
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 115
Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm

Re: CAT II/III

Mensagem por kilhao »

Penso k é isso tudo...
Bom post!!!

O que eu li na Wikipedia acerca disso, deu-me a entender que os CAT variavam consoante o equipamento da pista no aeroporto e também com o equipamento no avião.
Penso que o CATIIIc permitia um Auto Land completo, sem DH, e o avião usava automaticamente o rudder para se manter alinhado com o centro da pista...
Os outros CAT tinham DH...
E quanto maior o CAT, mas preciso é.

O que eu li foi muito a parte histórica do surgimento e do "porquê", e fiquei com a ideia de que quanto maior o CAT mais preciso é a ILS App, e que os aeroportos com CAT mais precisos mão usam os menos precisos, é sempre o máximo disponível...
Não sabia é que os CAT são definidos pelo aeroporto, o que tem toda a lógica.

Bem, o que sei é que no fs2002 não há nada disso, é tudo "bota para lá", o AP só alinha o avião e o resto é com o piloto. No fs9 já vi a indicação na pista do Porto de CATII/III, se não me engano, por isso o ILS deve funcionar de outra maneira nesse simulador.


Abraço
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: CAT II/III

Mensagem por Freeman »

kilhao Escreveu:Penso k é isso tudo...
Bem, o que sei é que no fs2002 não há nada disso, é tudo "bota para lá", o AP só alinha o avião e o resto é com o piloto. No fs9 já vi a indicação na pista do Porto de CATII/III, se não me engano, por isso o ILS deve funcionar de outra maneira nesse simulador.
Abraço
Boas
Mas o FSX não faz distinção entre Categorias. Para ele é sempre CATIII
joaoantoniofig
Capitão
Capitão
Mensagens: 1030
Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am

Re: CAT II/III

Mensagem por joaoantoniofig »

eu nunca experimentei voar numa aeroporto com cat inferior a II, nos aviões da wilco por exemplo aparece la a categoria, agora n sei se é como o freeman diz...mesmo que na realidade tenha inferior a III ele no simulador diz sempre cat III...

Outra pergunta nunca percebi mt bem qual é a diferença entre cat dual ou single...