[DESACTUALIZADO] Plano de voo - 1º Exame

Fórum de discussão da companhia virtual FSP.

Moderadores: Comandante, ATC

Staggering
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 09, 2012 10:36 pm

[DESACTUALIZADO] Plano de voo - 1º Exame

Mensagem por Staggering »

Boas,

Eu sou novo por aqui e apenas voei offline. Apenas sei (mais ou menos :oops:) levantar um avião e aterra-lo, mas provavelmente a infringir tudo e mais alguma coisa, tipo velocidade de descolaem e aterragem, ângulos de ataque correctos, aproximações, etc.

Já fiz o primeiro exame teórico e agora vem o exame prático!

O exame vai ser um voo entre Cascais e Faro, já vi o plano de voo, mas não o sei interpretar!

Coloquei o plano em anexo!

Alguém me pode ajudar?
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
suomy
Oficial
Oficial
Mensagens: 185
Registado: terça ago 30, 2011 7:56 pm

Re: Plano de voo - 1º Exame

Mensagem por suomy »

Boas.
Se pesquisares no forum tens toda a imformação que precisas, mas deixo-te ai como deves configurar o fsx com o teu plano de voo.

http://www.flightsimulatorportugal.com/ ... no_voo.pdf
Staggering
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 09, 2012 10:36 pm

Re: Plano de voo - 1º Exame

Mensagem por Staggering »

Obrigado!

Eu sabia que já tinha visto isso nalgum lado, mas adei aqui ás voltas e não conseguia encontrar novamente!

Já agora, na minha Central Piloto, tenho o meu voo marcado, como mostra a imagem em anexo e aparece com partida às 15h00.
Tenho de efectuar o voo exactamente a essa hora, ou pode ser a qualquer hora? E em que dia?

Cumps!
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
suomy
Oficial
Oficial
Mensagens: 185
Registado: terça ago 30, 2011 7:56 pm

Re: Plano de voo - 1º Exame

Mensagem por suomy »

Tens 24 horas para poderes fazer o voo, e podes fazer o voo a qualquer hora , mas como esse é o teu exame não sei se será bem assim, mas normalmente é assim, apesar de que se o fizeres na hora marcada alem de ser mais realista a FSP ganha mais no rank se comprires o voo no horario.
Mas como te disse pesquisa no forum ou então vai a FSP VIRTUAL e clica em tutorial ai tens todas as regras.
piuozorio
Administrador
Administrador
Mensagens: 2379
Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am

Re: Plano de voo - 1º Exame

Mensagem por piuozorio »

Boas,
é como o suomy disse, só não me recordo se é 24h ou 12h.
Tenham tenção onde colocam os tópicos, tópico movido.
Staggering
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 09, 2012 10:36 pm

Re: Plano de voo - 1º Exame

Mensagem por Staggering »

Obrigado pelas dicas!

Mas será que alguém consegue dar uma explicação pormenodizada do que é descrito no Plano de Voo que apresentei em cima?
Seria bom para poder comprender correctamente o plano e cometer o menor número de erros possível, para além de poder ser útil para muitos pilotos! :wink:
Por exemplo, na parte onde é descrito o FLIGHT PLAN ROUTE, temos:

LPCS/17 N0214F04 ESP DCT VFA LPFR/28

Nesta informação, penso que podemos saber que saímos do aerodromo de Cascais, pista 17, N0214 não sei o que quer dizer, F040 penso que quer dizer que devemos manter 4000 pés de altitude, em direcção ao VOR de Espichel, DTC penso que deverá ser outro VOR, mas que não consigo encontrar e finalmente em direcção ao VOR VFA que penso que se encontra no aeroporto de Faro e aterrar na pista 28.

Em relação ao resto de informação que aparece no plano tenho muitas dúvidas, inclusíve saber o que é realmente necessario ou se toda a informação é importante.

Obrigado e bons voos!
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Plano de voo - 1º Exame

Mensagem por Freeman »

Staggering Escreveu: LPCS/17 N0214F04 ESP DCT VFA LPFR/28
Boas
LPCS/17 - Cascais pista 17 de saida (atenção que não tens que descolar dessa pista, o plano de voo atribui essa porque na hora em que ele é gerado o vento esta para essa pista)
N0214 - Velocidade máxima em cruzeiro 214 Nós
F04 - Altitude em cruzeiro 4000 pés ( e não Flight Level 40, ou Flight level 040)
ESP - é o VOR, conhecido como ESPICHEL, para além da sua utilização na navegação em rota é um ponto de saida/entrada de Lisboa (usado nas SID's e STAR's, (mais para a frente logo verás o que é))
DCT - é a siglo usada para dizer DIRECTO
VFR - é o VOR localizado junto ao Aeroporto de Faro. Para além da sua utilização em rota, serve também como ajuda a Aproximações à pista.
LPFR/28 - Aeroporto de Faro pista 28 ( (atenção que não tens que aterrar nesta pista, o plano de voo atribui essa porque na hora em que ele é gerado o vento esta para essa pista)

