Não desistas pois sem esforço nada se consegue. Faço-te uma pergunta.. alguma vez perdeste tempo a voar com os aviões ditos "pequenos"? Pelas tuas duvidas parece-me que não e esse é de facto um grande problema, não podemos começar a casa pelo telhado senão corre mal.
Posso-te dar uma pequena ajuda, se conseguires voar com airbus a320 (é o que eu uso e só falo por este) é a tarefa mais facil do mundo, nos outros não há-de ser muito diferente
Voas de LPFR para LPPT em LOW ALT por IFR bla bla bla.. a cerca de 30/35 milhas de LPPT configuras o GPS no botão NRST escolhes LPPT, metes activate e carregas no CLR até voltares à imagem inicial. Depois no botão PRCD escolhes ILS RWY03, activas e voltas a carregar no CLR at'e voltares à pagina inicial (para voltares ficas a carregar no CLR durante uns segundos!). Depois no course metes 028 (que é o course da rwy 03) (NOTA: O course só vai servir para aterrares, até lá chegares usa só o botão HDG!), preparas 1 de travagem (chega bem que a pista é grande) e pedes permissão para aterrar na três. Configuras o NAV 1 para a sintonia 109.10 e esperas que a torre dê ordem para desceres pros 3000 pés, apartir daí é só fazeres o ILS normal..
NOTA: isto é só assim por alto, uma boa aterragem envolve um pouco mais que isto, flaps, IAS etc mas é só para que entendas que não é de um dia para o outro que se faz isto..
Recapitulando:
COURSE: 028
NAV1: 109.10
IAS: 250 kt se abaixo do FL 100 (se quiseres levar isto mais a serio..)
Quando no GPS já te for visivel o aeroporto de chegada ao longe (neste caso LPPT) certifica-te que voas via GPS. Carregas no botão PRCD e metes activate approach, apartir deste momento o avião será levado até essa linha de alinhamento com a cabeçeira da 03 e é aqui que o ILS tem o seu truque..
Assim que o avião alinhar com essa linha (azul ou lá o que é ) passas do modo GPS para o modo NAV e ficas atento ao teu horizonte artificial pois é neste que reside o truque do ILS.. à medida que te aproximas no aeroporto (certifica-te que voas a 3000 pés!!) do lado direiro no horizonte artificial irá aparecer uma seta verde que vai descendo à medida que avanças.. assim que essa seta ficar centrada (a meio do horizonte artitifical, o que divide a "terra" do "ceu" carregas em no botão APPR, full flaps e vais controlando a descida..
Apartir daqui é ires treinando e tentar aterrar sempre com uma baixa IAS (prai 120/130 kts), full flaps, landind lights e brakes activos.. tenta sempre fazer um toque suave, isso ganha-se com o tempo..
ATT: o que te explico aqui é muito rudimentar mas tu não tens noção das horas "perdidas" como lhes chamas (brincadeira) que eu tenho a estudar este jogo e aviação.. tens que batalhar muito se de facto gostas disto e é nisto que nos somos melhores
P.S: certifica-te que o NAV1 está activo, irás ouvir um código morse assim que o sinal for captado
Qualquer duvida dispõe
CAVOK sempre!