Dúvida: Altitude, Altímetro e Variações

Outros problemas que não se englobem nos outros Fóruns

Moderadores: Comandante, ATC

kilhao
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 115
Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm

Dúvida: Altitude, Altímetro e Variações

Mensagem por kilhao »

Olá,

Certo dia, enquanto fazia um voo Madrid-Paris sob as condiçoes meteorologicas reais (real world weather), a 33 000 ft, ao sobrevoar o sul sa França, o altimetro começou a fazer umas variações muito estranhas com amplitude de +-400ft, por exemplo: estava a 33 000, e de um momento para o outro ficava 32 600. Recebia uma notificação do ATC para subir, mas enquanto subia o altimetro mudava para 33 200. Em resultado, não consegui atinar com a altitude e foi-me cancelado o plano de voo...
Não sei o que isto pode ser... Ainda pensei em poços de ar; mas a variação era tanto para mais como para menos... Poderá ser também diferenças de pressão, mas não sei...
Se possível gostaria que me ajudassem a explicar o fenómeno e quais os procedimentos a adoptar quando ele ocorrer...

Obrigado

abraço
kilhao

BONS VOOS
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Dúvida: altitude, altimetro e variaçoes

Mensagem por Freeman »

Normalmente, os Aerodromos têm uma coisa que se chama a Transition Altitude (TA). Abaixo dessa TA o QNH (Pressão atmosférica) é referida ao Aerodromo onde estás a voar, a partir dessa TA tem que se passar para um QNH Standard, normalmente 29.92 Inch (Inches de mercurio) ou 1013 hPa (hectopascais). Se estiveres constantemente a actualizar a pressão (tecla B) possivelmente ele não te vai dar a altitude certa. (digo eu)
kilhao
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 115
Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm

Re: Dúvida: altitude, altimetro e variaçoes

Mensagem por kilhao »

Exacto, mas mesmo sem mexer na pressão atmosférica a minha altitude indicada pelo altímetro tinha variações estranhas de + ou - 400ft...
Não faço ideia ao que isso se deve...


cumps,
obg
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Re: Dúvida: altitude, altimetro e variaçoes

Mensagem por ELCarma »

Com alguns avioes, acima da transition altitude, por defeito do FSX 18000 ft, ao fazermos reset ao altimetro ele pode n fixar-se no QHN standart os tais 29.92. Convém sempre confirmar no painel este valor se estivermos acima da TA. Abaixo dela o melhor é voltar a fazer reset algumas vezes durante a fase de aproximacao, se a meteorologia mudar entretanto a pressao tb pode mudar.
kilhao
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 115
Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm

Re: Dúvida: altitude, altimetro e variaçoes

Mensagem por kilhao »

Por aquilo que sei, já no fs2002, a partir dos 18 000ft o altímetro assume a pressão atmosférica de 29.92... E mesmo que carreguemos na tecla B fica sempre 29.92...
Porém, o que me aconteceu foi uma mudança brusca e instantânea na leitura do altímetro, que ora lia 33 000ft, ora lia 32 600ft... Como levava o AP ligado o avião começava a subir para os 33 000 e, subitamente, mudava para os 33 250 ft. Voltava a haver uma correcção, e o avião descia. Em suma, andava ali a subir e a descer sem saber a altitude exacta a que me encontrava...

Cumps
obg
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Dúvida: altitude, altimetro e variaçoes

Mensagem por Freeman »

Isso poderá mesmo ter a ver com o Real World Weather. Algum bug no download da informação metereológica, que fazia com que a pressão fosse alterando e ele fosse compensando a altitude. Tenta de novo mas sem o weather real
kilhao
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 115
Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm

Re: Dúvida: altitude, altimetro e variaçoes

Mensagem por kilhao »

Ok. Obrigado :D . Sem real world weather deve dar.

cumps

BONS VOOS