Rotas e Planos de Voo

Problemas com os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

rafamaniac
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 3
Registado: sábado jan 31, 2009 11:34 pm

Rotas e Planos de Voo

Mensagem por rafamaniac »

eu sou novo no fsx, mas já jogo há um mês. podiam-me dizer como é que eu sigo as rotas originais ou reais dos aviões no fsx? porque, por exemplo, eu só sei seguir uma rota através do gps fazendo-a ( através do ifr, direct gps, vor to vor, ou high altitude) mas eu não consigo seguir as que já estão originais.
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: rotas e planos de vôo

Mensagem por Freeman »

Boas Noites rafamaniac.

Se queres seguir as rotas verdadeiras das companhias podes sacar um programa que é o vRoute e aí podes pesquisar as rotas e exportá-las mesmo para o FSX

Aconselho a leitura dos seguintes links, para voares aqui no FSP

http://www.flightsimulatorportugal.com/ ... rnofsp.pdf
http://www.flightsimulatorportugal.com/ ... sacars.pdf
http://www.flightsimulatorportugal.com/ ... mspeak.pdf

Abraço

Pedro "Freeman"
rafamaniac
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 3
Registado: sábado jan 31, 2009 11:34 pm

Re: rotas e planos de vôo

Mensagem por rafamaniac »

brigado pedro, mas o que eu queria realmente era seguir as rotas dos aviões guiados pelo computador. eu tenho instalado o active sky x que me dá as rotas reais também.
MMaster
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 262
Registado: quarta jan 09, 2008 12:00 am

Re: rotas e planos de vôo

Mensagem por MMaster »

Eu não percebi muito bem o que tu queres.
tu queres seguir os aviões pilotados pelo computador os AI?
rafamaniac
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 3
Registado: sábado jan 31, 2009 11:34 pm

Re: rotas e planos de vôo

Mensagem por rafamaniac »

as rotas que os aviões pilotados pelo computador fazem são rotas realistas (rotas usadas na realidade). Certo? o que eu queria era simplesmente seguir essas rotas e não uma feitas por mim. acho que esclareci melhor.
rodassss
Oficial
Oficial
Mensagens: 188
Registado: quinta fev 14, 2008 12:00 am

Re: rotas e planos de vôo

Mensagem por rodassss »

Boas rafamaniac
Para fazeres rotas reais não precizas de instalar qualquer programa ou qualquer coisa do genero, basta teres conhecimento de certas rotas que hoje em dia as companhias aéreas mais conhecidas fazem, como por exemplo a TAP, ou mesmo a Easyjet. Olha uma das rotas que a Tap costuma fazer é o voo do Porto ate o aeroporto de JFK em New York, Ou mesmo Lisboa a Ariveira Maia no Mexico. A easyjet tambem faz por exemplo voos de faro para o aeroporto de Gatwick em Londres.
São estes voos que podes ter conhecimento, e depois basta fazelos no fsx.
Espero ter ajudado :D
Abraço
MMaster
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 262
Registado: quarta jan 09, 2008 12:00 am

Re: rotas e planos de vôo

Mensagem por MMaster »

Eu penso que os voos que os aviões controlados pelo computador não são as rotas exactas das companhias mesmo ate porque algumas não existem.

Se queres seguir esses aviões tens que estar com atenção ao ATC e la eles dizem qual as sua rota, destino e altitude mas para isso deves voar em IFR, esta de ser a maneira mais facil e tambem a unica que eu conheço.

Se queres as rotas exactas das companhias reais faz o que o freeman te disse e instala o vRoute.

Bons voos hh)
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: rotas e planos de vôo

Mensagem por Freeman »

rafamaniac
Explica lá o que entendes por rota??
É que uma rota é mais do que um aeroporto de partida e um aeroporto de chegada. Se é só isso que queres então basta ires ao site da TAP (por exemplo) e ver os destinos que têm lá.
Se queres algo mais complexo, então ou sabes fazer rotas manualmente e tens conhecimentos para isso, com os nomes dos VOR', Fixes, corredores, FIR's etc etc, ou então saca o vRoute que isso já lá está tudo, bastando apenas meteres os ICAOS de partida e o de destino.

Pedro "Freeman"

EDIT: Se tens o MyTraffic, possivelmente ele deve trazer um ficheiro com os planos de voo das companhias instaladas é uma questão de pesquisares no directório do MyTraffic, (não tenho a certeza disso pois não tenho o MyTraffic, mas normalmente costuma ser assim)
nCore
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 9
Registado: terça jul 21, 2009 2:17 pm

Re: rotas e planos de vôo

Mensagem por nCore »

Então e agora outra questão,

QUando planeamos o percurso e por conseguinte o computador nos dá a rota em gps,
essa rota não é mais que um ponto rectilinio até ao destino certo?

Será que existe possibilidade de ter uma rota ( linha guia) para newbies tipo eu que nao sabem qual a aproximacao que devem fazer ao aeroporto e qual a volta a dar para aterrar?
Por exemplo no aeroporto de lisboa, penso que os avioes que vem da europa,
tem sempre de dar uma voltinha à costa da caparica/almada para poderem aterrem a favor dos vento atlanticos certo?
como é que eu sei estas coisas ao pegar num voo comercial no jogo se ele mesmo apenas nos dá uma trajectoria pre-programada e rectilinia?

Abraço
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: rotas e planos de vôo

Mensagem por Freeman »

Boas
Não ele não escolhe a pista que vais utilizar. Se tiveres o ATC ele indica-te as pistas em uso, mas só isso, não te leva lá.
No GPS qd escolhes um ICAO de destino ele liga-te directo, por outro lado se fores ao Fligh Planner podes escolher também o Aerodromo de origem e destino e o tipo de rota:

Regras de Voo:
IFR - Instrumental Flight Rules
VFR - Visual Flight Rules

Tipo de Rota:
direct GPS
Low Altitude
Hight Altitude
VOR to VOR

Tirando a Direct GPS, todas as outras têm waypoints, entre origem e destino. (salvo algumas excepções)
Mas isto é melhor explicado por voz, arranja o skype e adiciona-me, se quizeres. O meu nome skype pedro.barranha

Abraço

Pedro "Freeman"
nCore
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 9
Registado: terça jul 21, 2009 2:17 pm

Re: rotas e planos de vôo

Mensagem por nCore »

Vou fazer isso pedro, obrigado na mesma.

Eu esta semana tenho trabalhado ate a meia noite logo chego cansado sem vontade de bricnar com avioes :P
so por isso que nao tenh aparecido.

Amanha ou assim já hablamos :)

abraco e cumps.

P.S.: Já agora lembrei-me, sempre me questionei sobre a possibilidade de um um jogador de FSX,
que conhece todos os cantos a casa, conseguir meter um verdadeiro comercial no ar, voar, e aterrar?
É possivel? :)
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: rotas e planos de vôo

Mensagem por Freeman »

nCore Escreveu: P.S.: Já agora lembrei-me, sempre me questionei sobre a possibilidade de um um jogador de FSX,
que conhece todos os cantos a casa, conseguir meter um verdadeiro comercial no ar, voar, e aterrar?
É possivel? :)
Não creio que alguma vez algum tenha tentado. Mas uma coisa é certa, com o tempo alguns ganham conhecimentos sobre aviação muito acima da média.