Como aterrar um avião por ILS ou GPS ?

Problemas com os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

Mickel
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 29, 2012 1:19 pm

Como aterrar um avião por ILS ou GPS ?

Mensagem por Mickel »

bem devem estar a penssar duas coisas, 1º "que pergunta tão parva!" 2º "isto ja existe em um tópico anterior!".. e é verdade... mas quero tirar a minha duvida de uma vez por todas... tenho o FSX a algum tempo... mas nunca o joguei a serio... e agora vejo que jogo é realmente uma maravilha!!, e é o seguinte: ao fazer uma viagem, sei já usar algumas coisas do GPS, como ajuda na deslocação de um aeroporto para outro... usando o piloto automático... mas li em varios tópicos que é possivel fazer aterrar um avião por ILS (mas nem todos os aeroportos possuem isto) e por GPS através do PROC para activar a aproximação através de um vector.. mas acontece que o avião fica as voltas... (num vector) e nada de aterrar... e não sei como uso o ILS nem o GPS para uma aterragem em segurança... quem me puder ajudar, era bom! e desculpem por esta ser uma pergunta básica... :? :(
mfua
Capitão
Capitão
Mensagens: 391
Registado: quinta jan 20, 2011 3:07 pm

Re: Como aterrar um avião por ILS ou GPS ?

Mensagem por mfua »

Mickel
Faz o seguinte.
Vais ao youtube vês os tutoriais como aterrar por iLS. (LINK em Baixo)
Tens lá centenas de vídeos a explicar isso.Depois, se continuares com dificuldade, estaremos aqui para te ajudar melhor.
hh)
Bons voos...

Link:
http://www.youtube.com/results?search_q ... 14l11l11l0
Mickel
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 29, 2012 1:19 pm

Re: Como aterrar um avião por ILS ou GPS ?

Mensagem por Mickel »

mfua Escreveu:Mickel
Faz o seguinte.
Vais ao youtube vês os tutoriais como aterrar por iLS. (LINK em Baixo)
Tens lá centenas de vídeos a explicar isso.Depois, se continuares com dificuldade, estaremos aqui para te ajudar melhor.
hh)
Bons voos...

Link:
http://www.youtube.com/results?search_q ... 14l11l11l0
mas para além do método de ILS não existe uma forma (via GPS) ??? obrigado pela tua dica ;) vou ver se consigo perceber melhor isto... :) bom bom era umas aulas gratis de como usar o FSX heheheh
Dudu13
Capitão
Capitão
Mensagens: 551
Registado: terça set 08, 2009 8:03 pm

Re: Como aterrar um avião por ILS ou GPS ?

Mensagem por Dudu13 »

Mickel Escreveu:
mfua Escreveu:Mickel
bom bom era umas aulas gratis de como usar o FSX heheheh
Sempre podes pedir ajuda a alguém pelo skype :P
mfua
Capitão
Capitão
Mensagens: 391
Registado: quinta jan 20, 2011 3:07 pm

Re: Como aterrar um avião por ILS ou GPS ?

Mensagem por mfua »

Mickel Escreveu:
mas para além do método de ILS não existe uma forma (via GPS) ??? obrigado pela tua dica ;) vou ver se consigo perceber melhor isto... :) bom bom era umas aulas gratis de como usar o FSX heheheh
Não se aterra via GPS :roll:
No GPS apenas configuras a rota e a pista que vais aterrar por VOR ou por ILS .
Vê lá os vídeos e depois falamos .
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Como aterrar um avião por ILS ou GPS ?

Mensagem por Freeman »

