Dúvida ATC em IFR

Tráfego Artificial para os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

afernandes
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 284
Registado: domingo ago 26, 2007 12:00 am

Mensagem por afernandes »

MUITO BEM....
Acho que por aqui andam pilotos reais... ou que pelo menos sabem disto que se farta....
É fantástico para nós, aprendizes....

Já agora... um problema:
Ontem estava estava eu realizando um dos meus 'milhares de voos' Faro Lisboa... Minha rota de treino por excelencia...

Voo IFR
Saio de Faro contactando o ATC mas já na pista.

O ATC diz-me que tenho autorização para o meu voo IFR a lisboa e que posso sair.

A metereologia é 0.4 km de visibilidade.

Saio... com alguma dificuldade eh eh que o meu 767 (acho que da overland ) é muito realista e acha a pista pequena.

Bom... perto de lisboa contacto o ATC que...
NAO ME DÁ AUTORIZAÇÃO DE ATERRAR

Eu acho que em outras ocasioes, me dava a possibilidade de informar que o meu voo era IFR e sabendo isso AUTORIZAVA...

Que devo ter feito mal?

Claro que aterrei eh eh.... Mas... estaria despedido...

Obrigado por adiantado...

AF
rsgomes
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 90
Registado: terça dez 25, 2007 12:00 am

Mensagem por rsgomes »

O que talvez acontece neste FSX (que duvido) é o aeroporto estar fechado devido ao mau tempo. Na realidade acontece isso, quando está nevoeiro em Lisboa os aviões vêm desviados para Faro. No entanto Lisboa tem ILS nas pistas 03 e 21.
melo
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 289
Registado: segunda nov 12, 2007 12:00 am

Mensagem por melo »

boas pessoal

mas af estavas a jogar em free flight ou multiplayer???? a mim em free flight nunca me aconteceu uma coisa dessas....

abraço
ALoureiro
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 71
Registado: terça nov 06, 2007 12:00 am

Mensagem por ALoureiro »

"Perto de Lisboa contacto o ATC"

Se tiveres um flight plan definido então isto nunca irá acontecer. Não somos nós que contactamos o approach, é o approach que nos contacta.

O que deve ter acontecido é que o afernandes contactou a torre já na pista e eles deram o clearance para o voo IFR, mas não lhe deram o clearance for takeoff.

O atc segue sempre os mesmos processos estejamos nós na active runway ou na gate. Ele assume sempre que estamos numa gate, portanto precisamos de passar toda a lenga lenga do delivery, ground, taxi, etc etc.
Se estivermos na active runway, vamos fazendo reply a todas essas instruções até chegarmos ao "Request clearance for takeoff". Após nos ter sido dada a autorização é que poderemos levantar voo, caso contrário todas as outras comunicações que deveriam existir não aparecerão, como é o caso do approach à chegada a lisboa.

De qualquer forma mesmo sem flightplan definido pode-se pedir clearance to land à torre, e ela depois atribui uma pista. Claro que se nos encontrarmos neste caso é porque não tivemos o atc até este ponto e portanto não teremos direcções do approach. Pegamos no GPS e no PROC e temos de guiar-nos a partir daí.

Mas sinceramente, nunca me foi recusada uma aterragem, weird 8O

Espero ter sido útil, bons voos :D
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Mensagem por Freeman »

afernandes Escreveu: Bom... perto de lisboa contacto o ATC que...
"
E qual foi o ATC que contactaste? Aproximação ou Torre?
É que a Aproximação não te dá autorização para aterrares apenas te alinha com a pista em uso e só depois faz o Handoff para a Torre, onde, essa sim, te dá autorização, ou não, para aterrares.

Por outro lado, quando dizes: "NAO ME DÁ AUTORIZAÇÃO DE ATERRAR ", queres dizer, que o ATC, não te deixa aterrar, ou simplesmente não te diz que estás autorizado?
Abraço

Pedro "Freeman"
afernandes
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 284
Registado: domingo ago 26, 2007 12:00 am

Mensagem por afernandes »

Eu fiquei a desconfiar disso: Que foi por ter partido directo na pista.
Desculpem os mais entendidos de NAO USAR A TERMINOLOGIA.
É por a desconhecer...

Da outra vez em que primeiro recusavam... Mas que depois e informar que tinha plano IFR, autorizaram...
Desta vez nao por isso. O plano nao existia para o ATC.
Entendi...

Quando puder testo de novo e depois digo.

[hr]
Outra coisa...

Essa viagem em 1 hora a Nova York... ACEITO O DESAFIO.
Pego o meu CONSTELLATION ARTILHADO por mim.. e vamos ver quanto tempo faz :lol:

Se calhar ganha...

Lisboa New York é?

Se duvidas/duvidam... podem experimentar o dito cujo...

É lindo... Para mim dos aviões mais bonitos de sempre... o L49 constellation.

Eu 'mudei' os motores... e é fogo....
Está em... www.i9forex.com/fly/

Minto... Nao está lá.... O que está é um 747 'vitaminado' Mas giro é o L49...
Vou procurá-lo e depois digo...


AF
ALoureiro
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 71
Registado: terça nov 06, 2007 12:00 am

Mensagem por ALoureiro »

afernandes Escreveu:Eu fiquei a desconfiar disso: Que foi por ter partido directo na pista.
Desculpem os mais entendidos de NAO USAR A TERMINOLOGIA.
É por a desconhecer...

Da outra vez em que primeiro recusavam... Mas que depois e informar que tinha plano IFR, autorizaram...
Desta vez nao por isso. O plano nao existia para o ATC.
Entendi...

Quando puder testo de novo e depois digo.

[hr]
Outra coisa...

Essa viagem em 1 hora a Nova York... ACEITO O DESAFIO.
Pego o meu CONSTELLATION ARTILHADO por mim.. e vamos ver quanto tempo faz :lol:

Se calhar ganha...

