"Piloto inexperiente precisa de ajuda"

Outros problemas que não se englobem nos outros Fóruns

Moderadores: Comandante, ATC

paulojcbruno
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 331
Registado: domingo out 26, 2008 12:00 am

Re: "Piloto inexperiente precisa de ajuda"

Mensagem por paulojcbruno »

MrMorganPT Escreveu:Bem agora ja vejo essa resposta como constructiva .

Em relação ao utilizador paulo.bruno99 , das poucas vezes que tentei falar com ele (2x) não obtive resposta , mas é claro que que cada um tem a sua vida e não critico por isso e aguardo qualquer dica no futuro .
não basta dizer ola no Skype
eu não adivinho se e só para dizer ola ou se e para ajudar
os únicos com direito a resposta com ola são a amigas
mas pronto ate breve para o tira duvidas
MrMorganPT
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 11
Registado: quinta abr 19, 2012 4:18 am

Re: "Piloto inexperiente precisa de ajuda"

Mensagem por MrMorganPT »

Bem , em vez de perceber mais estou a ficar confuso com isto ...

Ora uso o 737 800 Original igual ao do video , quando começa o "pi pi pi" do ILS , altero a navegaçao para nav . A frequencia está introduzia correctamente (Neste caso vindo de sul de faro introduzi 109.10 No ils e meto o course 28 como indicado ) , vou a 3 mil pes , estou abaixo do GS tudo ok , agora ver o avião virar para a pista... vai sempre o frente o que me está a falhar aqui :S
MrMorganPT
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 11
Registado: quinta abr 19, 2012 4:18 am

Re: "Piloto inexperiente precisa de ajuda"

Mensagem por MrMorganPT »

Imagem

http://i48.tinypic.com/4s1a3o.jpg

Ora eu venho do sul de faro .. e pretendo aterrar na pista que tem a seta pequena apontada que segundo vejo tem o ils 109.10 e o course 28 , eu introduzo os dados , ele detecta que estou a baixo do GS , mas orientação para a pista está quieto .. tenho os botoes ligados como no video que o Tobecas indicou http://www.youtube.com/watch?v=6-c710SHDU0

O que me está a escapar aqui :S
Staggering
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 09, 2012 10:36 pm

Re: "Piloto inexperiente precisa de ajuda"

Mensagem por Staggering »

Com certeza estará a falhar alguma coisa!
Se estás a proceder exactamente como vem nesse vídeo, o avião terá de ficar alinhado com a pista.
Tenta rever novamente o vídeo e aponta todos os passos para depois não perderes nenhum enquanto fazes a aproximação.
Eu fiz uma apresentação com base nesse video. Assim que poder posto aqui, se der! Assim pode ser que consigas imprimir para seguir todos os passos, sem dúvidas.
Staggering
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 09, 2012 10:36 pm

Re: "Piloto inexperiente precisa de ajuda"

Mensagem por Staggering »

Aqui vai!

Tive de compactar o ficheiro em vários ficheiros porque só é possível fazer o upload de ficheiros até 1MB e este tinha 5MB.

Saca-os todos e descompacta.

Lá dentro está um PDF.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
MrMorganPT
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 11
Registado: quinta abr 19, 2012 4:18 am

Re: "Piloto inexperiente precisa de ajuda"

Mensagem por MrMorganPT »

Bem desde ja um obrigado a todos .

Lá consegui aterrar em LPPT vindo do sul e como queria .

Revi os turoriais em video e em pdf como o colega Staggering forneceu . E Não encontrei diferença nos meus procedimentos , excepto que desta vez fiz uma "curva" grande antes, de modo a me conseguir alinhar mais com a pista antes de ligar o Nav , sendo que desta vez depois de o ligar ele sosinho tratou do resto .

Tenho ainda muitas duvidas como é obvio , mas vou tentar ir aprendendo e qualquer coisa ja sei que tenho aqui colegas dispostos a ajudar .

Ainda tenho duvidas a interpretar as cartas de voo , sendo a minha principal preocupação saber a altitude de interceptar o GS neste momento , em alguns casos entendo bem , noutros nem por isso .

Com isto julgo que estou a dar uma volta muito grande antes de aterrar mas ao menos já la vou , cada coisa a seu tempo .

Existem ainda muitos pormenores a alimar , dados tecnicos do aviao em si , altitude para desligar o AP etc .

