AJUDAS - VOR, Fixes, NBD e Niveis de Voo
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AJUDAS - VOR, Fixes, NBD e Niveis de Voo
Tenho vindo a reparar que há muita gente que chama VOR a tudo o que é "waypoint". A fim de corrigir essa situação venho aqui de uma forma resumida tentar explicar quais as diferenças entre VOR e Fixes.
Começo com uma dica, tudo o que apareça com mais de 3 Letras é um ponto Fixo (Fixe) tudo o que tenha 3 letras ou menos é uma Ajuda Rádio (NAVAIDS), que podem ser VOR, NDB, etc temos como exemplo o ESP (Espichel, que é um VOR) e o CP (Caparica, que é um NDB). Não vou explicar o funcionamento das ajudas, porque isso daria pano para mangas, mas tenham em mente que as NAVAIDS têm sempre uma frequência que é introduzida no painel de frequências do avião e os Fixes não têm frequência e são normalmente pontos de cruzamento de Corredores Aéreos, pontos de Saída/Entrada em diferentes zonas de Controlo de Tráfego Aéreo (FIR's, etc), como exemplo destes Fixes temos: NARTA, ODEMI, BUSEL, basicamente tudo o que tiver um nome estranho com mais de 3 letras.
Outra coisa que vos queria dizer para tornar os voos mais realistas é que nos voos reais para tornar o Tráfego Aéreo mais fluido e mais seguro, as Agências de Tráfego Aéreo Internacionais decidiram á muitos anos atrás, separar o tráfego proveniente do Norte do tráfego proveniente de Sul. Essa separação é feita em termos de níveis de voo. Ou seja, todo o trafego que voe para Norte utiliza um Nivel de Voo (FL) PAR, todos os voos que voem para Sul utilizam os Niveis de Voo IMPAR, assim evitam que dois aviões na mesma rota, mas em sentidos opostos possam cruzar-se sem que haja problemas assegurando sempre uma separação vertival minima de 1000 pés.
Dois Exemplos:
Voo de LPPT para LPPR: FL160/180/200/220
Voo de LPPR para LPPT: FL150/170/190/210
Espero ter ajudado a perceber mais qualquer coisinha.
Já sei que poucos lêem isto, mas fica a esperança.
Abraço
Pedro "Freeman"
Começo com uma dica, tudo o que apareça com mais de 3 Letras é um ponto Fixo (Fixe) tudo o que tenha 3 letras ou menos é uma Ajuda Rádio (NAVAIDS), que podem ser VOR, NDB, etc temos como exemplo o ESP (Espichel, que é um VOR) e o CP (Caparica, que é um NDB). Não vou explicar o funcionamento das ajudas, porque isso daria pano para mangas, mas tenham em mente que as NAVAIDS têm sempre uma frequência que é introduzida no painel de frequências do avião e os Fixes não têm frequência e são normalmente pontos de cruzamento de Corredores Aéreos, pontos de Saída/Entrada em diferentes zonas de Controlo de Tráfego Aéreo (FIR's, etc), como exemplo destes Fixes temos: NARTA, ODEMI, BUSEL, basicamente tudo o que tiver um nome estranho com mais de 3 letras.
Outra coisa que vos queria dizer para tornar os voos mais realistas é que nos voos reais para tornar o Tráfego Aéreo mais fluido e mais seguro, as Agências de Tráfego Aéreo Internacionais decidiram á muitos anos atrás, separar o tráfego proveniente do Norte do tráfego proveniente de Sul. Essa separação é feita em termos de níveis de voo. Ou seja, todo o trafego que voe para Norte utiliza um Nivel de Voo (FL) PAR, todos os voos que voem para Sul utilizam os Niveis de Voo IMPAR, assim evitam que dois aviões na mesma rota, mas em sentidos opostos possam cruzar-se sem que haja problemas assegurando sempre uma separação vertival minima de 1000 pés.
Dois Exemplos:
Voo de LPPT para LPPR: FL160/180/200/220
Voo de LPPR para LPPT: FL150/170/190/210
Espero ter ajudado a perceber mais qualquer coisinha.
Já sei que poucos lêem isto, mas fica a esperança.
Abraço
Pedro "Freeman"
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Re: AJUDAS - VOR, Fixes, NBD e Niveis de Voo
boa ajuda!!!
qualquer dia vou explicar o que são vor's ai no forum, aquilo dos posts semanais n está esquecido!!
qualquer dia vou explicar o que são vor's ai no forum, aquilo dos posts semanais n está esquecido!!
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Re: AJUDAS - VOR, Fixes, NBD e Niveis de Voo
Essa questão dos Flight Level diferenciados de Norte para Sul esta muito pensado e nunca tinha sequer reflectido sobre o assunto
Obrigado Freeman!
Obrigado Freeman!
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- 2º Oficial
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Re: AJUDAS - VOR, Fixes, NBD e Niveis de Voo
E eu a pensar que era hoje que não aprendia nada.
Boa malha!
Boa malha!
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- 2º Oficial
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Re: AJUDAS - VOR, Fixes, NBD e Niveis de Voo
Gostei da aula de hje... N > S IMP, S > N PAR...
Gostei tbm da resumida explicação relativamente aos "Waypoints"...
Granda Freemen, é disto que o povo precisa... OH YEAH! hh)
Gostei tbm da resumida explicação relativamente aos "Waypoints"...
