Problemas com FS 2004

Outros problemas que não se englobem nos outros Fóruns

Moderadores: Comandante, ATC

NunoRio
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 15, 2010 12:28 pm

Problemas com FS 2004

Mensagem por NunoRio »

Olá a todos.
É a primeira vez que venho a este forum (descobri este vosso site recentemente) que está bastante completo e de facil navegação. Parabens!
Sou doido por aviões e já vôo desde o velhinho FS 98.
No entanto e depois de experimentar o FS-X, continuo "agarrado" ao FS 2004. Na minha modesta opinião penso que o 2004 está mais real em determinadas situações comparando com o X. É a minha opinião (sei que alguns me vão "crucificar" por achar tal coisa). ;-)
Bom, mas o que me trás aqui é o seguinte: tenho o Windows 7 (64 bits) e tenho instalado o FS2004 e tambem o FS-X. Acontece que no FS2004 a qualidade gráfica não é a melhor; já mexi em tudo o que é definições tanto no próprio FS2004 como nas definições da gráfica (evga NVidia GeForce GTX 295) e a qualidade gráfica deixa muito a desejar.
Já li que existe uma certa incompatibilidade entre o FS 2004 (e tambem com FS-X) e o DirectX 10.
Sei que no FS-X dá para desativar o DX 10.
Em relação ao FS 2004, posso desativar o DX 10 ? se sim, onde o posso fazer ?
Já algum de vós teve semelhante problema ?

Cumprimentos a todos e obrigado.
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Re: Problemas com FS 2004

Mensagem por ELCarma »

Bem vindo,

um exemplo do pq do 2004 ser graficamente pobre:
- o FS2004 n consegue puxar como deve ser uma filtragem gráfica chamada de Anisotropic FIltering - é um bom exemplo das diferencas entre 2004 e X - basta colocar a camera exterior num angulo +/- de 45º e ver que o terreno à volta do aviao perde rapidamente qualidade enquanto que no FSX essa filtragem ocorre facilmente e pode até ser forçada para melhor até 16x resultando numa paisagem detalhada a grandes distancias.

O FS2004 n conhece o DX10 , nem o FSX - o DX10 preview do X apenas activa uns modulos graficos de teste e são conhecidos por causarem mais problemas de compatibilidades do que melhores gráficos. Por estas bandas n conheco ninguem que corra o DX10 Preview com regularidade :wink:

Ambos usam DX9 que já vem embutido no DX11 do Windows Vista/7.
NunoRio
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 15, 2010 12:28 pm

Re: Problemas com FS 2004

Mensagem por NunoRio »

Obrigado ELCarma pela ajuda.
Realmente não consigo pôr isto a 100%.
Estou a pensar seriamente a fazer um Dual Boot no meu pc (Windows 7 e Windows XP 64bits). O 7 fica para trabalhar e o XP para "simular" e assim ter aquela qualidade gráfica desejada.
Já dei voltas e voltas e nada.
Tenho lido em alguns fóruns que tem havido problemas entre os FS (2004 e X) e o Windows 7 e muitos resolvem fazer o tal Dual Boot.
Acho que vou seguir esse caminho!
Alguém tem outra ideia ou opinião ?

Cumprimentos a todos e obrigado.
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Re: Problemas com FS 2004

Mensagem por ELCarma »

N vas por aí, é um disparate na minha opiniao fazeres esse DualBoot , os gráficos DX9 no windows 7 são precisamente iguais ao XP - aliás certas vozes já me disseram que alguns detalhes nas texturas e performance já sao melhores no Windows7.

http://www.flightsimulatorportugal.com/ ... ia+drivers «« Podes checkar este topico para tirares mais uns frames... se mudares po X tens aí tb "O" NickN tweakguide, é a bíblia p muita gente :wink:
NunoRio
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 15, 2010 12:28 pm

Re: Problemas com FS 2004

Mensagem por NunoRio »

OK ElCarma, antes de fazer o dual boot, vou experimentar o nhancer.
Se resultar, porreiro, se não resultar então avanço para o dual boot.
Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos e bons voos.
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Re: Problemas com FS 2004

Mensagem por ELCarma »

Força nisso.

