Heading/Course

Aviões para os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

josecamoreira
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 6
Registado: sábado set 08, 2012 4:18 pm

Heading/Course

Mensagem por josecamoreira »

Olá, pessoal. Sou um novato nestas andanças, por isso peço ajuda:
1 - Qual a diferença entre "heading" e "course"?
2 - Se estou em Espinho (LPIN) e pretendo ir para Sá Carneiro (LPPR) o Hdg que me é mostrado é 174; mas se estiver em Braga (LPBR) e quiser ir para o mesmo LPPR, o Hdg, é o mesmo. O que foi que eu não percebi? O Hdg não é o RUMO?

Tenho muitas mais perguntas, mas ficarão para outra ocasião.
Obrigado, e bons voos.

José Moreira
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Heading/Course

Mensagem por Freeman »

josecamoreira Escreveu:Olá, pessoal. Sou um novato nestas andanças, por isso peço ajuda:
1 - Qual a diferença entre "heading" e "course"?
2 - Se estou em Espinho (LPIN) e pretendo ir para Sá Carneiro (LPPR) o Hdg que me é mostrado é 174; mas se estiver em Braga (LPBR) e quiser ir para o mesmo LPPR, o Hdg, é o mesmo. O que foi que eu não percebi? O Hdg não é o RUMO?

Tenho muitas mais perguntas, mas ficarão para outra ocasião.
Obrigado, e bons voos.

José Moreira
Há aí qualquer coisa que não está bem.
Espinho fica a Sul do Porto logo o Heading NUNCA pode ser 174, pode ser é o inverso (354). Já de Braga para o Porto, o Heading também não pode ser esse tem que ser superior.

Quanto à primeira pergunta:
Heading é a direcção para onde o nariz do avião está a apontar.
Course é direcção real do movimento do avião.
Pode acontecer que tanto o Heading como Course sejam iguais (é a situação esperada e perfeita) mas os ventos influenciam sempre a deslocação das aeronaves.
josecamoreira
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 6
Registado: sábado set 08, 2012 4:18 pm

Re: Heading/Course

Mensagem por josecamoreira »

Obrigado pela resposta. Talvez eu não me tenha explicado bem.
1- Abro o planeador de voo e insiro "Espinho-Porto";
2 - Clico sobre o indicador de ILS (verde) e leio as indicações, que me dizem: Type, ILS. Frequency, 109,9; Heading, 174.
3 - Se faço o plano de voo de Braga para o Porto, aparecem-me as mesmas indicações.
Ora, o Heading nunca pode ser igual para quem vem de Espinho ou de Braga. E é aqui que começa a minha confusão: será o Heading (orientação) do LPPR? Se é assim, onde vou encontrar o Heading para introduzir no avião? Se eu estou em Espinho, como é que sei o Heading para o Porto?
Como é bom de ver, eu ameacei com muitas perguntas. E cumpro :D
Obrigado.
Taz
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 92
Registado: sábado out 04, 2008 12:00 am

Re: Heading/Course

Mensagem por Taz »

boas, isso da seta verde que vês na pista 17 do porto é o ils ou seja tens explicado a frequência neste caso 109.90 e o que vês não é o hdg mas sim o course da pista ou seja mesmo com o nariz do avião virado para outro hdg depois de entrares no localizador do ils deves seguir esse course , quanto ao saber o hdg para o Porto é simples vais ao mapa e vês a direcção ou então tens o vor e segues a agulha se não estou enganado é POR
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Re: Heading/Course

Mensagem por ELCarma »

O heading 174 é a orientação magnética da pista 17 de LPPR (porto) , é sempre 174 independentemente de onde vens ou para onde vais.
Estás a misturar informações que dizem respeito a fases diferentes do voo, e estão a baralhar-te o tico e o teco pq não compreendes a orientação espacial segundo o norte, é natural e complexo no início.
Se fosse a ti esquecia por enquanto o ILS e as frequencias radio. Observa os valores de bussola qnd descolas e aterras para começares a tirar algumas conclusões.
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Heading/Course

Mensagem por Freeman »

Raios... se eu tenho adivinhado o que querias dizer... :P