Um obrigado de novo a todos :)
Leandro_stage6
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 27
Registado: terça mar 06, 2012 2:05 pm

Re: "Piloto inexperiente precisa de ajuda"

Mensagem por Leandro_stage6 »

Não desistas pois sem esforço nada se consegue. Faço-te uma pergunta.. alguma vez perdeste tempo a voar com os aviões ditos "pequenos"? Pelas tuas duvidas parece-me que não e esse é de facto um grande problema, não podemos começar a casa pelo telhado senão corre mal.

Posso-te dar uma pequena ajuda, se conseguires voar com airbus a320 (é o que eu uso e só falo por este) é a tarefa mais facil do mundo, nos outros não há-de ser muito diferente :)

Voas de LPFR para LPPT em LOW ALT por IFR bla bla bla.. a cerca de 30/35 milhas de LPPT configuras o GPS no botão NRST escolhes LPPT, metes activate e carregas no CLR até voltares à imagem inicial. Depois no botão PRCD escolhes ILS RWY03, activas e voltas a carregar no CLR at'e voltares à pagina inicial (para voltares ficas a carregar no CLR durante uns segundos!). Depois no course metes 028 (que é o course da rwy 03) (NOTA: O course só vai servir para aterrares, até lá chegares usa só o botão HDG!), preparas 1 de travagem (chega bem que a pista é grande) e pedes permissão para aterrar na três. Configuras o NAV 1 para a sintonia 109.10 e esperas que a torre dê ordem para desceres pros 3000 pés, apartir daí é só fazeres o ILS normal.. ;)

NOTA: isto é só assim por alto, uma boa aterragem envolve um pouco mais que isto, flaps, IAS etc mas é só para que entendas que não é de um dia para o outro que se faz isto..

Recapitulando:

COURSE: 028
NAV1: 109.10
IAS: 250 kt se abaixo do FL 100 (se quiseres levar isto mais a serio..)

Quando no GPS já te for visivel o aeroporto de chegada ao longe (neste caso LPPT) certifica-te que voas via GPS. Carregas no botão PRCD e metes activate approach, apartir deste momento o avião será levado até essa linha de alinhamento com a cabeçeira da 03 e é aqui que o ILS tem o seu truque..

Assim que o avião alinhar com essa linha (azul ou lá o que é ) passas do modo GPS para o modo NAV e ficas atento ao teu horizonte artificial pois é neste que reside o truque do ILS.. à medida que te aproximas no aeroporto (certifica-te que voas a 3000 pés!!) do lado direiro no horizonte artificial irá aparecer uma seta verde que vai descendo à medida que avanças.. assim que essa seta ficar centrada (a meio do horizonte artitifical, o que divide a "terra" do "ceu" carregas em no botão APPR, full flaps e vais controlando a descida..

Apartir daqui é ires treinando e tentar aterrar sempre com uma baixa IAS (prai 120/130 kts), full flaps, landind lights e brakes activos.. tenta sempre fazer um toque suave, isso ganha-se com o tempo..

ATT: o que te explico aqui é muito rudimentar mas tu não tens noção das horas "perdidas" como lhes chamas (brincadeira) que eu tenho a estudar este jogo e aviação.. tens que batalhar muito se de facto gostas disto e é nisto que nos somos melhores ;)

P.S: certifica-te que o NAV1 está activo, irás ouvir um código morse assim que o sinal for captado ;)

Qualquer duvida dispõe ;)

CAVOK sempre!
Leandro_stage6
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 27
Registado: terça mar 06, 2012 2:05 pm

Re: "Piloto inexperiente precisa de ajuda"

Mensagem por Leandro_stage6 »

PS:

Quando estiveres a descer desactiva tudo o que tens em piloto automatico ( IAS e o Auto throttle!) e carrega no Z para desactivares o piloto automatico senão esquece, nunca mais aterras.. caso vejas que não está a dar para aterrar metes os motores em TO/GA (se estes não forem em auto) e vais dar a volta e tentar de novo, mais vale isso que perder um voo todo ;)
MrMorganPT
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 11
Registado: quinta abr 19, 2012 4:18 am

Re: "Piloto inexperiente precisa de ajuda"

Mensagem por MrMorganPT »

Leandro_stage6 Escreveu:Não desistas pois sem esforço nada se consegue. Faço-te uma pergunta.. alguma vez perdeste tempo a voar com os aviões ditos "pequenos"? Pelas tuas duvidas parece-me que não e esse é de facto um grande problema, não podemos começar a casa pelo telhado senão corre mal.