Granda Freemen, é disto que o povo precisa... OH YEAH! hh)
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- Capitão
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Re: AJUDAS - VOR, Fixes, NBD e Niveis de Voo
Deixo aqui uma imagem para explicar a situação dos Niveis de Voo.
Abraço
Pedro "Freeman"
Abraço
Pedro "Freeman"
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
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Re: AJUDAS - VOR, Fixes, NBD e Niveis de Voo
Freeman Escreveu:Deixo aqui uma imagem para explicar a situação dos Niveis de Voo.
Abraço
Pedro "Freeman"
muito util...
já agora.
qd é que o fsx assume high altitude airways ou low... qual a medida. >10000 é high???
outra coisa...
o que é "heavy"... no fsx na escolha do avião surge qq coisa como "append heavy..."? é para o caso de ser um avião grande???
Nos contactos com o atc surgem ainda as classes... há uma frase do género "request C class". Sabem o que são estas classes?
obrigado
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Re: AJUDAS - VOR, Fixes, NBD e Niveis de Voo
Boas
Outra coisa: Porquê que aparir do FL400 passa a ser ímpar (na imagem tem: FL430 até FL510...)?
E para o HDG 360º=000º=Norte, diz que é Ímpar, e para 180º=Sul é Par...
A cerca desta cena dos FL e HDG, penso que li na VATSIM que na Europa o sistema é diferente dos EUA, pois na Europa as referencias de mudança são o Este=90º e o Oeste=270º; já nos EUA as referencias de mudança são Norte=360º e Sul=180º. Penso que o Fs assume por defeito o sistema americano...
E nós qual devemos usar??? (tenho usado o sistema americano...)
Abraço
Outra coisa: Porquê que aparir do FL400 passa a ser ímpar (na imagem tem: FL430 até FL510...)?
E para o HDG 360º=000º=Norte, diz que é Ímpar, e para 180º=Sul é Par...
A cerca desta cena dos FL e HDG, penso que li na VATSIM que na Europa o sistema é diferente dos EUA, pois na Europa as referencias de mudança são o Este=90º e o Oeste=270º; já nos EUA as referencias de mudança são Norte=360º e Sul=180º. Penso que o Fs assume por defeito o sistema americano...
E nós qual devemos usar??? (tenho usado o sistema americano...)
Abraço
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- Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm
Re: AJUDAS - VOR, Fixes, NBD e Niveis de Voo
costaalves Escreveu:qd é que o fsx assume high altitude airways ou low... qual a medida. >10000 é high???
Pelo que me lembre, as Low Altitude Airways são abaixo dos 18 000 ou 16 000 ( n tenho a certeza), e as High Altitude Airways são para cima... Mas nós podemos usar quer as Low quer as High a qualquer altitude (penso que mudam os Waypoints), pois, no simulador, penso que está mais relacionado com o tipo de "caminho aéreo" do que com as altitudes...
Sim, penso que sim... Os aviões maiores como o B747, B777, A330, A340, A380 etc., têm, no seu callsign, o número de voo mais a indicação "heavy"...costaalves Escreveu:o que é "heavy"... no fsx na escolha do avião surge qq coisa como "append heavy..."? é para o caso de ser um avião grande???
Estas classes são divisões do espaço aéreo consoante as altitude e tipo de aviões... Só são são válidas para voos VFR, o que significa que, apartir dos 18 000 pés, não há mais, porque não se pode voar em VFR acima dos 18 000 pés...costaalves Escreveu:Nos contactos com o atc surgem ainda as classes... há uma frase do género "request C class". Sabem o que são estas classes?
Espero ter sido útil
Qualquer erro, corrijam.
Cumps
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Re: AJUDAS - VOR, Fixes, NBD e Niveis de Voo
Boas,
Envio uma imagem com um pequeno resuma das classes, sistema americano, que é o do Fs.
Abraço
P.S.: Tinha aqui um ficheiro .pdf com as classes e respectiva discrição, mas o sistema não deixou enviar...
Envio uma imagem com um pequeno resuma das classes, sistema americano, que é o do Fs.
Abraço
P.S.: Tinha aqui um ficheiro .pdf com as classes e respectiva discrição, mas o sistema não deixou enviar...
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
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Re: AJUDAS - VOR, Fixes, NBD e Niveis de Voo
voltando Às altitudes e velocidades:
quais são so limites de velocidade para cada uma das altitudes.
p ex: seio que abaixo dos 10.000 pés não se pode voar acima de 250nm...
alguem me pode ajudar neste ponto.
Tento que os vôos sejam o mais fieis possível à realidade daí a pergunta.
quais são so limites de velocidade para cada uma das altitudes.
p ex: seio que abaixo dos 10.000 pés não se pode voar acima de 250nm...
alguem me pode ajudar neste ponto.
Tento que os vôos sejam o mais fieis possível à realidade daí a pergunta.
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Re: AJUDAS - VOR, Fixes, NBD e Niveis de Voo
Bom... Isso das velocidades tem a ver com regras estipuladas que eu não conheço. Tenho a ideia de que abaixo dos 10 000' não se pode ultrapassar os 250 knts, a partir daí penso que é livre (limitado pelo ATC)... Já li que até ao FL280 para manter os 280 KIAS, mas isso tinha a ver com a subida optimizada...
Abraço
Abraço