Tutorial FSP - Cartas de Portugal

Consulta de tutoriais aprovados pelo FSP

Moderadores: Comandante, ATC

Regras do Fórum
o FSP agradece o teu feedback com correções e atualizações via PM à Administração e Moderadores
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Tutorial FSP - Cartas de Portugal

Mensagem por Freeman »

Para quem anda sempre à procura das cartas de aproximação IFR, aqui do nosso Lindo País, deixo aqui um link com uma compilação das mesmas.
Basta clicar no link do Aerodromo que se quer e abre em pdf as cartas todas.
Dá para gravar para o PC.
Julgo que este Links é um "must have" nos favoritos de qualquer piloto que leva as coisas mais a sério.

http://folhetas.com/IVAOportugal/Charts.html

Pedro "Freeman"
FSPTB
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 83
Registado: quinta ago 14, 2008 12:00 am

Re: Cartas de Portugal

Mensagem por FSPTB »

Aqui encontrei algo que ser-me-á muito útil para os meus voos... :D

obrigado e bons voos
chus_pt
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 42
Registado: segunda out 13, 2008 12:00 am

Re: Cartas de Portugal

Mensagem por chus_pt »

Muito bom!


Obrigado :)
rsgomes
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 90
Registado: terça dez 25, 2007 12:00 am

Re: Cartas de Portugal

Mensagem por rsgomes »

Boas,

Este site é muito bom, e tem a vantagem de ter as cartas actualizadas. No entanto se vocês um dia quiserem cartas da Europa, ou mesmo de Portugal, a Eurocontrol tem ao dispor as cartas para download. Basta registar-se no site: http://www.ead.eurocontrol.int/publicus ... /login.jsp. Depois de se fazer o registo e o login, é só clicar em "Enter Applications" e em "PAMS Light [AIP]". Escolhem o país, tipo de carta, e aparece a lista das cartas disponíveis. Abraço.
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Cartas de Portugal

Mensagem por Freeman »

rsgomes Escreveu:Boas,

Este site é muito bom, e tem a vantagem de ter as cartas actualizadas. No entanto se vocês um dia quiserem cartas da Europa, ou mesmo de Portugal, a Eurocontrol tem ao dispor as cartas para download. Basta registar-se no site: http://www.ead.eurocontrol.int/publicus ... /login.jsp. Depois de se fazer o registo e o login, é só clicar em "Enter Applications" e em "PAMS Light [AIP]". Escolhem o país, tipo de carta, e aparece a lista das cartas disponíveis. Abraço.
É verdade sim senhor. também tenho registo nesse site. aa)
nuno407
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 37
Registado: segunda jan 18, 2010 2:29 pm

Re: Cartas de Portugal

Mensagem por nuno407 »

Muito boa tarde.
Gostaria de saber se alguém tem links para as Lido Charts, ou se ao contactar com o aeroporto ou com a tap, eles disponibiliza-se umas (out of date claro xD).
Cumps, nuno407
agv200
Capitão
Capitão
Mensagens: 408
Registado: sábado fev 13, 2010 9:50 am

Re: Cartas de Portugal

Mensagem por agv200 »

A TAPV disponibiliza aos seus pilotos as cartas em lido
nuno407
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 37
Registado: segunda jan 18, 2010 2:29 pm

Re: Cartas de Portugal

Mensagem por nuno407 »

Será que ao contactar a administração da TAPV eles fornecem esse material?
Obrigado e boa noite :)
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Cartas de Portugal

Mensagem por Freeman »

Viva Nuno
Se bem te pergunto e apenas por curiosidade, qual é o proposito das cartas?
Se for apenas pela consulta da informação a Jeppesen fornece o mesmo serviço online sem problema nenhum, grátis e continua a ser, segundo leio nos foruns, o melhor fornecedor de cartas aeronáuticas.
Agora se for para usares com algum sistema, Ipad, iphone, ou icoiso então aí calo-me.
gdar1991
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 60
Registado: quinta dez 10, 2009 9:38 pm

Re: Cartas de Portugal

Mensagem por gdar1991 »

Bons dias, bem completando aqui a mensagem do Freeman, a TAPV, só "fornece" cartas, se pertenceres há mesma, ou seja mesmo que contactes a administração, e eles vêm que não és piloto da TAPV, a própria nem poderá te responder...

Portanto aconselho mesmo recorreres ás cartas da jeppesen como o freeman falou, eu sou da TAPV e próprio prefiro as cartas da jeppesen, informação está disposta de uma forma mais esplicita e clara...


Cumps

Gonçalo Rodrigues =')
nuno407
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 37
Registado: segunda jan 18, 2010 2:29 pm

Re: Cartas de Portugal

Mensagem por nuno407 »

e que tenho aqui duas ou três cartas de rotas e de aproximação que uma vez me ofereceram e acho, pessoalmente e secalhar muita "nobice", que são mais fáceis de interpretar :)
Eu tb so iria pedir, podendo ser as desactualizadas, dos principais aeroportos portugueses e 2 ou 3 de aeroportos espanhóis :)
Sei que as cartas não são free e se é legal esta partilha, mas era mesmo só por estar "habituado", dai perguntar se a tapv poderia ter essa gentileza (já que não irei fazer mau uso das mesmas, como por exemplo partilhar sem autorização etc.) ou mesmo no aeroporto fornecerem isso (não sei como se processa :) )
Cumps, nuno407
P.s: ahaha o icoisa e de boa qualidade :lol:
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Cartas de Portugal

Mensagem por Freeman »

Então o que te faz falta é mesmo só as cartas. Mais logo quando chegar a casa já aqui coloco o link para as cartas da jepessen. É grátis.
Ou pode ser que alguém coloque entretanto.