Limite do overspeed

Problemas com os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

cpereira
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 128
Registado: terça nov 18, 2008 12:00 am

Limite do overspeed

Mensagem por cpereira »

Olá a todos,

Venho perguntar-vos se há forma de alterar o valor do limite do overspeed no FSX?
Sendo a velocidade de cruzeiro de um airbus A320 de .78 Mach (aproxidamente 468 KIAS), não acho bem o FSX aos 340 KIAS começar a emitir os avisos de overspeed e terminar a simulação.

Obrigado a todos

cpereira
Aviator_1
Capitão
Capitão
Mensagens: 981
Registado: quinta dez 20, 2007 12:00 am

Re: Limite do overspeed

Mensagem por Aviator_1 »

Esse limite não tem a ver com o FSX. Podes alterá-lo no ficheiro aircraft.cfg do avião na secção que diz:
[Reference Speeds]
flaps_up_stall_speed=140.00
full_flaps_stall_speed=140.00
cruise_speed=mach 3.0 //470 knots indicated at 70,000 ft.
max_indicated_speed=2000.00 <- Altera de modo a corresponder à velocidade máxima que queres (nós)
max_mach=4.70
max_level_speed=mach 4.00 //at 48,000 ft.
snaketutor
Capitão
Capitão
Mensagens: 433
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Limite do overspeed

Mensagem por snaketutor »

cpereira Escreveu:Olá a todos,

Venho perguntar-vos se há forma de alterar o valor do limite do overspeed no FSX?
Sendo a velocidade de cruzeiro de um airbus A320 de .78 Mach (aproxidamente 468 KIAS), não acho bem o FSX aos 340 KIAS começar a emitir os avisos de overspeed e terminar a simulação.

Obrigado a todos

cpereira
Olá,
vai me desculpar mas acho que isso nao tem qualquer fundamento. Pois isto é o Flight simulator = voo simulado e no real isso é mesmo assim. à medida que se vai subindo o FL o mach pode continuar .78 e no entanto estar a 260/270 KIAS. isso nao tem nada haver. pois o importante aqui é o GS (Ground speed), pelo que nao acho correcto estar a alterar isso no fs.

É a minha opiniao.
Aviator_1
Capitão
Capitão
Mensagens: 981
Registado: quinta dez 20, 2007 12:00 am

Re: Limite do overspeed

Mensagem por Aviator_1 »

snake, não é o fsx que controla isso... tu podes por como overspeed de um B747 5000 nós que o alarme só aparece a essa velocidade... Metade dos freewares têm esse problema porque ninguém se lembra de alterar... Já vi um SR-71 a mostrar o overspeed a 150 nós...
cpereira
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 128
Registado: terça nov 18, 2008 12:00 am

Re: Limite do overspeed

Mensagem por cpereira »

Aviator_1 Escreveu:Esse limite não tem a ver com o FSX. Podes alterá-lo no ficheiro aircraft.cfg do avião na secção que diz:
[Reference Speeds]
flaps_up_stall_speed=140.00
full_flaps_stall_speed=140.00
cruise_speed=mach 3.0 //470 knots indicated at 70,000 ft.
max_indicated_speed=2000.00 <- Altera de modo a corresponder à velocidade máxima que queres (nós)
max_mach=4.70
max_level_speed=mach 4.00 //at 48,000 ft.
Obrigado Aviator_1, já vou ter com que me entreter no fim de semana.
snaketutor Escreveu: Olá,
vai me desculpar mas acho que isso nao tem qualquer fundamento. Pois isto é o Flight simulator = voo simulado e no real isso é mesmo assim. à medida que se vai subindo o FL o mach pode continuar .78 e no entanto estar a 260/270 KIAS. isso nao tem nada haver. pois o importante aqui é o GS (Ground speed), pelo que nao acho correcto estar a alterar isso no fs.

É a minha opiniao.
Pois, talvez tenha razão quando afirma que 0.78 pode ser variável. Mas agora abstendo-nos desse factor, pensando só em KIAS, no FSX todos os aviões de pequeno/médio curso que tenho pilotado dão overseep warning aos 340KIAS, mesmo à velocidade de cruzeiro. Daí que acho que deve existir qualquer coisa de errado.
snitram
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 12:00 am

Re: Limite do overspeed

Mensagem por snitram »

penso que não exista nada de errado... é lógico, se queremos simular deve ser feito com rigor, o overspeed coloca riscos á aeronave em questão, dai nunca deve ser ultrapassado, até diria que perdíamos um bocado o simulador e seria passar a jogo quando o alteramos... mas cada um tem a sua ideia e a sua opinião eu concordo com o snake.
abraço
Aviator_1
Capitão
Capitão
Mensagens: 981
Registado: quinta dez 20, 2007 12:00 am

Re: Limite do overspeed

Mensagem por Aviator_1 »

Bem, o que estou a sugerir é uma correcção para um realismo maior.. Se nas informações oficiais do A320 vem que a velocidade de cruzeiro é de 470 KIAS e se no simulador o overspeed aparece a 340 KIAS, então o que está errado é o simulador. Logo, para um maior realismo, TEM de se alterar o que está ERRADO... 8)
cpereira
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 128
Registado: terça nov 18, 2008 12:00 am

Re: Limite do overspeed

Mensagem por cpereira »

A questão é mesmo essa. Eu não pretendo alterar o overspeed só porque não me apetece estar a ouvir o aviso. Concordo que se deva manter o realismo, até porque sou apologista disso mesmo. Daí que acho que um aviso de overspeed aos 340KIAS na altitude de cruzeiro não esteja correcto.
snaketutor
Capitão
Capitão
Mensagens: 433
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Limite do overspeed

Mensagem por snaketutor »

cpereira Escreveu:A questão é mesmo essa. Eu não pretendo alterar o overspeed só porque não me apetece estar a ouvir o aviso. Concordo que se deva manter o realismo, até porque sou apologista disso mesmo. Daí que acho que um aviso de overspeed aos 340KIAS na altitude de cruzeiro não esteja correcto.
Pois tenho de dizer que esta totalmente correcto!

