certificado médico

Coloquem aqui dentro todas as conversas offtopic , mantenham-nas com respeito e sem Spam.

Moderadores: Comandante, ATC

secret_rff
Capitão
Capitão
Mensagens: 425
Registado: domingo dez 30, 2007 12:00 am

certificado médico

Mensagem por secret_rff »

boas

eu gostava de partilhar com voces um problema que eu tenho, para me dizerem o que acham

é assim, eu tenho um probleminha nos joelhos, nada de muito grave, muito pouco condicionante de actividade fisica, e eu, assim como acho que todos nos, ou pelo menos grande parte, gostava de me tornar piloto.
eu já falei com um piloto, (real, da TAP), e ele disse que em prinicipio não haveria problema.

eu estive a ler a legislação e encontrei isto:
"6.3.2.24 The applicant shall not possess any abnormality of the bones, joints, muscles, tendons or related structures
which is likely to interfere with the safe exercise of the applicant’s licence and rating privileges."

e agora gostava que me dissessem o que acham, se eu tenho possibilidade de ser ou não.


e outra coisa, alguem sabe por quanto tempo é valido o certificado médico? classe 1, obviamente


obrigado a todos pela atenção,
secret_rff
Fmpm
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 131
Registado: domingo set 19, 2010 5:55 pm

Re: certificado médico

Mensagem por Fmpm »

Pois, isso depende do "probleminha".
Não te esquecas que as admissões são por eliminatórias e só entram os melhores, o que significa:
- Se houver 5 Vagas e houver 7 sem "probleminhas" ...

Posso-te dar o meu exemplo, tenho daltonismo não consigo distinguir uma frequecia do vermelho, ou seja se tiver 2 vermelhos e um deles for essa frequencia, para mim são os dois iguais, 8O e nunca ia descobrir se não fosse fazer exames de admissão para a força aerea. Resultado, chumbei.
Andei a tirar o brevet de planadores e fiz exames medicos no INAC e passei, mas disseram-me que para piloto comercial são mais rigorosos.

Conclusão, para privado deves conseguir sem problemas, quando passares para a parte comercial mesmo que consigas tirar o brevet, tens sempre a malta sem "probleminhas" que passa á frente.
Posso-te dizer que há muitos pilotos desempregados e muitos a voar lá fora de borla para fazer horas, é uma selva, entram os melhores e os que tem aquilo que se poe por baixo dos moveis para nivelar... ah sim... cunhas.
Melhor local para tirar o brevet, EUA.
secret_rff
Capitão
Capitão
Mensagens: 425
Registado: domingo dez 30, 2007 12:00 am

Re: certificado médico

Mensagem por secret_rff »

é assim, o probleminha que eu tenho é uma especie de desalinhamento na rotula (o nome do q eu tenho nada pelo medico ortopediste é SHPEP -> Sindrome Hiper-Pressao E da Patela (o E não me lembro o que é e a patela é a rotula :b ) e explicado de uma maneira assim simples, como o rotula nao segue o alinhamento normal, vai para fora, em casos de muita força e muito repetidamente posso ir desgastando a cartilagem... mas pronto, ha um exercicio q eu faço para fortaleçer um musculo que, segundo o medico, puxa a rotula para o sitio certo... por isso é que eu estou convencido que não ha problema, porque a pilotar um aviao não tenho propriamente de estar a fazer flexoes com as pernas (um exemplo de desporto que não posso praticar é o remo, por causa da parte do ciclo da remada em que se flecte as pernas), mas pronto, basicamente é isto

e eu curtia milhoes tirar o brevet nos EUA, mas é um bocadito mais complicado, dinheiritos e tal :p
maria
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 9
Registado: terça set 28, 2010 2:46 pm

Re: certificado médico

Mensagem por maria »

pois infelizmente esse é um grande obstáculo, o do dinheiro...
há tanta malta cheia de vontade e sem ter como e depois outros que podiam e nada...e mais a questão das cunhas como já foi referido...que coisa... mas será que não haverá nenhuma bolsa para a malta poder tirar o brevet? (em portugal ou estrangeiro...)
mcunha
Oficial
Oficial
Mensagens: 176
Registado: quarta mai 13, 2009 9:19 am

Re: certificado médico

Mensagem por mcunha »