Leitura da rota:
Sais de Cascais pela pista 17, sobes para 4000 pés e mantens velocidad de 214 Knts, vais pelo ESPICHEL e segues directo ao VFA, aterras em Faro na pista 28.
Simples!! :D :D
Leandro_stage6
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 27
Registado: terça mar 06, 2012 2:05 pm

Re: Plano de voo - 1º Exame

Mensagem por Leandro_stage6 »

Permite-me colocar apenas uma questão. Estás a fazer exame prático para quê?! É que ter o teorico feito e não saber ler um flight planner acho que não é muito positivo.. ainda assim, boa sorte! :wink:
Staggering
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 09, 2012 10:36 pm

Re: Plano de voo - 1º Exame

Mensagem por Staggering »

Estou a fazer o exame prático para piloto.

Eu sou novo por estas andanças, e como curioso, vou lendo umas coisas por aí. Já tenho algumas noções, mas ainda me falta quase tudo! :oops:

Quanto à interpretação dos Planos de Voo, ainda não encontrei nada que explicasse o seu conteúdo, por isso criei este tópico.

Em relação à FLIGHT PLAN ROUTE contida neste Plano de Voo, já tinha noção de quase toda a informação, no entanto fiquei esclarecido com a explicação do Freeman. Obrigado Freeman! aa)
Mesmo assim, uma FLIGHT PLAN ROUTE pode conter mais informação (como por exemplo, aquela que aparece no Tutorial para configurar o FSX com base no plano de voo, aqui no FSP-VA) e ainda não consegui encontrar nada que explicasse com mais pormenor toda a informação que pode conter.

Em relação ao resto do Plano de Voo, sei que FOB é o combustível (no meu caso 56 galões, penso eu), Load a carga que o avião leva (no meu caso 200 kg), o METAR compreendo mais ou menos, uma vez que já vi aqui no forum uma explicação sobre isso, mas no que respeita ao resto da informação não sei, sendo que pode ser informação importante para o voo.

O problema, no fundo, é que, para quem não tem conhecimentos de pilotagem de aviões, e começa do zero, não há nenhum sítio, pelo menos que eu conheça, onde tenha a informação organizada de forma a podermos desenvolver um conhecimento gradual e por etapas. A informação na net é muita e não sabemos por onde começar e para onde devemos ir a seguir!

Não sei se seria possível criar aqui no forum uma secção própria para instrução, onde tivesse a informação organizada para quem começa (... e também para quem cá anda à algum tempo! :) ) para que possa haver um conhecimento mais consistente.

De qualquer das maneiras temos de nos esforçar para aprender o mais possível!

Obrigado e se poderem dar mais umas dicas agradeço!

Grande abraço!
Leandro_stage6
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 27
Registado: terça mar 06, 2012 2:05 pm

Re: Plano de voo - 1º Exame

Mensagem por Leandro_stage6 »

Staggering Escreveu:Estou a fazer o exame prático para piloto.

Eu sou novo por estas andanças, e como curioso, vou lendo umas coisas por aí. Já tenho algumas noções, mas ainda me falta quase tudo! :oops:

Quanto à interpretação dos Planos de Voo, ainda não encontrei nada que explicasse o seu conteúdo, por isso criei este tópico.

Em relação à FLIGHT PLAN ROUTE contida neste Plano de Voo, já tinha noção de quase toda a informação, no entanto fiquei esclarecido com a explicação do Freeman. Obrigado Freeman! aa)
Mesmo assim, uma FLIGHT PLAN ROUTE pode conter mais informação (como por exemplo, aquela que aparece no Tutorial para configurar o FSX com base no plano de voo, aqui no FSP-VA) e ainda não consegui encontrar nada que explicasse com mais pormenor toda a informação que pode conter.

Em relação ao resto do Plano de Voo, sei que FOB é o combustível (no meu caso 56 galões, penso eu), Load a carga que o avião leva (no meu caso 200 kg), o METAR compreendo mais ou menos, uma vez que já vi aqui no forum uma explicação sobre isso, mas no que respeita ao resto da informação não sei, sendo que pode ser informação importante para o voo.

O problema, no fundo, é que, para quem não tem conhecimentos de pilotagem de aviões, e começa do zero, não há nenhum sítio, pelo menos que eu conheça, onde tenha a informação organizada de forma a podermos desenvolver um conhecimento gradual e por etapas. A informação na net é muita e não sabemos por onde começar e para onde devemos ir a seguir!

Não sei se seria possível criar aqui no forum uma secção própria para instrução, onde tivesse a informação organizada para quem começa (... e também para quem cá anda à algum tempo! :) ) para que possa haver um conhecimento mais consistente.

