Avião da TAP interceptado por dois caças alemães [MODERADO]

Aqui ficam as notícias que irão aparecer na página inicial do site.

Moderadores: Comandante, ATC

Regras do Fórum
Como colocar uma notícia no FSP:
TÍTULO - Colocar um título que descreva o conteúdo da notícia.
IMAGEM - Coloque o link para uma imagem pequena(200x200) ex: [imgfloat=left]http_url_da_imagem_jpg[/imgfloat].
CONTEÚDO - Coloque o conteúdo da Notícia (cerca de 400 caracteres) e se quiser coloque mais algumas imagens.

ATENÇÃO:
O máximo permitido para imagens é de 400px de largura.
melo
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 289
Registado: segunda nov 12, 2007 12:00 am

Avião da TAP interceptado por dois caças alemães [MODERADO]

Mensagem por melo »

Avião da TAP interceptado por dois caças alemães

Um avião da TAP foi interceptado por dois caças alemães este domingo sobre a fronteira germânica com a Holanda, depois de o avião ter estado incontactável durante algum tempo, confirmou uma fonte da companhia aérea ao tvi24.pt.
A aeronave em causa, um A320-200, viajava de Lisboa para a capital dinamarquesa, Copenhaga, quando não respondeu a uma tentativa de contacto por parte dos Serviços de Controlo Aéreo da Bélgica, mesmo depois de terem sido utilizadas as frequências de emergência, de acordo com o site especializado «The Aviation Herald».

Segundo o site, o avião atravessou incontactável a Holanda e quando entrou em território alemão foi interceptado por dois caças germânicos.

Uma fonte das relações públicas da TAP disse ao tvi24.pt que o comandante da aeronave recebeu um aviso desta intercepção por parte das autoridades alemãs perto da cidade holandesa de Maastricht, sem poder precisar se nessa altura as comunicações já estariam totalmente restabelecidas nos dois sentidos.

A TAP explica que a intercepção se deveu a um «um problema a nível das comunicações» que impediu «durante um período de tempo» o contacto do avião, sem que fosse adiantada a duração desse período. O «The Aviation Herald» diz que ela se prolongou durante 35 minutos e só se resolveu já com o avião sobre o Mar do Norte.

A TAP salienta que na «aviação a segurança é a prioridade» e que foi esse o motivo que levou a força aérea alemã a realizar a intercepção. Esta operação não representou, de acordo com a transportadora aérea portuguesa, «qualquer risco» para os passageiros, não teve «visibilidade» por parte dos ocupantes, nem foi motivo de «perturbação».

«O avião acabou por aterrar em segurança em Copenhaga», disse a fonte da TAP, salientando que o problema com as comunicações «foi reportado e está a ser avaliado»
NaNi_PiLoTo
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 6
Registado: quarta out 29, 2008 12:00 am

Avião da TAP sem rasto 35 minutos

Mensagem por NaNi_PiLoTo »

Voo TP-504 foi escoltado por dois caças alemães

Um avião da TAP que fazia, no domingo, a ligação entre Lisboa e Copenhaga, na Dinamarca, perdeu o contacto de rádio durante 35 minutos. A notícia foi avançada no próprio dia pelo site The Aviation Herald e ontem confirmada ao metro pela TAP.
"Houve um problema de comunicação que está a ser avaliado pela companhia. Mas tudo decorreu com normalidade", disse a porta-voz da transportadora, Isabel Palma.
A perda de comunicação surgiu quando o voo TP-504 sobrevoava Paris e só foi recuperada no Mar do Norte. Ao passar os céus da fronteira entre Holanda e Alemanha, Chegou mesmo a ser escoltado por dois caças alemães, adianta o site. " O comandante sabia que seria interceptado", diz a porta-voz da TAP.
Um piloto de linha aéria, que prefere manter o anonimato, explica ao metro quue " as quebras de comunicação são muito raras", e que "há protocolos estabelecidos para os casos de escolta". "O caça aproxima-se pela esquerda e comunica com o comandante por sinais", explica.
Ao longo de 250 milhas náuticas o avião esteve sem rádio, não havendo ainda uma causa para o sucedido. " Sem saber os factos, a única coisa que se pode fazer é especular", conclui o piloto.

Noticia publicada no jornal Metro, por Patricia Tadeia
Data notícia 20/10/2009
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Re: Avião da TAP interceptado por dois caças alemães [MODERADO]

Mensagem por ELCarma »

2 Jornalistas -» 1 Noticia = Topico fundido.