Pois, que bom seria se este fosse o Paìs dos doutores, advogados, engenheiros, pilotos etc...
Melhor seria se o Paìs (todos nós) pagassemos bolsas para satisfazer todos esses sonhos!!!
Bom, e agora caindo no Paìs real, nada é nem pode ser assim, e julgo também, salvo melhor opinião, que este não será o local próprio para discutir este assunto que afecta tanta gente infelizmente.
Sugiro uma consulta ao site do Ministério da Educação e/ou o da Direcção Geral da Aeronautica Civil ou ainda do Ministério dos Transportes e Comunicações (não sei se é assim que se chama porque não sou muito dado à política).
No entanto, e dada a minha paixão por tudo que diga respeito à aeronautica incentivo-os a continuar a pesquisa, por forma a concretizarem os vossos mais que merecidos anseios.
Boa sorte a todos e quem sabe, bons voos um dia.
SirDaniel
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 254
Registado: quarta dez 31, 2008 7:54 pm

Re: certificado médico

Mensagem por SirDaniel »

Pá penso que não haja problema, como disses-te não usas as pernas, a não ser para dar leme :) (brincadeira :mrgreen: )como vês há pilotos que usam óculos inclusive, agora pela FAP é claro que não só mesmo a pagantes, agora isso da bolsa, existe não para pagar cursos como estes, mas também sou da tua opinião, se uma pessoa for mesmo boa e merecer, porque não ter uma ajuda pela parte do estado? Repara este ano concorri a bolsa para o 10º e consegui, ganhei 1200€ proximo ano concorro outra vez, e sempre assim até ao 12º quando acabar o 12º já tenho uma verba para me ajudar nas dispesas que possa ter, apesar de ir tentar ingressar na FAP, e lá pelo menos tenho tudo pago pelo estado :D
Mas força nisso não desistas que eu também não :wink:

Abraços.
secret_rff
Capitão
Capitão
Mensagens: 425
Registado: domingo dez 30, 2007 12:00 am

Re: certificado médico

Mensagem por secret_rff »

pois, eu tambem tenho essa ideia, por isso é que acho que não vou ter grandes problemas, mas de qualquer das maneiras vim aqui perguntar para saber a vossa opiniao :D

e em relação ha bolsa, é mesmo uma pena enorme que não haja, há bolsas para tanta coisa, mas pessoas como nos, que queremos seguir uma carreira que apoia muita gente (sim, porque se não houverem pilotos as pessoas deixavam de viajar pelo mundo) mas pronto, não há muito que possamos fazer, a não ser tentar ir para a Força Aerea e assim não temos custos, mas tambem demoramos 6 anos a acabar o curso em vez de 18 meses, mas pronto, não ha grandes hipoteses para nos.

mas como o SrDaniel disse, o que importa é não desistir, e lutar-mos o maximo que possamos para alcançar este nosso sonho :D
migconde
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 1
Registado: segunda fev 15, 2016 3:08 am

Re: certificado médico

Mensagem por migconde »

Muito boa noite, eu vi este link, e comecei a ler um pouco do que estavam aqui a falar e o assunto chamou a minha atençao, porque eu tambem sou mais um sonhador, tenho o sonho de poder ser piloto e voar livremente.
Mas tambem tenho um "pequeno" problema, e gostava que me tentassem ajudar para eu poder saber se consigo ou não um dia tirar o brevet e poder voar.
O meu problema é que eu aos meus 7 meses apanhei meningite, e oque me afetou que podia ser 1001 coisas, foi nas pernas, que fiquei com uma perna mais curta que outra 6 cm, mas tenho vindo a fazer operações ás pernas para ficarem normais, e ainda tenho mais para fazer, cada uma vai melhorando o meu estado fisico eu faço tudo perfeitamente bem, corro, salto tudo, e posso fazer um esforço e fazer mais operações para realizar o meu sonho um dia, as operações que faço são com o uso de um aparelho chamado ilizarov não sei se alguem aqui conhece, mas podem-se informar sobre ele.
Eu sou um rapaz totalmente normal faço tudo como qualquer outra pessoa, com a idade que tenho agr 16 anos tenho 1,71 acho que para o problema que tenho é bastante bom, sinto-me totalmente bem sou uma pessoa sua normal como outra qualquer.
Apenas tenho esta dúvida se alguem me conseguir ajudar agredecia, obrigado aguardo uma resposta. :wink: