Dúvida ATC em IFR

Tráfego Artificial para os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

joaoantoniofig
Capitão
Capitão
Mensagens: 1030
Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am

Dúvida ATC em IFR

Mensagem por joaoantoniofig »

Olá a todos!!
Desde que criaram um tuturial sobre como fazer um flight plan em IFR, surgiu-me uma dúvida:de vez em quando aparece-me esta frase: please expedite your...
não sei como se expedita por isso gostava que me tirassem esta dúvida.
obrigado e bons voos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
secret_rff
Capitão
Capitão
Mensagens: 425
Registado: domingo dez 30, 2007 12:00 am

Mensagem por secret_rff »

expedite your turn to heading 220, como e o caso, significa: vira para a rota 220; ou seja, tens de virar ate acertar a bussola nessa direcçao
secret_rff
Capitão
Capitão
Mensagens: 425
Registado: domingo dez 30, 2007 12:00 am

Mensagem por secret_rff »

outro exemplo e: please expedite your climb to FL300, isto quer dizer: por favor suba para o FL300

de uma maneira geral 'expedite' e pa fazermos o que foi pedido
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Mensagem por Freeman »

Expedite quer dizer para seres expedito, neste caso é para acelerares a viragem para o rumo 220, no caso da subida é para acelerares a tua subida, ou seja para seres mais rapido a virares e mais rapido a subires.
Abraços
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Mensagem por Freeman »

Agora só um aparte

joaoantoniofig para fazeres um voo IFR convém que utilizes um avião com instrumentos para poderes fazer esse voo, é isso mesmo que quer dizer IFR -Instrumental Flight Rules, no caso da shot que aqui meteste estavas a voar com um ultraligeiro e esse tenho muitas duvidas que tenha instrumentos para IFR.
è apenas uma ideia.
Abraço
Pedro "Freeman"
joaoantoniofig
Capitão
Capitão
Mensagens: 1030
Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am

lol

Mensagem por joaoantoniofig »

pois
tens razão
eu sabia disso foi só para fazer uma experiência.
obrigado a todos por terem respondido
bons voos
snaketutor
Capitão
Capitão
Mensagens: 433
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Mensagem por snaketutor »

secret_rff Escreveu:outro exemplo e: please expedite your climb to FL300, isto quer dizer: por favor suba para o FL300

de uma maneira geral 'expedite' e pa fazermos o que foi pedido

Viva
Eu ja me deparei com uma situaçao dessas mas foi na vatsim. O controlador disse ..... expdedite ... qualquer coisa.... for takeoff. Eu nao entendi e vinha um aviao para aterrar e ia alinhar me a pista e o controladdor volta a repetir a frase, eu nao entendi e entendi que era para ficar no holding poit a espera que outro aviao aterra-se. Depois o controlador mandou o outro aviao fazer o GO AROUND porque eu estava no holding point. Claro que eu ouvi logo na cabeça hehe. Ou seja iusto para dizer que expedite significa rapidamente, neste meu caso era para alinhar a pista e fazer o take off sem fazer a checklist.
No caso do Joaoantonio era para virar rapidamente a 220.
Bom espero ter ajudado

bons voos
snake
mais qualquer duvida postem aqui
secret_rff
Capitão
Capitão
Mensagens: 425
Registado: domingo dez 30, 2007 12:00 am

Mensagem por secret_rff »

up's entao e isso... erro meu... pensava que era pa fazermos o que foi pedido... mas pronto, e expondo o q sabemos (bem ou mal) e havendo pessoas a ajudar-nos que nos evoluimos :D
afernandes
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 284
Registado: domingo ago 26, 2007 12:00 am

Mensagem por afernandes »

Estamos a aprender...
Com esta qualidade de 'dicas'... vamos ser pilotos a sério.
Muito boas...

Cada vez que venho por aqui aprendo algo...
Optimo.

Tb nao sabia isso do 'expedite'...

AF
ALoureiro
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 71
Registado: terça nov 06, 2007 12:00 am

Mensagem por ALoureiro »

Garanto-vos que ainda irei fazer um tutorial de como fazer um voo a Mach 3.4 com um SR-71 Blackbird...

Nova Iorque - Londres em uma hora ? algum interessado ? :lol:

Abraços
joaoantoniofig
Capitão
Capitão
Mensagens: 1030
Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am

mais

Mensagem por joaoantoniofig »

mais uma dúvida:
para que serve o transponder??
obrigado bons voos
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: mais

Mensagem por Freeman »

joaoantoniofig Escreveu: para que serve o transponder??
A função do transpoder é simples.
De Certeza que já reparaste, quando voas offline com o ATC ligado, que qd fazes um voo, o controlador te dá um código que ele chama de Sqawk, o Squawk é o valor que metes no Transponder e que o Radar reconhece como sendo o teu avião, ou seja é o codigo unico para cada voo.
O principio de funcionamento também é bastante simples baseando-se no principio pergunta/resposta, em termos práticos, o Radar em terra envia um sinal que "pergunta": Quem és? Onde estás? Para onde vais? E o Transponder no Avião "responde" a essas questões e a resposta aparece em forma de imagem no display do radar do controlador.
Espero ter Ajudado.

Pedro "Freeman"
joaoantoniofig
Capitão
Capitão
Mensagens: 1030
Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am

a

Mensagem por joaoantoniofig »

ok
então quando mudas o trasponder , o atc deixa de te ver no radar??
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Mensagem por Freeman »

Ele deixa é de ter a infromação do teu voo, logo não te identifica, apenas vê um "alvo".
No FSX isso não acontece porque o Squawk é activado automaticamente qd fazes o readback (tb podes introduzir tu o squawk no transponder, mas se fizeres o readback ele passa para lá automaticamente). Por acaso nunca exprimentei mudar o squawk em pleno voo para saber a reacção do ATC, é uma questão de exprimentares.
Pinatubo
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 35
Registado: domingo dez 23, 2007 12:00 am

Mensagem por Pinatubo »

Boa tarde Freeman.

1) Concordo plenamente com sua explicação a respeito do EXPEDITE, cujo significado correto é de "apressar" uma manobra indicada pelo ATC.

2) Conforme já foi explicado por você, o código do transponder é aquele número de 4 dígitos introduzido por ocasião das instruções do ATC para qualquer vôo IFR e que aparece na tela do controlador junto com um ponto e um vetor e que serve para identificar um determinado vôo. Ao longo da rota ele pode ser alterado por solicitação do ATC de outra área, mas nunca por decisão exclusiva do piloto, sob pena de se tornar um tráfego não identificado.

Quanto ao SQUAWK, permita o colega uma observação. O verbo TO SQUAWK pode ser traduzido como GRASNAR e em ATC quando usado junto com IDENT (SQUAWK IDENT) é uma gíria que tem o siginificado de solicitar que o piloto aperte o botão de IDENTIFICAÇÂO (IDENT) existente no painel do Transponder do avião, o que provoca o aumento temporário da luminosidade do "tráfego" e de seu código de identificação na tela de radar do controlador, enquanto o botão estiver sendo pressionado, fazendo com que ele sobressaia e seja mais facilmente identificado no meio de tantos outros, seus vetores e outras informações apresentadas no display, principalmente em áreas de tráfego intenso.

Acredito que no FS, em que muitas coisas foram modificadas e adaptadas do real para o virtual, tenha sido feita a fusão das instruções TRANSPONDER CODE e SQUAWK IDENT, com o intuito de não dificultar o entendimento, principalmente para os principiantes.

Abraços.

Edit: Desculpem, escorreguei na acentuação.