Imagine eu em FL380 o meu overspeed comelça por exemplo nao sei bem aos 270/260 KIAS. e eu vou a 250KIAS, no entanto posso ter o GS de 500KNOTS por ter ventos de cauda.
kilhao
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 115
Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm

Re: Limite do overspeed

Mensagem por kilhao »

Exacto... é isso mesmo. Se a Ground Speed for muito elevada, ainda que voemos a uma IAS ou MACH baixa, o alarme irá soar e corre-se o risco do AIRCRAFT OVERSTRESSED...

Relativamente aos 340 KIAS é normal, pelo menos no meu caso, que soe o alarme se voar até um FL260. Para cima disso, por exemplo, a FL310, com o default B737-400 (FS9 lol) o limite de velocidade deve andar por volta dos 300 e qualquer coisa KIAS... É muito relativo.

Mas uma coisa é certa. Em situação alguma, esteja a 5 000 pés ou a 40 000 pés a velocidade indicada no PFD do A320 atinge os 450knts. Nunca. Esses 450knts da velocidade cruzeiro referem-se à TAS, que é um valor que, dependendo dos ventos, pode ser semelhante à GS. Estes dados vem o ND...

Outra coisa. IAS é indicated airspeed. TAS é true airspeed. A IAS pode andar muito longe da velocidade verdadeira devido aos ventos e à altitude.

Espero ter ajudado

Abraço
Bons voos
kilhao
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 115
Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm

Re: Limite do overspeed

Mensagem por kilhao »

cpereira Escreveu:A questão é mesmo essa. Eu não pretendo alterar o overspeed só porque não me apetece estar a ouvir o aviso. Concordo que se deva manter o realismo, até porque sou apologista disso mesmo. Daí que acho que um aviso de overspeed aos 340KIAS na altitude de cruzeiro não esteja correcto.
Sim. Penso que isso esta correcto. 340KIAS a FL350 deve dar um MACH .90!!!
Se olhar para o ND e procurar a GS e a TAS, esses valores devem estar bastante longe dos 457knts com 340KIAS!

Dependendo das condições atmosféricas, a velocidade deve andar entre os 260 e 280 KIAS numa altitude de superior a FL300. Isso dá um MACH .78 ou .80 e uma TAS de 450knts e um GS também semelhante.

O incorrecto seria ter um aviso de overspeed, a uma altitude de, sei lá, FL310, e GS de 340knts. Atenção que isto pode acontecer caso haja ventos contrários muito fortes e, claro, se tentar levar o aviao aos 450knts vai ter um aviso de overspeed porque vai precisar de bater um MACH superior ao .82

Como vê, isto é muito relativo. Depende muito da altitude a que se está e dos ventos. É necessário fazer sempre um "cross check" com as velocidades. Não podemos olhar cegamente só para os KIAS no PFD, ou só para MACH no PFD, ou só a GS no ND... É necessário contextualizar :wink: e usar todas as informações.

Os KIAS funcionam muito bem em baixas altitudes, porque se aproxima muita da GS. Quando começamos a subir e a passar os FL240, a informação dada pelos KIAS começa a ser "pouca", pois a nossa verdadeira velocidade começa a ser bastante superior.

Abraço
kilhao
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 115
Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm

Re: Limite do overspeed

Mensagem por kilhao »

Aviator_1 Escreveu:Bem, o que estou a sugerir é uma correcção para um realismo maior.. Se nas informações oficiais do A320 vem que a velocidade de cruzeiro é de 470 KIAS e se no simulador o overspeed aparece a 340 KIAS, então o que está errado é o simulador. Logo, para um maior realismo, TEM de se alterar o que está ERRADO... 8)
A velocidade de cruzeiro nao pode ser 470 KIAS, mas antes 470knts... É muito diferente. 470 KIAS a um FL350 deve bater o MACH 1!
putujoanos
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 294
Registado: sexta dez 28, 2007 12:00 am

Re: Limite do overspeed

Mensagem por putujoanos »

Estão a fazer uma confusão dos diabos entre IAS e TAS.
Lá por a FL290 por ex. os PFD indicar 280Knts, a velocidade real é bastante superior! tanto que se repararem, a uma altitude baixa, o limite do Overspeed no A320 por exemplo é 330 KIAS( não sei, só estou a dar um valor para exempleficar), mas se subirem para FL350 por ex. Desce para 290 KIAS, mas se virem o GS ou TAS, devem estar bem acima dos 400Knts.
snitram
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 12:00 am

Re: Limite do overspeed

Mensagem por snitram »

DIN DIN IN DING....pede-se a comparência COM URGENCIA do futuro pilot Mércio Rodrigues, para chegar a este tópico para esclarecer o pessoal, visto estar uma grande confusão e futuras alterações de aviões. DIN DIN DING DONG :lol:

Força ai Mercio aa)
snitram
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 12:00 am

Re: Limite do overspeed

Mensagem por snitram »

Noticia saída no jornal expresso online passo a citar:

Airbus Project.png
"Está para breve a saída do novo Airbus este foi o ultimo anúncio da construtora europeia de aviões, este irá chamar-se Airbus A320E, será incorporado um novo tipo de motores e de estrutura capaz de atingir velocidades supersónicas, equiparadas ás do Concorde, o avião que originou vários problemas ao longo dos seus anos de uso.
Esta noticia ainda se encontra em desenvolvimento, qualquer actualização será devidamente referida"


http://aeiou.expresso.pt/
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.