Lisboa New York é?

Se duvidas/duvidam... podem experimentar o dito cujo...

É lindo... Para mim dos aviões mais bonitos de sempre... o L49 constellation.

Eu 'mudei' os motores... e é fogo....
Está em... www.i9forex.com/fly/

Minto... Nao está lá.... O que está é um 747 'vitaminado' Mas giro é o L49...
Vou procurá-lo e depois digo...


AF
Estava a querer fazer alguma coisa que fosse minimamente real... 747 a aplicar loopings ? :?

Ainda não foi feito nenhum avião que iguale as performances do SR-71.
Existe o X-15 que é um autêntico missil que dura 15 minutos a mach 6... mas nada mais, insere-se na categoria "zoom climb" e não em voo sustentado.
O Space Shuttle obviamente não conta, mais para mais apenas serve como planador, a sua velocidade elevada deve-se à velocidade que adquire no espaço e que apesar de ir diminuindo gradualmente ao entrar na atmosfera terrestre atinge os mach qualquer coisa muitos.

O SR-71 tem um alcance ( effective range ) de 5000 milhas a mach 3.4, aproximadamente 1800 nm/h ou 3500 km/h. É um avião de reconhecimento e transporta ( transportava na altura ) uma panóplia de camaras e instrumentos de reconhecimento. Ou seja, tinha payload. É um avião do mais avião que existe, não se insere no zoom climb insere-se no voo sustentado.

Não existe nenhum avião, em voo sustentado, que iguale a performance do SR-71.

O mais perto que se encontra é o MIG-25 Foxbat, mas que vai apenas a mach 2.5.
Temos também o Concorde, mach 2.0

Já para não falar que pilotar o SR-71 é um autentico desafio que requer treino e pericia. Não julguem que é full throttle, apontar para cima e cá vai disto... se tiverem essa mentalidade não passarão do mach 1.7...

Aos interessados neste projecto que me contactem por PM, poderia ser feito um esquadrão de SR-71 e posteriormente desafios nesse sentido.

Quando tiver tempo farei uma apresentação do SR-71 que eu uso da AlphaSim. Além de ter uma dinamica de voo super realista possui também camaras de reconhecimento que somos nos proprios a controlar. Poderiamos fazer desafios que incluissem missoes de reconhecimento, poderiamos fazer muita coisa !

Aos interessados já sabem, se quiserem formar o FSP-SRW ( Flight Simulator Portugal - Strategic Reconnaissance Wing ) PM me :D

Isto claro, se os administradores acharem que é algo que pode ser explorado nesta comunidade.

Abraços e bons voos 8)
afernandes
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 284
Registado: domingo ago 26, 2007 12:00 am

Mensagem por afernandes »

AH.... eu estava numa mas de diversão pura..... Um interregno na simulação.
O meu L49 nao está a portar-se bem no FSX actaul... Nao sei se é por ter posto o SP2 ou é o windows vista...
As helices nao tem transparencia.
É uma pena pois o aviao é fantastico...

Estive a 'artilhar' um 767 mas quando punha potencia para 2500 mn o gajo já nao parava...

Só consigo com establidade 800 mn

Mas o teu objectivo é diferente. Voar mais depressa mas a serio. Entendo.
AF
joaoantoniofig
Capitão
Capitão
Mensagens: 1030
Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am

j

Mensagem por joaoantoniofig »

é assim,
depois de me explicarem o que era expedit, ou seja, realizar rapidamente uma ordem, aconteceu-me uma coisa estranha, e continua a acontecer, vejam e tentem explicar:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
snaketutor
Capitão
Capitão
Mensagens: 433
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Mensagem por snaketutor »

Isso ta normal!
quando efectuares o que ele pede ele para e da te a ordem seguinte
nao ha qualquer tipo de problema
joaoantoniofig
Capitão
Capitão
Mensagens: 1030
Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am

mas

Mensagem por joaoantoniofig »

mas a última ordem que ele deu foi a de virar para o heading 150 e de subir para os 3000 pés(já estou nos 3000).
Pinatubo
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 35
Registado: domingo dez 23, 2007 12:00 am

Re: mas

Mensagem por Pinatubo »

joaoantoniofig Escreveu:mas a última ordem que ele deu foi a de virar para o heading 150 e de subir para os 3000 pés(já estou nos 3000).
O altímetro estava regulado para a pressão barométrica local informada pelo ATC?
faceless
Oficial
Oficial
Mensagens: 162
Registado: quinta abr 17, 2008 12:00 am

Mensagem por faceless »

nessas alturas, carrega na tecla "b" (por defeito) que regula-te o altimetro
Tiger99
Capitão
Capitão
Mensagens: 621
Registado: sexta abr 25, 2008 12:00 am

Mensagem por Tiger99 »

vou responder ao joaoantoniofig
Oficial Sénior:
quando ele te diz expedite tu apenas tens que aumentar o vertical speed para ele subir mais rapido e tu sobes quando ele te diz climb and MAINTAIN
3000 &turn right heading 150tu como ja estas nos 3000 MANTENS e voltas para a direita para o heading pedido
tão simples como execiutar todas as ordens subir e manter tu sobes e mantens se e para aumentares a velocidade de subida7descida7volta poens um vertical speed maior ou menor ou um heading mais para a direita ou mais para a esquerda
Sushi
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 116
Registado: sexta set 21, 2007 12:00 am

Mensagem por Sushi »

O FSX offline o ATC pode recusar aterragem se as condições meteorologicas não o permitirem. Isto respondendo ao post antigo do RSgomes.

Quanto a aceitar a aterragem por ser IFR isso depende da Categoria de IFR caracteristas da Aeronave e da tripulação.