De qualquer das maneiras temos de nos esforçar para aprender o mais possível!

Obrigado e se poderem dar mais umas dicas agradeço!

Grande abraço!
Boas,

Permite-me discordar mas isso de "não há nenhum sítio" é totalmente falso, digo-te isto porque comecei exactamente como tu, do zero, e tudo o que sei foi de muita pesquisa e estudo. Apesar de trabalhar no aeroporto de Lisboa nada aprendi sobre aviação, e estou inscrito neste forum há pouco tempo. É tudo uma questão de persistência e saber pesquisar. Por exemplo aqui em casa tenho cerca de 700 ou 800 paginas sobre aviação desde princípios básicos de voo, a metars, vor's, ILS, LDM (folhas de carga), IFR, VFR, constituição de uma aeronave, enfim um monte de coisas e tudo retirado na net! A wikipedia é um mundo disso te garanto, e lembra-te sempre que não és a primeira pessoa a colocar questões. O que quero dizer com isto é que por certo encontras sempre algo relacionado com o que procuras pois alguém já teve esse duvida, se não resultar em português pesquisas em Inglês! Quanto a mim, que muito ainda tenho a aprender, ajudo-te naquilo que souber e puder mas também tens que ter interesse e ter paciência para estudar. A grande diferença do FS para outros jogos é que não é só instalar e jogar como se fosse "fácil", exige estudo e muita paciência ;)

Já agora a nível de metares permite-me dizer que o metar contido no teu FP pode ser irrelevante, pois é colocado na altura de origem da folha. Ao fazer aproximação deves consultar o ATIS para teres uma ideia em que pista deves aterrar (que deve ser indicada pelo ATC!). Sempre contra o vento ;)

Um abraço e bons voos ;)
Staggering
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 09, 2012 10:36 pm

Re: Plano de voo - 1º Exame

Mensagem por Staggering »

Claro que sim Leandro_stage6, tens toda a razão!

Não sei se reparaste , mas no post onde escrevi "não há nenhum sítio" onde se encontre a informação organizada, referi claramente que era apenas que eu conhecesse!
Já agora, se o há poderias partilhar, se não te importares!

Informação espalhada por vários sítios, existe, como referiste, e como eu o também tinha referido.

É claro que já fui parar à wikipedia e a muitos outros sítios, com dezenas e dezenas de páginas de informação. Tanta que chego a um certo ponto e já não sei por onde comecei a pesquisar, e com o cansaço, acabo por desistir e voltar mais tarde, e começar, provavelmente, do mesmo ponto.

Mas o que eu quis dizer, é que eu próprio não conheço nenhum sítio onde a informação esteja organizada de modo a começarmos a estudar primeiro uma matéria, depois passar para outra, e assim por aí fora, como se tivéssemos um professor a ensinar, passo a passo o que devemos aprender. Bastava qualquer coisa como um índice organizado, de modo a depois pesquisarmos sobre essas matérias.
É que a informação é tanta, que se não soubermos o caminho a seguir, podemos deixar coisas importantes para trás.

Por exemplo, não me parece que, para quem esteja a começar do zero, comece por estudar fraseologia ou metars ou cartas de voo, percebes?

Era apenas isso que eu me referia.

Eu sei bem que não sou o primeiro a colocar questões, por muita pena minha, uma vez que apenas agora descobri este mundo fantástico da aviação virtual! Já que, muito provavelmente, não irei ter hipótese de entrar na aviação real, pelo menos divirto-me na virtual!

No entanto, e como já tinha referido no outro post e que acabaste por reforçar, e muito bem, não há nada como insistir e procurar o conhecimento! Não é por ele estar disperso que vou desistir!

De qualquer das maneiras, obrigado pela atenção!

Abraços!
Leandro_stage6
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 27
Registado: terça mar 06, 2012 2:05 pm

Re: Plano de voo - 1º Exame

Mensagem por Leandro_stage6 »

Staggering Escreveu:Claro que sim Leandro_stage6, tens toda a razão!

Não sei se reparaste , mas no post onde escrevi "não há nenhum sítio" onde se encontre a informação organizada, referi claramente que era apenas que eu conhecesse!
Já agora, se o há poderias partilhar, se não te importares!

Informação espalhada por vários sítios, existe, como referiste, e como eu o também tinha referido.

É claro que já fui parar à wikipedia e a muitos outros sítios, com dezenas e dezenas de páginas de informação. Tanta que chego a um certo ponto e já não sei por onde comecei a pesquisar, e com o cansaço, acabo por desistir e voltar mais tarde, e começar, provavelmente, do mesmo ponto.

