ATC "bypass"

Fórum de discussão/dúvidas sobre o controlo de tráfego aéreo em multiplayer.

Moderadores: Comandante, ATC

DiaboLusitano
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 3
Registado: domingo fev 12, 2012 7:14 pm

ATC "bypass"

Mensagem por DiaboLusitano »

Boas... Sou novinho nisto e ha apenas uma coisa que me faz confusão no modo online referente aos planos de voo.

É raro, muito raro mesmo, pelo menos até agora, o ATC estar de acordo com o plano de voo fornecido pelo fsp. Não me refiro tanto à rota em si, mas às SIDS, STARS e principalmente à runway final. Praticamente nunca me manda aterrar naquela que o plano de voo define e assim torna-se muito chato estar a introduzir os dados todos meticulosamente no MCDU e quando estamos a chegar ter de alterar tudo novamente... Muitas vezes tenho de inclusivé voltar para trás para apanhar a route devida.

Já tentei ignorar o ATC, mas além de não ser aconcelhável é muito chato e irritante ter de passar o tempo a ouvir "please Expedite..." Além de no fim disparatar porque não tinhamos ordem de aterrar.
Já tentei também cancelar o IFR e tentar depois pedir autorização para full stop, mas o resultado é o mesmo... Manda-me sempre para a Runway que não está programada.
Ha alguma forma de fazer uma espécie de "Bypass" ao ATC? Gostava de saber o que os restantes membros fazem em relação a isto.

Obrigado desde já pelo elucidamento.
piuozorio
Administrador
Administrador
Mensagens: 2379
Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am

Re: ATC "bypass"

Mensagem por piuozorio »

Boas,
o ATC e o plano FSP nada tem haver um com o outro.
O que ouves é o ATC que já vem no simulador (default), a voar online era suposto falares pelo teamspeak 3 caso houvesse ATC no servidor (pessoa).
As SIDS e STARS do FSP estão relacionadas com a pista e ventos de um servidor por isso pode não coincidir com os ventos no teu simulador (weather).
Cabe ao piloto conferir se há alterações de última hora, fuel, carga, ventos, etc, os ventos mudam e por isso a SID e STAR pode alterar.
Eu como voo sem ATC (default) e sem trafego (default) sigo como está tudo no plano.
Se for online com ATC (pessoa) normalmente eles é que te dão isso.

Espero que ajude 8)
Fmpm
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 131
Registado: domingo set 19, 2010 5:55 pm

Re: ATC "bypass"

Mensagem por Fmpm »

Para não ouvires o ATC do FS basta sintonizares noutra frequencia que ele já não te chateia, e ai podes seguir o plano que tinhas programado.
Atenção que isso de dizeres que não te manda aterrar na que tinhas programado... as STARS podem ser alteradas em qualquer altura, não és tu que defines qual, pois isso depende dos ventos, do trafego e do controle.
Se voares com ATC este é que te diz qual a que usas, se for offline convem sempre consultar a METAR quando estas a chegar ao aeroporto para saber qual a pista em uso e assim programar a STAR a usar.
Estas também variam de acordo com a tua rota e tamanho do avião.
Resumindo, podes configurar a STAR no inicio do voo, mas nada te garante que seja essa que vais usar, basta por exemplo o vento mudar de direcção durante o voo para alterar.
DiaboLusitano
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 3
Registado: domingo fev 12, 2012 7:14 pm

Re: ATC "bypass"

Mensagem por DiaboLusitano »

Ok... Obrigado pelo esclarecimento.

A minha questão prendia-se com o facto de pensar que o plano dado pelo fsp era para seguir na integra.
Mas sendo assim então não ha problema, pensei que era penalizado de alguma forma quando me desviava do plano fornecido. Assim começo apenas a fazer o plano de app apenas no final.
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: ATC "bypass"

Mensagem por Freeman »

Boas
os nossos planos de voo já com SID e STAR apenas servem para ajudar os pilotos na fase de descolagem e aterragem.
No caso de voares com ATC do simulador ou mesmo no Servidor onde haja um ATC humano do outro lado, essas SID's e STAR's valem, como te hei-de dizer isto... zero! Digo isto porque, no caso do ATC do simulador ele não reconhece as SID's nem as STAR's fazendo a tua aproximação, como disse o piuozorio, por default. No caso do ATC humano, quando pedes uma clearence para um destino ele vai-te dar uma SID de acordo com a pista em uso (que depende, principalmente dos ventos no momento) e de acordo com o primeiro ponto da tua rota.
Por isso, não te supreendas que qualquer um dos ATC ignore ou não queira que tu uses a SID ou STAR que tens no teu plano de voo, alias, a titulo de curiosidade, na realidade quando se preenche um plano de voo essa informação NUNCA faz parte da rota, uma vez que a sua aplicação depende de factores que não são controlados nem pelo piloto nem pelo ATC, como é o caso da meteorologia.
DiaboLusitano
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 3
Registado: domingo fev 12, 2012 7:14 pm

