Dúvida ATC em IFR
Moderadores: Comandante, ATC
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- 2º Oficial
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Re: Dúvida ATC em IFR
Aproveitando também esta duvida, que me surge sempre que estou a fazer a aproximação ao Porto (infelizmente nunca consegui atrerrar aeronave nenhuma em IFR) o tal "expedite your turn to heading...", gostaria de saber se existe por aqui algum tutorial explicando o funcionamento desta bússula. Por exemplo... a rotação da aeronave, para fazer este turn é em função da direcção que já temos ou a partir de um ponto "zero"? Desculpem lá a duvida que deve ser muito básica, mas o que é certo é que me troco sempre com isto. Obrigado pela atenção.
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- Capitão
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Re: Dúvida ATC em IFR
Boas
Quando o ATC te manda virar para um Heading, é sempre em função do heading que tens, ou seja, se vais no heading 360 e o ATC te manda virar para 090, tens que virar para tua direita.
Quando o ATC te manda virar para um Heading, é sempre em função do heading que tens, ou seja, se vais no heading 360 e o ATC te manda virar para 090, tens que virar para tua direita.
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- 2º Oficial
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Re: Dúvida ATC em IFR
Então estou com a filosofia trocada, fazia o inverso, ou seja: considerava o Norte=0/360, Oeste=90, Sul=180 e Este=270. Obrigado pela informação, lá vou eu tentar de novo e a ver se é desta.
Cumprimentos!
Cumprimentos!
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- Capitão
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Re: Dúvida ATC em IFR
Mas o que estás a dizer é correcto mas tens sempre de ter como referência o teu avião!
Imagina que tens uma bússola dentro do avião( e tens mesmo). O norte esta sempre fixo.
Se estas a voar para norte apacece-te no mostrador 360.
Se o controlador te disser que tens de virar para 090 tens de virar 90º à direita para te alinhares com a perpendicular ao norte!
No caso da foto estás no hgd 311 ou seja estás 49º desviado para a esquerda do norte .
Isto simplificando porque depois existem varios headings relativamente aos diferentes nortes(magnetico e geografico) entre outras implicações.
Abraço
Imagina que tens uma bússola dentro do avião( e tens mesmo). O norte esta sempre fixo.
Se estas a voar para norte apacece-te no mostrador 360.
Se o controlador te disser que tens de virar para 090 tens de virar 90º à direita para te alinhares com a perpendicular ao norte!
No caso da foto estás no hgd 311 ou seja estás 49º desviado para a esquerda do norte .
Isto simplificando porque depois existem varios headings relativamente aos diferentes nortes(magnetico e geografico) entre outras implicações.
Abraço
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Re: Dúvida ATC em IFR
No entanto o unico usado na aviação em termos de guiamento dado por um ATC a uma aeronave para um certo local é o heading magnetico. Sendo este o heading geografico (verdadeiro) mais ou menos a variação magnética (mais se for uma variação Oeste e menos se for variação Este, Oeste e Este significa onde o norte magnetico se situa relativamente ao norte verdadeiro). Espero ter conseguido acrescentar mais um bocado de informação.joaoantoniofig Escreveu:Mas o que estás a dizer é correcto mas tens sempre de ter como referência o teu avião!
Imagina que tens uma bússola dentro do avião( e tens mesmo). O norte esta sempre fixo.
Se estas a voar para norte apacece-te no mostrador 360.
Se o controlador te disser que tens de virar para 090 tens de virar 90º à direita para te alinhares com a perpendicular ao norte!
No caso da foto estás no hgd 311 ou seja estás 49º desviado para a esquerda do norte .
Isto simplificando porque depois existem varios headings relativamente aos diferentes nortes(magnetico e geografico) entre outras implicações.
Abraço
Abraços,
Tomas
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- 2º Oficial
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Re: Dúvida ATC em IFR
Obrigado pelas dicas e cumprimentos aos dois, vou gastar mais umas horinhas de vôo para resolver essa questão.