Problema ao iniciar jogo

Problemas com os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

Kottak
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 2
Registado: quarta mai 07, 2008 12:00 am

Problema ao iniciar jogo

Mensagem por Kottak »

Caríssimos pilotos,
Jogo FS desde os meus 10 anos de idade e tenho o enorme prazer em jogar esta "nova" versão. Ao vir aqui ao fórum, pus-me a tentar instalar aviões e FSacars e tal não é o meu espanto que quando inicío um free flight ou uma missão, ao carregar, há um break aos 36% e daí em diante é bastante lento. Quando chega aos 96/97% diz que o FS encerrou e se quero reportar o problema à Microsoft.

O que se passa? Terei de reinstalar o jogo?

Obrigado
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Problema ao iniciar jogo

Mensagem por Freeman »

Bem vindo!!!
Re-instalares é uma ideia.
Prospar
Oficial
Oficial
Mensagens: 160
Registado: quarta nov 05, 2008 12:00 am

Re: Problema ao iniciar jogo

Mensagem por Prospar »

Boas...

Sem dúvida que será mesmo boa ideia...mas desta vez sem os addons.
Instala o simulador todo outra vez e experimenta se funciona.
Depois podes (aos poucos) instalar addons mas vai fazendo sempre o mesmo procedimento (experimentar abrir o jogo) pois pode ser algum addon que tenha problemas e te esteja a provocar isso.

Abraço e bons vôos
Kottak
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 2
Registado: quarta mai 07, 2008 12:00 am

Re: Problema ao iniciar jogo

Mensagem por Kottak »

O problema é que eu não sei se os aviões foram bem instalados. Nunca deram ao instalar e por isso poderei ter feito qualquer coisa mal com aquilo, mas agora não sei como é que estava tudo antes de mexer. Tenho tudo original e é frustrante instalar coisas que não dão...
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Problema ao iniciar jogo

Mensagem por Freeman »

Antes de voltares a instalar tenta fazer um Restore ao PC, pode ser que isso resolva o problema.
Prospar
Oficial
Oficial
Mensagens: 160
Registado: quarta nov 05, 2008 12:00 am

Re: Problema ao iniciar jogo

Mensagem por Prospar »

O melhor mesmo é desinstalares o simulador...apagar tudo relacionado com o mesmo (desinstalar avioes,aeroportos.etc) apagar pastas e restos que fiquem.
Após isso volta a instalar o simulador e segue os passos que te falei anteriormente...
Tem de funcionar.

Abraço
IvoFirmino
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 35
Registado: terça nov 11, 2008 12:00 am

Re: Problema ao iniciar jogo

Mensagem por IvoFirmino »

Só mais um pormenor...

Além do que o prospar referiu é conveniente que elimines no registry as entradas do FSX.

Passos:

No "executar" escrever regedit e fazer OK.

Depois maximiza a janela que te aparece...

Selecciona depois dentro da árvore os seguintes ramos:

HKEY_LOCAL_MACHINE => SOFTWARE => Microsoft Games => FSX ou Flight Simulator X

Caso não tenhas mais jogos nenhuns da microsoft aconselho que removas mesmo a ramificação "Microsoft Games", pois assim fica mesmo tudo limpinho.

Só mais um conselho:

Todos devem saber o que é fragmentação de disco ou nem por isso?

Para os que não sabem passo a dar uma explicação rápida utilizando uma analogia:

Imaginem um arquivo de papel de uma empresa. Se o arquivo estiver desorganizado leva a que qualquer pesquisa a um determinado documento/processo seja mais lento a isto chama-se desorganização ou no caso dos pc's fragmentação de ficheiros (indo mais ao pormenor, sectores).

De seguida vem um fulano novo que decide organizar o arquivo, em pc's chama-se desfragmentação. Este processo passa por colocar todos os documentos/processos de forma sequencial, para que qualquer pesquisa seja muito mais rápida e eficiente.

Aplicando tudo nos pc's/discos rígidos: Um ficheiro é divido por sectores quando guardado no disco e de forma sequencial. Quando acedem a esse ficheiro e o alteram, se os sectores contiguos aos já existentes já estiverem ocupados, o SO (Sistema Operativo) vai guardar esse fragmento em novos sectores, mas não de forma sequencial.
Da proxima vez que necessitarem de aceder a esse ficheiro garantidamente que a abertura do mesmo será mais lenta (não é perceptivel em ficheiros com poucos, mas uns maiorzitos conseguem ver a diferença.

Ao desfragmentar o disco, ele vai organizar tudo direitinho de forma a que os sectores respeitantes aos ficheiros fiquem sequenciais e assim o acesso/leitura é muito mais rápido.

Aplicando isto ao FSX e para quem possa colocar o dito numa outra unidade de disco/partição:

Quando instalei o meu FSX foi logo directo para a unidade C: Notava alguma lentidão na sua execução ao fim de alguns dias de funcionamento. Como tive de formatar a máquina decidi criar uma partição de forma a que essa ficasse somente com o FSX e respectivos addons/aviões/etc.... relacionado com o FSX.

Conclusão da decisão tomada:

Ao fim de 3 das após a instalação do FSX e adicionais fiz uma desfragmentação ficando o jogo muito rápido em todos os aspectos. Passados 3 dias voltei a fazer uma analise de ficheiros fragmentados e não é meu espanto quando vejo que tinha a unidade (no meu caso E:) 30% fragmentada e alguma lentidão no jogo. Siga para mais uma desfragementação e tudo ficou limpinho mais uma vez.

Pensava eu que uma vez que não fazia alterações significativas com colocação de addons nesse periodo de tempo que o FSX não iria escrever nada em disco que justificasse a fragmentação de ficheiros, mas que ele faz alguma coisa faz para me dar os resultados apresentados.

Esta solução parece-me ser uma boa solução e desde então que não tenho tido problemas com lentidão.

Desculpem o texto demasiado longo, mas espero que pelo menos seja útil a alguém.
MMaster
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 262
Registado: quarta jan 09, 2008 12:00 am

Re: Problema ao iniciar jogo

Mensagem por MMaster »

Informação muito útil.
E para aqueles que não podem criara uma partição deve pelo menos desfragmentar o disco todas as semanas porque ele esta sempre acumular informação e como o Ivofirmino explicou isso faz com que o vosso computador "pense" mais devagar ou seja fica mais lento em tudo.

Bons voos aa) aa) aa)
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Problema ao iniciar jogo

Mensagem por Freeman »

Todas as semanas?????????? 8O 8O 8O 8O 8O
Eu tenho duas particções com 500 Gigas cada, quando acabasse a desfragmentação já era altura de começar outra...
IvoFirmino
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 35
Registado: terça nov 11, 2008 12:00 am

Re: Problema ao iniciar jogo

Mensagem por IvoFirmino »

Freeman, garantidamente que se o fizeres com mais regularidade tanto melhor e menos tempo leva.

Atenção também ao seguinte, eu faço a desfragmentação pelo periodo que faço, pois a única coisa que tenho nesse disco é o FSX e addoons e não SO, Sistema Aplicacionais, etc.....