O GPS tem procedimentos semelhantes às aproximações usadas noutros equipamentos. É mais intuitivo e simples, mas, sim, consegues fazer aterragem com apoio (eu disse apoio) ao GPS, tens para isso que na aproximação selecionar a pista em que vais aterrar e se queres aterrar por procedimentos ou por vectores (nao me lembro ao certo). Em qualquer dos casos quando estás em aproximação tens que estar, mais ou menos, 2500 pés acima da altitude da pista, para que o Glide Slope (que é um equipamento do ILS) te consiga levar com o angulo de descida correcto. Mas atenção isto não acontece apenas por selecionares a aproximação que queres, tens que, antes de tudo, activares a tal aproximação no GPS e quando perto do aeroporto de destino, activares o botão APP. Só depois de teres esse botão (APP) activo é que ele entra no procedimento de aproximação e se estiveres à altura certa, começará a descer.
Há outra forma de fazeres aproximação ILS que na minha opinião é mais simples. Quando estiveres em rota procurasabeer a frequencia do ILS da pista em que vais aterrar. Depois colocas essa frequencia no NAV1 (no painel de frequencias). Quando estiveres pronto começas a descer para os tais 2500 pés acima da altitude da pista, já quase na fase final do voo irás começar a ouvir o código de morse isso significa que estás ao alcance do ILS, nessa altura procura alinhar o avião o melhor possivel com a pista e quando isso estiver pronto passas para o modo de NAV e clicas em APP. Desta forma o avião vai fazer a aproximação ILS e aterrar, se bem que se o deixares ir em automatico até ao toque és capaz de rebentar com os pneus.
Boa sorte!
Mickel
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 29, 2012 1:19 pm

Re: Como aterrar um avião por ILS ou GPS ?

Mensagem por Mickel »

Vou por em pratica o que vocÊs disseram, fico muito feliz por ter recebido uma ajuda... sei que ainda tenho muito que aprender... mas este site está a superar as minhas espectativas... até já :) aa)
Mickel
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 29, 2012 1:19 pm

Re: Como aterrar um avião por ILS ou GPS ?

Mensagem por Mickel »

Freeman Escreveu:O GPS tem procedimentos semelhantes às aproximações usadas noutros equipamentos. É mais intuitivo e simples, mas, sim, consegues fazer aterragem com apoio (eu disse apoio) ao GPS, tens para isso que na aproximação selecionar a pista em que vais aterrar e se queres aterrar por procedimentos ou por vectores (nao me lembro ao certo). Em qualquer dos casos quando estás em aproximação tens que estar, mais ou menos, 2500 pés acima da altitude da pista, para que o Glide Slope (que é um equipamento do ILS) te consiga levar com o angulo de descida correcto. Mas atenção isto não acontece apenas por selecionares a aproximação que queres, tens que, antes de tudo, activares a tal aproximação no GPS e quando perto do aeroporto de destino, activares o botão APP. Só depois de teres esse botão (APP) activo é que ele entra no procedimento de aproximação e se estiveres à altura certa, começará a descer.
Há outra forma de fazeres aproximação ILS que na minha opinião é mais simples. Quando estiveres em rota procurasabeer a frequencia do ILS da pista em que vais aterrar. Depois colocas essa frequencia no NAV1 (no painel de frequencias). Quando estiveres pronto começas a descer para os tais 2500 pés acima da altitude da pista, já quase na fase final do voo irás começar a ouvir o código de morse isso significa que estás ao alcance do ILS, nessa altura procura alinhar o avião o melhor possivel com a pista e quando isso estiver pronto passas para o modo de NAV e clicas em APP. Desta forma o avião vai fazer a aproximação ILS e aterrar, se bem que se o deixares ir em automatico até ao toque és capaz de rebentar com os pneus.
Boa sorte!

Posso ser muito burro, ou acharem que sou um totó... mas a verdade é que não consigo perceber como posso aterrar em segurança, vou explicar resumidamente o que eu faço desde a descolagem a até embater o avião LOLOLOL,

é assim, quando vou descolei da pista... coloco o course, a velocidade, a altitude e indico no GPC de que aeroporto estou a partir (exemplo: LPPT) e para onde vou... (LPPR) e ligo o piloto automático...o avião faz a manobra e coloca-se na linha rosa do GPC e o avião automáticamente vai para o aeroporto de destino... depois nos minutos proximos vou descendo, diminuindo a velocidade... etc, mas depois como faço para o aterrar automaticamente por ILS ?? e como alinho automáticamente o avião na pista ??? ou seja, básicamente num 737-800, o que tenho que ligar no painel para que a aeronave aterre hehehhe obrigado pela ajuda que me for dada
:?
suomy
Oficial
Oficial
Mensagens: 188
Registado: terça ago 30, 2011 7:56 pm

Re: Como aterrar um avião por ILS ou GPS ?

