Tutorial FSP - o que é PAPI

Consulta de tutoriais aprovados pelo FSP

Moderadores: ATC, Comandante

Regras do Fórum
o FSP agradece o teu feedback com correções e atualizações via PM à Administração e Moderadores
Responder
mfua
Capitão
Capitão
Mensagens: 391
Registado: quinta jan 20, 2011 3:07 pm

Tutorial FSP - o que é PAPI

Mensagem por mfua » terça jun 28, 2011 10:43 pm

PAPI

O Papi (Precision Approach Path Indicator) é um sistema de Precisão que Indica a Aproximação da Aeronave com o solo, (pista de pouso). Fornece uma informação visual ao Piloto nas cores vermelha e branca, indicando a sua posição (muito baixa, correta, alta e muito alta) da aeronave com relação a rampa de descida e ponto de toque.

O Papi pode ser instalado em apenas uma lateral ou nas duas laterais da pista de pouso (4 ou 8 unidades de luz). O sistema é formado por quatro unidades de luz dispostas em diferentes ângulos nas laterais da pista. Na sua forma básica o PAPI consiste em uma única barra dividida em duas barras laterais à pista, cada uma com o mesmo número de unidades de luz. Cada unidade é capaz de gerar e emitir duas cores: vermelho em baixo, branco em cima, apresentando um nítido corte entre os dois setores.

O ajuste de cada unidade de luz é feito de modo que qualquer mudança na trajetória de aproximação da aeronave resulta numa mudança no número de unidades de luz que aparecem vermelhas ou brancas. Assim, com uma aproximação muito alta será vista uma barra toda branca e quando a aproximação for muito baixa a barra será vista toda vermelha. Na trajetória correta a metade das unidades de luz aparecem com as luzes brancas e a outra metade aparecem com as luzes vermelhas, em cada lado da pista. O piloto de uma aeronave convencional tentará se aproximar numa trajetória tal que lhe seja possível ver duas luzes vermelhas e duas brancas em cada lado; para as grandes aeronaves o mesmo sistema simples pode ser usado desde que o piloto faça a aproximação com uma luz vermelha e três brancas em cada lateral da pista; e, para uma aeronave veloz militar, a aproximação deverá seguir o sinal de três luzes vermelhas e uma branca em cada lateral da pista.

O PAPI, por ser um sistema com melhor desempenho técnico e operacional do que o VASIS, foi considerado pela OACI (Organização de Aviação Civil Internacional) como auxílio padrão de aproximação em substituição ao VASIS.

Autor desconhecido
Anexos
PAPI-Diagram.gif
PAPI-Diagram.gif (41.54 KiB) Visto 530 vezes


Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Para os novatos o que é PAPI

Mensagem por Freeman » quarta jun 29, 2011 9:48 am

Como complemento da informação:

VASI: Visual Approach Slope Indicator, mesma coisa que o PAPI, a unica diferença é que serve pistas onde apenas é possivel aterrar VFR, neste caso as luzes situam-se duas à frente e duas atrás.

secret_rff
Capitão
Capitão
Mensagens: 425
Registado: domingo dez 30, 2007 12:00 am

Re: Para os novatos o que é PAPI

Mensagem por secret_rff » quarta jun 29, 2011 1:18 pm

Freeman Escreveu:Como complemento da informação:

VASI: Visual Approach Slope Indicator, mesma coisa que o PAPI, a unica diferença é que serve pistas onde apenas é possivel aterrar VFR, neste caso as luzes situam-se duas à frente e duas atrás.


boa mensagem 2000 Freeman :D 3333ch 3333ch


e obrigado a ambos pelas informações, fiquei a perceber um bocadinho mais, especialmente a parte da distinção das aeronaves convencionais, grandes e militares :D

Responder