Caros amigos e amigas, comunica-se a quem ainda nao sabe que a FRA (FREE ROUTE AIRSPACE) esta em uso no espaço aério Portugues.
Explicação Básica :
Esta lei aplica-se acima do nível de voo 245 (24500 pés) e diz que apartir desta altitude ()245() deixa de haver as airways.
Exemplo: FTM A5 MANIK , a bold esta a airway , esta se em FTM estiver ao nível 245 ou superior corta-se na rota (A5).
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[center]O texto a seguir apresentado foi retirado na integra do site da IVAOPT que pode ser consultado neste LINK(IVAOPT HOMEPAGE) e AQUI (Para visualizar o documento copiado).[/center]
Free-route procedures are available in Lisboa FIR above FL245
Within FRAL airspace users will be able to plan user-preferred trajectories through the used 5 of letters Waypoints Name Code, and the Radio Navigation Aids. Segments between Waypoints will be indicated by means of " DCT " instruction.
[center]GENERAL PROCEDURES[/center]
-Within the FRAL area there will be no limitations on the use of " DCT ".
-Overflight traffic should plan directly from Lisboa FIR entry point to Lisboa FIR exit point.
-Arriving traffic should plan directly from Lisboa FIR entry point to the STAR initial waypoint.
-Departing traffic should plan directly from SID final waypoint to the Lisboa FIR exit point.
-Cross-Border - DCT - NOT allowed
By IVAOPT
Mais Informações sobre esta rule, podem ser encontradas neste FORUM, no concreto; a resposta dada pelo senhor Humberto.
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[center]Pede-se aos pilotos que vooam nas redes para começarem a ter mais cuidado ao enviar o plano. E que tenham em vista esta nova regra.[/center]
Bons Voos,
André Vieira
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FRA - FREE ROUTE AIRSPACE
Moderadores: Comandante, ATC