The Pirate Bay muda de dono e vai ser legal

Aqui ficam as notícias que irão aparecer na página inicial do site.

Moderadores: Comandante, ATC

Regras do Fórum
Como colocar uma notícia no FSP:
TÍTULO - Colocar um título que descreva o conteúdo da notícia.
IMAGEM - Coloque o link para uma imagem pequena(200x200) ex: [imgfloat=left]http_url_da_imagem_jpg[/imgfloat].
CONTEÚDO - Coloque o conteúdo da Notícia (cerca de 400 caracteres) e se quiser coloque mais algumas imagens.

ATENÇÃO:
O máximo permitido para imagens é de 400px de largura.
melo
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 289
Registado: segunda nov 12, 2007 12:00 am

The Pirate Bay muda de dono e vai ser legal

Mensagem por melo »

The Pirate Bay muda de dono e vai ser legal (Empresa vai pagar 5,5 milhões de euros)

O mais conhecido site de partilha de ficheiros do mundo vai ser comprado por uma empresa sueca que gere cibercafés e espaços de videojogos. A transacção deve estar concluída em Agosto e os novos donos querem tornar o site legal.

A Global Gaming Factory X vai pagar 60 milhões de coroas suecas (5,5 milhões de euros) pelo site The Pirate Bay. Metade do valor é pago em dinheiro e a outra metade em acções.

Segundo um comunicado da empresa, o site precisa de “um novo modelo, que satisfaça as necessidades de todas as partes: fornecedores de conteúdos, fornecedores de Internet de banda larga, utilizadores e a justiça”.

O documento deixa claro que o caminho do Pirate Bay, que tem fomentado a partilha ilegal de ficheiros e está há muito na mira das indústrias de conteúdo, é a legalização: “Os criadores e fornecedores de conteúdos precisam de controlar os seus conteúdos e de ser pagos por isso”.

The Pirate Bay funciona desde finais de 2003 e serve como um motor de busca para os utilizadores encontrarem todo o tipo de ficheiros que estejam nos computadores de outros utilizadores. Em teoria, estes ficheiros podem ser de qualquer tipo, mas os utilizadores procuram sobretudo música, filmes ou software – que é assim distribuído sem autorização dos autores e sem que estes recebam uma compensação directa.

O The Pirate Bay baseia-se num sistema de partilha peer-to-peer, em que os ficheiros estão alojados apenas nos computadores dos utilizadores e não nos servidores do Pirate Bay.

Com base no argumento de que o site apenas oferece a tecnologia para encontrar ficheiros e que são os utilizadores os responsáveis pelos conteúdos que partilham, os responsáveis têm conseguido manter o Pirate Bay operacional, apesar das várias tentativas por parte de representantes das indústrias de conteúdos para que a justiça sueca fechasse o site.

Em Abril, no entanto, um tribunal declarou os quatro responsáveis pelo Pirate Bay culpados de incentivo à pirataria, condenando-os a um ano de prisão e a uma multa total de 2,7 milhões de euros. A defesa já apresentou recurso da sentença e o site tem continuado em funcionamento.

No blogue oficial do Pirate Bay, os responsáveis esclarecem que os lucros da venda vão servir para uma fundação de defesa da liberdade de expressão e de informação.

O facto de os novos donos quererem mudar, aparentemente de forma radical, o funcionamento do site já levou a que, na Web, alguns utilizadores se mostrassem preocupados.

O texto no blogue do Pirate Bay tenta responder a estas preocupações: “Se os donos fizerem asneira com o site, ninguém vai continuar a usá-lo. Essa é a maior garantia de que o site vai continuar a funcionar da forma que todos queremos que funcione”.

A Global Gaming Factory X anunciou também a compra da Peerialism, uma empresa sueca especializada em tecnologia de partilha de ficheiros através de peer-to-peer.