Este tópico foi criado para quem axa que 80 fps é pouco e precisa de 81
e para maiores de IDADE informática, estamos a falar no final em ficarmos a sorrir ou chorar de desgosto....
Daí podermos aprender uns com os outros quais os melhores passos, quais os valores atingidos em cada maquina, e diferencas no FSX.
Com o FSX enough is never enough.... e se pensarmos que o software do FSX está preparado para 20 nucleos podemos ter uma ideia daquilo que ele pode exigir de uma máquina .(nestes termos acho que o ideal é comprar um nucleo de uranio enriquecido como combustivel e um detector de radioactividade Geiger lol)
Por onde começar?
1 - A prioridade nº1 do Overclock é a temperatura, o estado de arrefecimento da maquina é o mais importante, logo nem vamos sonhar em fazer overclock numa maquina com 2 KGs de PÓ e Malas de PELE lá dentro que só servem para ESTUFAR e subir a temperatura do nosso sistema.
Resumindo e baralhando: Interior da Caixa do SISTEMA LIMPO de sujidade física.
2- Baixar esta pequena aplicacao:
CPU-Z
Shot exemplo, com info de um sistema:
O CPUZ serve apenas para consulta e não para o Overclock efectivo. É aqui que vemos:
-qual é o nosso CPU;
-qual é o nosso chipset da board;
-quais são as nossas memorias e seus timings;
- E como está a rolar o nosso CPU antes e após o Overclock.
-entre outras infos....
3- Baixar um Monitor de temperatura:
HWMonitor - Com isto podemos ver:
-Temperaturas e Voltagens, antes e após o Overclock.
Normalmente os fabricantes de boards já trazem num cd ferramentas deste genero, ou disponibilizam nos respectivos web sites. Portanto é à escolha do cliente...
4- Para efectivar um overclock na nossa maquina, temos 2 maneiras:
Por software
Por BIOS
Software - Normalmente facultado pelo fabricante da motherboard ou por CD ou pelo site. E usado em ambiente Windows, este comunica à BIOS o overclock.
BIOS - Na minha modesta opiniao, é a maneira mais directa, segura, e prática de o fazer, pois estamos a fazê-lo fora do ambiente Windows, e qualquer anomalia que possa comprometer o arranque do mesmo, é logo corrigível na BIOS antes do arranque do sistema operativo.
5- Através da BIOS de alguns PCs, podemos pedir de certa forma um Overclock automatico, este é programado pelo fabricante, e normalmente com resultados já por si satisfatorios e Seguros, embora longe das possibilidades de um Overclock manual. Para nos aventurarmos no MANUAL ver proximo passo:
6-
Por questões de leitura e sintese, vou indicar um par de informacoes que podem ser usadas para um overclock simples e com diferenças notórias no FSX:
6.1 - Através do CPUZ vamos registar num papel as seguintes infos do nosso CPU:
Name
Package - que nos dá o socket
Specification - que nos dá o modelo do CPU
Em baixo na zona dos Clocks do CPUZ apontar os valores de:
Core Speed - dá-nos a velocidade efectiva do nucleo 0 - um CPU pode ter vários núcleos - daí a designacao multicore.
Multiplier - Multiplicador do BUS
Bus Speed - dá-nos provavelmente a informacao mais importante, (fora os termos técnicos) será a velocidade de referencia que o restante sistema comunica com o processador e vice-versa. Num Overclock mudando o BUS SPEED para valores superiores a velocidade do CPU vai aumentar através do Multiplier.
6.2 - Através do HWMonitor podemos apontar as temperaturas dos Cores # (Core #0 , Core#1, Core#2, etc ) antes do Overclock para termos uma ideia do ponto de partida. N esqueçamos que a temperatura lida no HWmonitor é relativa ao uso que estamos a dar no momento aos CORE com os softwares que temos em ABERTO e puxam pelo processamento.
7- Cada pc tem o seu menu da BIOS, cada modelo de CPU tem as respectivas velocidades de fabrica, logo n vou citar aqui mudem isto para 3000 Mhz, ou aquilo para 500 Mhz, apenas vou indicar o que mudar, o resto deve ser feito PROGRESSIVAMENTE com valores baixos, sempre observando a TEMPeratura resultante dos cores após a mudanca efectuada - no HWmonitor ou na BIOS.
7.1 - O que mudar na BIOS para efectivar um Overclock SIMPLES porém notório no FSX em FPS...:
»»»» o
BUS SPEED «««««« com isto alterado a velocidade em Mhz dos Core vão subir, o processamento da maquina aumenta resultanto em mais FPS no FSX, e num aumento da temperatura do processador.
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Fim...
Uma sugestao, no GOOGLE, procurar Overclocks feitos às mesmas maquinas que temos em casa, para sabermos valores-limite atingidos por outros users.
Exemplo de procura:
Overclock E6700 775 - respectivo ao Core 2 Duo E6700 com o socket 775.
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IMPORTANTE: Isto é um exemplo de um overclock SIMPLES do mais basico que se pode fazer, os mais performantes são aqueles que envolvem mudancas de voltagens para estabilizar a subida dos valores do BUS; mudar os timings das memorias, e com mudanca de Dissipadores Termicos do CPU - No entanto por ser SIMPLES tb pode derreter embora o risco disso acontecer seja muito menor pois desta forma a BIOS pode desligar o PC por completo por seguranca se o CPU atingir uma temperatura critica e poupar o material de avaria certa -
- DAÌ eu voltar a CITAR: ... Subir o BUS SPEED - PROGRESSIVAMENTE -
- N ser Ganancioso, saber PARAR!
- O limite de um Overclock para uns é a carteira, para outros e para mim é aquele em que a temperatura MAXIMA dos Cores n ultrapassa a temp de seguranca em que a BIOS desliga o PC por completo. Se o fizer, os valores da mesma devem ser reduzidos imediatamente, ou colocados em DEFAULT.
- Após um Overclock, se este tiver sido abusivo, a temp além de ser elevada irá provocar um processamento instável e com erros de calculo , resultado: as FPS no FSX vao ter um efeito contrario - podem descer .. o sistema está a sofrer atrasos.
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No meio de tanta desgraça que pode acontecer num Overclock
, tb podemos ficar com um pc diferente, pode ser a diferenca de podermos instalar certos addons e n poder.
Estou curioso para ver resultados,
cuidado e força nisso!!!
Bons Voos....