Mensagem por suomy »

Mickel o segue este tutorial que ai explica-te tudo desde o inicio da descolagem até a aterragem, der certeza que vais tirar todas as tuas duviadas.

http://www.youtube.com/watch?v=4k_wJ4TlXC8
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Como aterrar um avião por ILS ou GPS ?

Mensagem por Freeman »

Mickel
O avião não faz tudo sozinho, é importante que o piloto mande o avião fazer o que ele (piloto) quer.
por exemplo, estás a voar de Lisboa para o Porto, tens que saber à partida que no Porto apenas a pista 17 tem ILS, ou seja, apenas consegues aterrar por ILS quando estás virado com a frente do avião para SUL. Para isso, fazes o voo normalmente, e quando estás a chegar perto de Ovar, mudas o modo de navegação para Heading e selecionas um Heading que te possibilite passar paralelamente à pista, mas do lado direito desta. Prossegues o voo um bocado mais para Norte deixando o aeroporto para trás e mais ou menos a 20 milhas do aeroporto fazes uma volta à esquerda de 90 graus, isso coloca-te perpendicular à pista. Segues mais um bocado (isto depende do quanto tu passaste ao lado da pista quando estavas paralelo a ela) e voltas novamente 90 graus á esquerda. Esta ultima volta á esquerda vai-te colocar (supostamente) quase alinhado com a pista 17 (a que tem ILS). Apartir daqui, é o trivial, manter 3000 pés, activar o APP e rezar! :D
Dudu13
Capitão
Capitão
Mensagens: 551
Registado: terça set 08, 2009 8:03 pm

Re: Como aterrar um avião por ILS ou GPS ?

Mensagem por Dudu13 »

Mickel Escreveu: mas a verdade é que não consigo perceber como posso aterrar em segurança,
Para isso sempre podes usar o programa FSPassengers. Penso que é muito realista, e se não conseguires à primeira, nem à quinta, nem à décima não desistas, porque se não treinares e não tiveres "elementos de avaliação", aí sim, nunca saberás se aterras um avião em segurança ou não :wink: :wink:
Mickel
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 29, 2012 1:19 pm

Re: Como aterrar um avião por ILS ou GPS ?

Mensagem por Mickel »

BEM!!!! dizem para eu não desistir mas vejo que é o que vai acontecer... é que não percebo NADA de isto.. quando comprei o jogo (devido a minha paixão (limitada) pela aviação) não imaginava que o jogo fosse tão real e tão complexo... eu não percebo mesmo nada... tipo, sei la se estou a 90º da pista, se a pista tem ILS ou não (ja estive a ver cartas de navegação, e é tanto numero....que nem percebo)... vocÊs devem estar a pensar que o melhor é eu desistir... pois, e devem ter razão :cry: :? Obrigado pela ajuda do tutorial, vou ver o video, mas agora com isso de um aeroporto ter mais que uma pista e só uma tem ILS :X lixou-me todo xD
Dudu13
Capitão
Capitão
Mensagens: 551
Registado: terça set 08, 2009 8:03 pm

Re: Como aterrar um avião por ILS ou GPS ?

Mensagem por Dudu13 »

Para saberes se a pista tem ILS ou não vai ao mapa do FSX. Não sei se sabes interpretar o básico do mapa, mas aqui vai uma ajuda:
11111.jpg
Clicas em cima do aeroporto e aparece-te isto:
2222.jpg
Se preciares de mais ajuda diz algo.

Ah, e o HDG do ILS penso que é o que se coloca no course na aproximação por ILS, alguém confirma pfv.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
suomy
Oficial
Oficial
Mensagens: 188
Registado: terça ago 30, 2011 7:56 pm

Re: Como aterrar um avião por ILS ou GPS ?

Mensagem por suomy »

Sim o hdg é para ser colocado no cursor.
Mickel
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 29, 2012 1:19 pm

Re: Como aterrar um avião por ILS ou GPS ?

Mensagem por Mickel »

Obrigado pelas imagens, foram bem porreiras :D percebi muito melhor assim :D serio, obrigado... :D