Bom, como já foi referido o glide do ILS é aos 3000 xulés, no entanto cada aeroporto tem a sua altitude.
EX.: Se marcarmos no AP 3000 pés para entrar em ILS numa das pistas da Area 51 (no FSX n há ILS na Area51 mas faz de conta) - o AP vai simplesmente mandar-nos para as couves do chão e sai caldeirada ... isto pq a Area 51 encontra-se na ordem dos 7500 pés.
Antes de colocar no AP a altitude de aproximação fazemos sempre:
3000ft + ALTitude do Aeroporto «« info disponível no GPS e referida aqui no fórum.
Curso relâmpago - Configuração do "approach" em ILS para um voo directo pelo GPS 8) : (Trata-se de uma sugestão minha, e de acordo com o que vários pilotos me ensinaram, um abraço para os respectivos) - para aviões sem FMC
Parte 1:
Config. necessária
durante o VOO antes do Approach - sugestão »» fazê-lo com + de 15 nM do aeroporto.....
Verificar com antecedencia qual é a SPEED de referência a dar ao APilot e FLAPS necessários para o avião em que estamos. EX.: AIRBUS A321 - SPEED 144 precisa de full Flaps.
*Parte 1.2: Checklist
Recomendo um
checklist aos seguintes switches antes de iniciar a sequencia para o ILS approach:
a) - NAV/GPS:
choose GPS (como estamos num voo por GPS, já deve estar ON desde a partida presumo);
b) - Nav Hold Switch (botão LOC ou NAV depende da aeronave) -
ON;
*Parte 1.3:
GPS window - configuração do approach:
- Select Approach »» aqui escolhemos uma pista com ILS (ex.: ILS 03) e damos ENTer no GPS para activar
LOAD;
ILS Radio Freq. config:
- Aplicar a respectiva Freq. ILS no Radio, passar de STAND BY para ACTIVE e checkar ON aos botoes NAV1 do radio;
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Parte 2
Activação do approach ao encontro do ILS configurado:
a) GPS window - fazer Activate Approach
a.1 - reacção: o GPS vai levar o Avião para uma linha recta vermelha imaginária situada na entrada da Pista ILS configurada anteriormente.
NOTA importante: Se necessário após fazermos Activate Approach, gerir o heading manualmente com o HDG switch e quando feito voltar a activar o Nav Hold Switch (botão LOC ou NAV). Durante o ajuste se houver PIPIPI n se assustem.. ignorem até ao passo seguinte....
a.2 - Aplicar a respectiva approach SPEED do vosso avião no Apilot , a ALTITUDE correcta bem como descer os
FLAPS necessários para essa SPEED. (INFO no FSX ou manual do vosso avião Addon)
b)
Com o Código Morse (PIPIPI) a fazer-se ouvir significa que estamos a receber instruções da Torre através do rádio para o APilot, para um approach real do avião.
c) GPS/NAV - Choose NAV
c.1 - reacção: PIPI está a dar os ultimos ajustes necessários ao avião para o alinhamento à pista.
d) Estando a chegar ao início da RED LINE com a pista +/- alinhada ao avião -
ACTIVAR botão APP (approach hold switch)
d.1- reacção : O APP desliga automaticamente o Nav Hold Switch (botão LOC ou NAV) e a ALTITUDE mantém-se ON;
d.2 - a ALT mantém-se ON até chegarmos ao ângulo imaginário correcto para fazer descer o avião automaticamente. Quando atingido o ângulo, a ALT desliga.
d.3 - Podemos confirmar visualmente no painel o ratio de descida e alinhamento, através de 2 losangos rosa situados no painel do horizonte imaginário. (nem todos os aviões têm este display, alguns têm mas só mostram através de um botão ILS - activar para ver)
Estamos a descer em Automático por ILS....
Parte 3
Aterragem:
a) No limiar do toque à pista DESLIGAR AUTOPILOT (tecla default: Z)
a.1 - reacção: o avião passa para manual, parte-se todo, e reduzimos progressivamente a potência do Avião para 0%
b) Com todos os conjuntos de rodas no chão: Airbrake ON (tecla default
~)
c) Enquanto o Airbrake faz o seu trabalho Invertemos a potencia dos motores - tecla default F2 até chegar e/ou ouvirmos a inversão.
D) O AVIÃO TEM QUE PARAR NA PISTA!!!
aa) aa) Se algo correr mal, ou Partimos o Avião todo, ou arrancamos telhados e palmeiras pela raíz.... ou algo falhou nas instruções dadas ao Avião.
Desculpem lá a seca... e se me faltou algum passo.
Como foi dito, é uma experiência com algum trabalho de casa inerente.... ou seja Horas de Voo e se possível com outros pilotos para dúvidas que possam surgir durante o voo.
Espero ter ajudado
Um abraço e bons Voos...