Mas o que eu quis dizer, é que eu próprio não conheço nenhum sítio onde a informação esteja organizada de modo a começarmos a estudar primeiro uma matéria, depois passar para outra, e assim por aí fora, como se tivéssemos um professor a ensinar, passo a passo o que devemos aprender. Bastava qualquer coisa como um índice organizado, de modo a depois pesquisarmos sobre essas matérias.
É que a informação é tanta, que se não soubermos o caminho a seguir, podemos deixar coisas importantes para trás.

Por exemplo, não me parece que, para quem esteja a começar do zero, comece por estudar fraseologia ou metars ou cartas de voo, percebes?

Era apenas isso que eu me referia.

Eu sei bem que não sou o primeiro a colocar questões, por muita pena minha, uma vez que apenas agora descobri este mundo fantástico da aviação virtual! Já que, muito provavelmente, não irei ter hipótese de entrar na aviação real, pelo menos divirto-me na virtual!

No entanto, e como já tinha referido no outro post e que acabaste por reforçar, e muito bem, não há nada como insistir e procurar o conhecimento! Não é por ele estar disperso que vou desistir!

De qualquer das maneiras, obrigado pela atenção!

Abraços!
Se não há um plano de estudo tens tu que cria-lo! Tenta perceber a base da aviação.. não existe um metodo especifico quando estamos a falar de simulação e muito menos sem "instrutor". Tenta começar por aprender principios basicos de sustentação, sobre instrumentos e componentes de um avião. Interroga-te como funcionam, a historia da aviação e os intrumentos usados para voar hoje em dia. Procura toda a informação que achares necessaria e compila-a de maneira a teres um começo e um fim. Duvido que vás encontrar um site que diga by the book como deves aprender e o que começar a estudar em aviação. Por exemplo os metares são algo facil de aprender, trata-se de "decorar" os termos usados pois é sempre a mesma coisa! Eu por exemplo, ia ao google e metia "metar lppt" e ficava a interpreta-lo até entender a mensagem contida, sempre com a cabula por perto. Chegou a uma altura em que já estava entranhado..

Posso-te ajudar dizendo que manuais tenho aqui comigo, tudo retirado da internet:

-Como voar em VFR
-Como voam os aviões/principios basicos e termos de aviação
-Approach charts e sua interpretação ( tirei ainda a Approach Chart de LPPT como metodo de estudo, da Jeppensen)
-Como se descodifica o METAR e o SPECI de uma forma elementar
-Manual completo GPS (tirado deste forum e só agora reparei :lol: )
-Cartas de aproximação (guia de interpretação, mais um!!)
-Níveis de Voo/Transponder
-Posições criticas de aproximação
-Ajustes de altimetro
-RVSM
-Manual de iniciação para pilotos em voo simulado (Muito bom!)
-DME - Equipamento de medição de distancia na aviação
-VFR
-VOR e NDB
-Codigos Meteorologicos
-Metares
-Espaço aereo, controle e divisão
-Principios basicos da aviação (mais um!)
-Regras de voo por intrumentos
-TAF decoder
-ILS - o que é e como funciona
-Metar/Speci/TAF
-Manual GPS usados em FS2004

É uma questão de procura ;)

Um abraço!
Staggering
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 09, 2012 10:36 pm

Re: Plano de voo - 1º Exame

Mensagem por Staggering »

Obrigado pela partilha do teu arquivo! aa)

Já deu para tirar mais umas ideias das matérias que devo estudar.

Obrigado e bons voos!
Staggering
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 09, 2012 10:36 pm

Re: Plano de voo - 1º Exame

Mensagem por Staggering »

Após mais umas investidas, encontrei um blog que acho que merece ser partilhado aqui no forum:

conhecimentosaeronauticos.blogspot.pt

O blog é Brasileiro, pelo que, alguma informação disponibilizada não se aplica a Portugal, nomeadamente no que respeita às autoridades, mas, em termos gerais, parece-me uma boa fonte de informação.

Abraços!
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Plano de voo - 1º Exame

Mensagem por Freeman »

Boas

Nós por qaui tentamos fazer a nossa parte no que diz respeito a passarmos o que sabemos.
Na realidade somos quase todos uns "wannabes" de pilotos. eheh
Como disse o Leandro, o mundo da aviação, para quem não quer ser piloto na realidade, torna-se uma busca interminavel, uma vez que a informação se encontra espalhada por diversos sites. Mas mais uma vez reforço a ideia que o Leandro passou, que mesmo numa brincadeira como a nossa, para se levar isto um bocadito mais a sério é preciso perder um pouco de tempo a ver tutoriais, a ler e a pesquisar.
O forum acaba por ser um ponto de partilha de informação, como vocês o estão ao fazer.
Como administrador fico contente por ler um post onde se trocam ideias e fica gravado para mais tarde alguem que passe pelas mesmas situações, tenha aqui uma base para começar!! Good Work!