Posso-te dar uma pequena ajuda, se conseguires voar com airbus a320 (é o que eu uso e só falo por este) é a tarefa mais facil do mundo, nos outros não há-de ser muito diferente :)

Voas de LPFR para LPPT em LOW ALT por IFR bla bla bla.. a cerca de 30/35 milhas de LPPT configuras o GPS no botão NRST escolhes LPPT, metes activate e carregas no CLR até voltares à imagem inicial. Depois no botão PRCD escolhes ILS RWY03, activas e voltas a carregar no CLR at'e voltares à pagina inicial (para voltares ficas a carregar no CLR durante uns segundos!). Depois no course metes 028 (que é o course da rwy 03) (NOTA: O course só vai servir para aterrares, até lá chegares usa só o botão HDG!), preparas 1 de travagem (chega bem que a pista é grande) e pedes permissão para aterrar na três. Configuras o NAV 1 para a sintonia 109.10 e esperas que a torre dê ordem para desceres pros 3000 pés, apartir daí é só fazeres o ILS normal.. ;)

NOTA: isto é só assim por alto, uma boa aterragem envolve um pouco mais que isto, flaps, IAS etc mas é só para que entendas que não é de um dia para o outro que se faz isto..

Recapitulando:

COURSE: 028
NAV1: 109.10
IAS: 250 kt se abaixo do FL 100 (se quiseres levar isto mais a serio..)

Quando no GPS já te for visivel o aeroporto de chegada ao longe (neste caso LPPT) certifica-te que voas via GPS. Carregas no botão PRCD e metes activate approach, apartir deste momento o avião será levado até essa linha de alinhamento com a cabeçeira da 03 e é aqui que o ILS tem o seu truque..

Assim que o avião alinhar com essa linha (azul ou lá o que é ) passas do modo GPS para o modo NAV e ficas atento ao teu horizonte artificial pois é neste que reside o truque do ILS.. à medida que te aproximas no aeroporto (certifica-te que voas a 3000 pés!!) do lado direiro no horizonte artificial irá aparecer uma seta verde que vai descendo à medida que avanças.. assim que essa seta ficar centrada (a meio do horizonte artitifical, o que divide a "terra" do "ceu" carregas em no botão APPR, full flaps e vais controlando a descida..

Apartir daqui é ires treinando e tentar aterrar sempre com uma baixa IAS (prai 120/130 kts), full flaps, landind lights e brakes activos.. tenta sempre fazer um toque suave, isso ganha-se com o tempo..

ATT: o que te explico aqui é muito rudimentar mas tu não tens noção das horas "perdidas" como lhes chamas (brincadeira) que eu tenho a estudar este jogo e aviação.. tens que batalhar muito se de facto gostas disto e é nisto que nos somos melhores ;)

P.S: certifica-te que o NAV1 está activo, irás ouvir um código morse assim que o sinal for captado ;)

Qualquer duvida dispõe ;)

CAVOK sempre!
Obrigado pelas dicas , sim eu ja tenho isso tudo mais ao menos interiorizado , o que falta mesma é a pratica , não tenho tido muito tempo agora , mas a minha ideia e voar mais no Airbus A320/A321 que tenho da Aerosoft , vou ver se perco um tempo para ver uns tutoriais para usar o FMC / MCDU .

Em relação aos mais pequenos tambem já os tenho utilizado , mas a vontade de ir para os grandes é maior , mas já aprendi bastante. Obrigado mais uma vez .
juca_tigre
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 2
Registado: quinta mai 10, 2012 10:16 pm

Re: "Piloto inexperiente precisa de ajuda"

Mensagem por juca_tigre »

Boas eu Inscrevi-me aqui nesta comunidade e ja reparei que tambem existe outro site que pertence ao mesmo que é o FSPva. eu aqui sou o juca_tigre mas no outro site da va, eu não consigo entrar.
Sei que cada piloto tem o seu número e eu não sei qual é o meu, para eu conseguir fazer os exames e fazer o download do programa para poder registar os voos.
Agradecia ajuda de alguem por favor se for possivel..


Cumprimentos: Juca_tigre
CaptainLindbergh
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 41
Registado: sexta mai 21, 2010 6:27 pm

Re: "Piloto inexperiente precisa de ajuda"

Mensagem por CaptainLindbergh »

Boas

Aqui ficam os "meus" contributos para este tópico, links directos para 2 manuais, ambos em português e a meu ver muito uteis para quem está a começar.

http://www.fsa.com.br/cursos/files/curs ... ighres.pdf

Abrir com Adobe Reader:

http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... 3238,d.ZG4

Bons Voos!