SATA voou com A320 que teve 'hard landing' em Lisboa

Aqui ficam as notícias que irão aparecer na página inicial do site.

Moderadores: Comandante, ATC

Regras do Fórum
Como colocar uma notícia no FSP:
TÍTULO - Colocar um título que descreva o conteúdo da notícia.
IMAGEM - Coloque o link para uma imagem pequena(200x200) ex: [imgfloat=left]http_url_da_imagem_jpg[/imgfloat].
CONTEÚDO - Coloque o conteúdo da Notícia (cerca de 400 caracteres) e se quiser coloque mais algumas imagens.

ATENÇÃO:
O máximo permitido para imagens é de 400px de largura.
snaketutor
Capitão
Capitão
Mensagens: 433
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

SATA voou com A320 que teve 'hard landing' em Lisboa

Mensagem por snaketutor »

A transportadora aérea açoriana SATA efetuou alguns voos com o avião que realizou uma aterrAGEM com dificuldades em Lisboa, antes de o parar para inspeção, situação que o governo regional quer ver "cabal e completamente esclarecida".

"Queremos esclarecer cabal e completamente todas as circunstâncias do que se passou", assegurou hoje Vasco Cordeiro, secretário regional da Economia.

O incidente ocorreu a 4 de Agosto no Aeroporto de Ponta Delgada, no final de uma viagem com origem em Lisboa, quando o piloto do Airbus A320 'Diáspora' (foto acima), recentemente adquirido pela SATA, efetuou a aproximação à pista com excessiva velocidade, provocando uma aterragem com dificuldades (hard landing).

O impacto do avião no solo ultrapassou em muito os 2,5 g's permitidos pela aviação internacional em manobras de aterragem e teria chegado aos 4,6 g's.

O incidente provocou a queda de alguns rebites de uma das asas do aparelho e danos no trem de aterragem.

Apesar do acidente, que não provocou feridos, mas que gerou alguma agitação entre os passageiros que se encontravam a bordo, o avião continuou a voar, tendo realizado várias viagens nos dois dias seguintes.

O avião apenas deixou de voar em 6 de agosto, quando foi submetido a uma inspeção de rotina, obrigatória na sequência do número de horas de voo realizadas.

O A320 'Diáspora', que começou a voar em junho, deverá ficar parado até outubro, para ser submetido a todos os exames necessários para garantir a sua segurança.

Questionado hoje pelos jornalistas, Vasco Cordeiro escusou-se a fazer mais comentários sobre a situação, alegando estar decorrendo um inquérito, cujas conclusões serão determinantes para a apreciação do problema.

Nesse sentido, o secretário regional da Economia não quis pronunciar-se sobre as consequências deste caso na credibilidade da SATA, não confirmando que estivessem preenchidas as condições que obrigavam o avião a parar depois do incidente em Lisboa.

Notícias reveladas durante o fim-de-semana referem que a SATA poderá ter violado as regras da aviação civil por não ter comunicado o acidente à Airbus, construtor do aparelho, e ao Instituto Nacional de Aviação Civil de Portugal (INAC).

Fontes: Francisco Ribeiro (Agência Lusa) / Diário de Notícias (Portugal) - Imagem: Divulgação
Imagem
kilhao
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 115
Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm

Re: SATA voou com A320 que teve 'hard landing' em Lisboa

Mensagem por kilhao »

De facto é uma situação muito estranha...; A SATA arriscar a voar com o avião mesmo depois do acidente... Isto é muito mau, para a imagem da companhia...

abraço

Ps: Não sabia que as leis da aviação internacional; limitavam a aterragem a 2,5 gs... Isso coresponde a mais ou menos quantos ft/min?????
snaketutor
Capitão
Capitão
Mensagens: 433
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: SATA voou com A320 que teve 'hard landing' em Lisboa

Mensagem por snaketutor »

viva,
tambem fiquei a saber disso dos 2.5g's quando vi a noticia... nao sei a quantos ft/min sera mas muito decerteza.

cump
pedro
Sparky
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 39
Registado: quarta jun 17, 2009 12:35 pm

Re: SATA voou com A320 que teve 'hard landing' em Lisboa

Mensagem por Sparky »

Olá a todos.
[quote="snaketutor"]O impacto do avião .... 2,5 g's permitidos pela aviação internacional .... e teria chegado aos 4,6 g's.[/quote]

Pelo que sei, neste caso não é a aviação internacional, mas o fabricante do avião, neste caso a Airbus o responsável pelos limites operacionais.
Esses limites operacionais (VMO, MMO, VLE,VLO,VLS,GW... etc...) são sempre da responsabilidade do fabricante.

[quote="snaketutor"]... nao sei a quantos ft/min sera mas muito decerteza...[/quote]
Deve ser um pouco dificil calcular a V/S, mas apenas para termos uma ideia:

1 G é o peso normal de um corpo, ou a força com que a terra atrai esse corpo.
Um A320 teria com GW á aterragem quanto? 50 Toneladas ? Talvez...
Logo 50 Toneladas é a força com que a terra atrai o A320. É o seu peso.
4,6 x 50 toneladas .....
230 Toneladas

Um A320 a aterrar com o peso de um A340...

Abraço
Sparky
kilhao
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 115
Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm

Re: SATA voou com A320 que teve 'hard landing' em Lisboa

Mensagem por kilhao »

Certo. Mas seguindo esas lógica não deveria ser: 2,5 x 50 = 125 tons???
Apartir daqui calcula-se a força 125 000 kg x 9,8 kg/f = 1 225 000 N

Agora é tenho dúvidas, mas atendendo ao trabalho, em que W=f x d x cos (vai dar erros pk agr vou fazer alguns...) eu vou cosiderar que o angulo é 0º, e o cos0º é 1, e que o d é 1...

W = 1 225 000 joules

Atendedno á lei do trabalho-energia em que W=variação Ec, faço 1 225 000 = 25 000 x v2; 49 = v2; 7 m/s = v... isto daria uns 21 ft/s ou seja 1260 ft/min...

Talvez seja 1260ft/min, o que mesmo muito duro... Claro que isto tem montes de erros porque discriminei montes de coisas...

lolol xDXDXDXDXDXDXD

abraço

Bons voos e calculos
Goyakla
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 25
Registado: domingo abr 13, 2008 12:00 am

Re: SATA voou com A320 que teve 'hard landing' em Lisboa

Mensagem por Goyakla »

Quando li este tópico pensei que tivesse sido o meu avião.
De facto nesta segunda-feira regressei da Madeira num A320 da Sata e não gostei nada da aterragem.
Acho que o piloto permitiu um touchdown além do desejado. Eu quando vôo já sou um maricas - e até estava bem confiante para aterrar bem, pois tudo reunia boas condições - fiquei além do acagaçado e aquém do borrado com o impacto. O facto de nesse mesmo instante a minha moçoila ter rebentado um balão de pastilha elastica no ouvido não ajudou, mas fiquei naquela, hoje não te deixo gorjeta!
Para a próxima é TAP e só TAP.
E prontos fui todo contente por Lisboa a fora.
Adoro finais felizes :)