Re: ATC "bypass"

Mensagem por DiaboLusitano »

Tudo bem... Por mim não ha grande problema... è só ajustar as coisas no final.
No entanto, ha forma de contactar o ATC do FSX antes que ele nos contacte a nós? É que o ATC do jogo, quando nos dá a pista é quando estamos mesmo em cima da pista... è um pouco apertado e muitas vezes, como já disse, tenho de voltar atrás umas 40 milhas para apanhar a STAR. Ou então faço á papo-seco e vai directo para a pista... (mas gosto de evitar e fazer as coisas minimamente realistas)...
Leandro_stage6
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 27
Registado: terça mar 06, 2012 2:05 pm

Re: ATC "bypass"

Mensagem por Leandro_stage6 »

DiaboLusitano Escreveu:Tudo bem... Por mim não ha grande problema... è só ajustar as coisas no final.
No entanto, ha forma de contactar o ATC do FSX antes que ele nos contacte a nós? É que o ATC do jogo, quando nos dá a pista é quando estamos mesmo em cima da pista... è um pouco apertado e muitas vezes, como já disse, tenho de voltar atrás umas 40 milhas para apanhar a STAR. Ou então faço á papo-seco e vai directo para a pista... (mas gosto de evitar e fazer as coisas minimamente realistas)...
Sabendo interpretar os metars facilitas a vida a toda a gente. A ti que fazes a app correcta e ao ATC que a unica coisa que vai fazer é confirmar o uso da pista.. Os flight planners sao feitos para facilitar mas nao te podes seguir so por aí.. Por exemplo em LPPT usa-se mais a RWY03 no entanto o vento pode mudar e vir de sul o que vai obrigar os pilotos a ir pra 21.. So um exemplo..
daniel_pt
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 141
Registado: terça nov 17, 2009 12:35 pm

Re: ATC "bypass"

Mensagem por daniel_pt »

DiaboLusitano, como deverás entender o FSX tem as suas limitações e o ATC inbuilt tem ainda mais limitações. Muitas mais, diria mesmo.
Eu sei que a tentação de usar a função IFR do FSX ou FS9 para quem tem os primeiros contatos com este tipo de software é grande, mas só te estás a meter em trabalhos querendo seguir as indicações do ATC IFR.

O que eu faço quando não quero aturar um ATC humano:
Apenas uso o ATC em modo VFR, ou seja, so me interessa ouvir o ATIS (também o podes fazer em IFR, mas já disse em cima o que acho do modo IFR do ATC) e às vezes selecionar a torre do aeroporto onde vou aterrar a ver se o gajo acerta na pista correta. Ainda hoje, ignorei a indicação do ATC para aterrar na 21L/R em Atenas dado que o vento estava de 010, ou seja, se o software de ATC fosse bom, indicar-me-ia a 03L/R.

Resumindo, marimba-te no ATC do X! :mrgreen:
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: ATC "bypass"

Mensagem por Freeman »

daniel_pt Escreveu: O que eu faço quando não quero aturar um ATC humano:
Eles são fixes, os pilotos é que julgam que têm fazer tudoo que querem... ATC Mode OFF
Leandro_stage6
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 27
Registado: terça mar 06, 2012 2:05 pm

Re: ATC "bypass"

Mensagem por Leandro_stage6 »

Os ATC são uma perda de tempo no fs2004 pois fazem coisas que não se percebem e se tentamos contrariar cancelam o plano de voo.. Ao voar para LPMA pela primeira vez, andei a pesquisar na net pela appr chart das pistas, e ao chegar perto de LPMA consulto o tempo. De acordo com o ATC tinha que aterrar na RWY05 mas nao consegui seguir a chart, sobrevoei a ilha toda à volta para aterrar na 05 e só me mandava para FL17(!!) algo que ignorei até receber ordens para descer para 2800ft.. A sorte foi que como já estava à espera desta descida vim descendo devagar a 1800/900 senao iria fazer um pitch ridiculo para ter tempo.. Sera que o jogo nao tem um timming correcto entre A/C e ATC?
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: ATC "bypass"

Mensagem por Freeman »

Um dos grandes "improvements" do FS2004 para o FSX foi exactamente o ATC, uma vez que no 2004 a Active Rwy nas aterragens era sempre a mesma (estamos a falar das ordens dadas pelo ATC) Já no FSX o ATC já tem a capacidade de distinguir os ventos e a partir daí atribuir a pista mais correcta.
Mas, mais uma vez digo, não se guiem pelo ATC do simulador, é mau e não ensina muito.
Se querem voar com ATC, podem sempre chegar aqui ao forum e pedir ATC para um determinado dia ou mesmo no Facebook do FSP. Algum ha-de aparecer (Digo eu)