Luzes - Quais e Quando usar

Coloquem aqui dentro todas as conversas offtopic , mantenham-nas com respeito e sem Spam.

Moderadores: Comandante, ATC

Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Luzes - Quais e Quando usar

Mensagem por Freeman »

Fica a informação para quem quiser:

Beacon - É ligada antes de colocar o motor em marcha e é desligada após desligar o mesmo.

As luzes de Navegação - Quando no chão, as mesmas devem de ser ligadas quando se coloca o APU em marcha e no ar, conseguimos ver através da cor das mesmas se o avião se desloca da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda (verde ou vermelho). Se conseguires ver as 2, significa que vem na tua direcção, mas se vires 3 (vermelha, verde e a branca que fica no "cú" do avião, então o mesmo segue a na mesma direcção que tu. A titulo de curiosidade, em regras de voo VFR, também existe a regra da prioridade dependendo se o avião ve a luz vermelha (comunista logo na asa esquerda) ou a verde na asa direita. Verde tens prioridade, vermelha desvias-te tu.
Ainda nas luzes de navegação, temos uma luz estroboscópica ou a stobe light ( que servem mesmo para em condições de fraca visibilidade possamos identificar outra aeronave.

As luzes de táxi, como o próprio nome indica, servem para nos orientar-mos durante o caminho de rolagem desde o parque até à pista

As luzes de descolagem e aterragem, também não tem grande mistério pois as mesmas são usadas durante essas fases de voo. Algumas companhias têm nos seus procedimentos, deixar essas luzes ligadas até aos 10000 pés em subida ou liga-las abaixo dos 10000' em descida. Serve apenas para sermos vistos por outras aeronaves. Em espaço aéreo RVSM onde a separação entre aeronaves em direcções opostas pode ser de 300m ou 1000 pés, também há um hábito de ligas e desligas as luzes (estilo o sinal de luzes num carro) mas não conheço companhias que tenham isso escritos nos seus SOP.

Temos ainda uma luz que aponta para o bordo de ataque da asa e também para o extradorso da mesma. No modo manual, serve apenas para inspeccionar a asa para a existência de gelo; a mesma pode ser activada automaticamente num caso de evacuação pois essa luz vai ligar juntamente com as luzes de emergência.

Existe outra luz que nem todos os aviões as tem que se chama as logo light que fica localizada na cauda do avião e serve apenas para iluminar o logo da companhia.

Retirado do site: http://aviacaoportugal.net/showthread.php?t=2771
SirDaniel
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 254
Registado: quarta dez 31, 2008 7:54 pm

Re: Luzes - Quais e Quando usar

Mensagem por SirDaniel »

Havia ai umas coisas que desconhecia, obrigado por este tópico :wink:
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Re: Luzes - Quais e Quando usar

Mensagem por ELCarma »

Já constatei umas com a designação Runway Turnoff ON/OFF , estas pela iluminacao incidem nos limites laterais das runways e taxiways...N sei se tem como função iluminar o taxi ou o takeoff/landing ou ambos... ou nada disto :?:
joaoantoniofig
Capitão
Capitão
Mensagens: 1030
Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am

Re: Luzes - Quais e Quando usar

Mensagem por joaoantoniofig »

As Turn off light servem para iluminar os 45 graus para além do abrangimento das taxi lights.
Estas luzes permitem que consigamos ver melhor para onde vamos virar principalmente em condiçoes de visibilidade reduzida!
João António Figueiredo
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Re: Luzes - Quais e Quando usar

Mensagem por ELCarma »

ok tnks. :wink:
Tallas
Capitão
Capitão
Mensagens: 683
Registado: segunda dez 10, 2007 12:00 am

Re: Luzes - Quais e Quando usar

Mensagem por Tallas »

Boa dica, mas ja conhecia algumas, como das beacon, strobe e taxi/landing lights.
Abraço
kilhao
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 115
Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm

Re: Luzes - Quais e Quando usar

Mensagem por kilhao »

Olá!

Essa das RWY Turn off faz sentido, porque como o nome parece indicar, sao as luzes de "curvar para fora" da pista... Mas eu julgava q eram estas as luzes usadas para afastar as aves... É porque percebi mal e devem ser as landing lights...

abraço