O guia do NickN é extenso mas explica-nos e explora muitas hipoteses bem como certos mitos de tweaks que em vez de serem usados devem ser evitados.
NunoRio
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 15, 2010 12:28 pm

Re: Problemas com FS 2004

Mensagem por NunoRio »

Olá mais uma vez ElCarma.
Venho outra vez pedir ajuda para o meu FS2004.
Resolvi não fazer o tal dual boot. Continuo com o Win 7 e continuo a ter uns gráficos meio merdosos.
Fiz o download do programa NHancer mas para meu azar não é compatível com as minha drive nVidia (258.96).
Não sei se há por ai alguém que me possa ajudar a configurar os settings do fs 2004 e da minha gráfica geforce 295 gtx, para ver se consigo eliminar os problemas que tenho a nível gráfico.
Deixo-vos aqui dois screenshots para perceberem aquilo que vos falo.
Reparem que as texturas do avião parecem escadas.
Tenho o FS-X também instalado na maquina e os gráficos são fantásticos mas no fs-9 não consigo dar a volta a esta situação.
Se me poderem ajudar, agradeço.

Cumprimentos e bons voos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Re: Problemas com FS 2004

Mensagem por ELCarma »

O efeito escada desaparece com o anti aliasing ...cheka nas opçoes grafikas do FS9 se já tens o visto no anti aliasing.
Poderás ter o visto, e no entanto ainda n activar...
Confirma se tens escadas em full screen (alt enter)

Poderás forçar o anti aliasing usando uma ferramenta específica, que possui profiles de raíz da Nvidia, tb para o FS2004
checka o topico que o Piu abriu http://www.flightsimulatorportugal.com/ ... =20&t=2571

Para mim o nhancer tb morreu com o lancamento de novas drivers.
NunoRio
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 15, 2010 12:28 pm

Re: Problemas com FS 2004

Mensagem por NunoRio »

Relativamente ao anti-aliasing, este está efetivamente activado.
A ideia que eu tenho é que por muitas alterações que eu faça no settings do fs ou mesmo no 3D graphic setings da placa gráfica (nvidia) pareçe que pouco ou nada muda nos gráficos do FS9.
Inclusivamente já cheguei a colocar o anti-aliasing da gráfica a 16xQ e nada muda ???!!!!!!
Vou realmente tentar com o programa que está no post do Piu e que ao que pareçe substitui o nHancer.

Um abraço a todos.
NunoRio
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 6
Registado: quinta jul 15, 2010 12:28 pm

Re: Problemas com FS 2004

Mensagem por NunoRio »

Bom dia a todos mais uma vez.
Tenho quase 38 anos e sinceramente já vi muita coisa (boa e má) e milagres não existem !
Esta era a minha opinião até ter instalado o tal programinha "nvidiaInspector" que foi colocado no post criado pelo Piu.
Admito que houve um milagre no meu FS 2004. As voltas que eu dei sem sucesso até aparecer este programa que realmente fez um milagre nos gráficos do meu FS9.
Os gráficos estão simplesmente magníficos, o simulador corre sem "engasganços", tudo parece perfeito !
Vou apenas explorar um pouco mais o dito programa para ver se consigo sacar mais uns "pozinhos" milagrosos para apurar ainda mais o grafismo.
Para quem tiver um problema semelhante ao meu, não hesitem e experimentem o programa milagroso!

Muito obrigado pela ajuda que me deram e bons voos.

Cumprimentos.
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Re: Problemas com FS 2004

Mensagem por ELCarma »

O piu tem destas coisas pensa q é Deus e lança milagres como quem troca de meias... hehe :wink: