FMC Ajuda

Fórum de discussão da companhia virtual FSP.

Moderadores: Comandante, ATC

spitfire
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 52
Registado: segunda dez 20, 2010 12:59 pm

FMC Ajuda

Mensagem por spitfire »

Boa noite eu tenho estado a aprender a mexer no fmc vendo tutoriais e lendo manuais que tenho encontrado na internet mas ainda tenho dificuldades em meter as rotas de voo tipo esta: LPFR SID SOTEX UP600 MANIK STAR LPPR esta rota é me dada pelo RouteFinder. como insiro esta rota no fmc alguém tem um tutorial
Fmpm
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 131
Registado: domingo set 19, 2010 5:55 pm

Re: fmc ajuda

Mensagem por Fmpm »

[youtube]WiBv0uPeYEU[/youtube]

[youtube]OmdBrqWAPec[/youtube]
Dudu13
Capitão
Capitão
Mensagens: 551
Registado: terça set 08, 2009 8:03 pm

Re: fmc ajuda

Mensagem por Dudu13 »

Queres um de imagem a imagem? Se for wilco é na boa, se não for esquece :)
SirDaniel
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 254
Registado: quarta dez 31, 2008 7:54 pm

Re: fmc ajuda

Mensagem por SirDaniel »

Dudu13 Escreveu:Queres um de imagem a imagem? Se for wilco é na boa, se não for esquece :)
Se quiseres de 738 estou aqui pra ajudar tmbm
spitfire
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 52
Registado: segunda dez 20, 2010 12:59 pm

Re: fmc ajuda

Mensagem por spitfire »

e wilco v1 e v2
Dudu13
Capitão
Capitão
Mensagens: 551
Registado: terça set 08, 2009 8:03 pm

Re: fmc ajuda

Mensagem por Dudu13 »

Eu podia ajudar-te, mas tenho dúvidas no que toca ao "SID" e à "STAR". Posso estar a dizer asneira, mas penso que isso quer dizer que é para escolheres o SID e a STAR mais adequada ao vôo, mas não vou estar a fazer tutorial tendo dúvidas e depois sair asneira. Peço desculpa por ontem ter-me oferecido para te ajudar, e hoje já não o fazer :oops: :oops:
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: fmc ajuda

Mensagem por Freeman »

Viva!
Vou tentar responder aos dois (spitfire e dudu) com ajuda de imagens.
Fiz a preparação do voo com a rota que o spitfire aqui colocou (LPFR-LPPR). Vou partir do principio que há coisas que vocês já sabem fazer e por isso peço desde já desculpa se saltar alguma coisa.

PASSO 1
A imagem em baixo mostra o FMC da WILCO, quando se entra no avião e sem ter qualquer programação feita, para iniciar a preparação do voo, clicamos onde diz FMGC (cor de laranja)
Imagem

PASSO 2
Depois de clicarem em FMGC preenchem os campos com a partida e o destino (no nosso caso: LPFR/LPPR) fazem Align IRS; inserem o Cost index e a Altitude de cruzeiro (no nosso caso escolhi 30000 ft). Depois disso clicamos no botão F-PLAN e vamos introduzir os pontos da nossa rota. Escrevemos o primeiro SOTEX e clicamos no botão da linha que diz F-PLAN DISCONTINUITY
Imagem

O ponto seguinte é uma Airway (UP600) neste caso, como já temos o SOTEX na rota, e queremos que ele siga por uma determinada Airway até ao ponto MANIK, clicamos no botão da linha onde está o SOTEX e escrevemos UP600/MANIK clicando de seguida em VIA/GO TO (isto quer dizer que depois de SOTEX ele segue pela Airway UP600 até MANIK.
Imagem

A rota fica a amarelo até ser confirmada, para isso clicamos onde diz INSERT*.

PASSO 3
Como a rota é pequena já a temos toda introduzida no FMC, o passo seguinte é escolher a SID (Standard Instrument Departure) que o ATC nos deu de acordo com o nosso plano de voo e com a pista em uso.
Imagem
No nosso caso para preparar a saida, fui à rota e cliquei no inicio em LPFR, depois escolhi a pista 28 para descolar e a SID SOTE6V, uma vez que o SOTEV é um ponto do nosso plano de voo.
Uma vez escolhida a SID é necessário confirmar a sua entrada no plano de voo clicando en INSERT* novamente e são acrescentados ao plano de voo 3 novos pontos.
Imagem


NOTA: Normalmente a preparação da aproximação depende de piloto para piloto. Eu regra geral não configuro a aproximação nesta fase uma vez que a ela pode ser dada pelo ATC ou mesmo pode haver uma variação dos ventos à chegada que me obrigue a alterar a pista escolhida e a STAR (Standard Terminal Arrival Route). De qualquer maneira a configuração da Aproximação é semelhante à da SID, com a diferença de se escolher o aeroporto de chegada (LPPR), a pista onde se vai aterrar e finalmente a STAR que melhor se adequa (atenção aos pontos repetidos na rota, convem apaga-los)

PASSO 4
Assim o passo seguinte à colocação da SID é introduzir a informação dos FLAPS, Altitude de transição (TRANS ALT), FLEX TO TEMP e confirmar as velocidades (V1, VR E V2). Para isso acedemso ao menu PERF e colocamos 4000 (na imagem está 6000, mas é por engano); seguidamente escrevemos 1/UP1.0 e colocamos onde diz FLAPS/THS, seguidamente damos dois cliques no FLEX TO TEMP para confirmar e finalmente dois cliques nas velocidades.
Imagem

PASSO 5
Antes de se descolar convem configurar os FLAPS e o TRIM exactamente como se colocaram no FMC. Se bem se lembram no FMC colocámos 1/UP1.0, isso quer dizer que os flaps colocam-se na posição 1 e o trim na posição UP1, como está na imagem.
Atenção que estes valores são meramente explicativos e podem variar conforme o peso da aeronave.
Imagem
Depois disto tudo é descolar, ligar o Autopilot (AP) e rezar para que corra tudo bem.
No caso de se aterrar no Porto na pista 17, com ILS, depois de configurado o FMC com a STAR, para activarem a Aproximação ILS, clicam nos botões ILS, LOC, APPR, AP2 (por esta ordem).

Boa sorte!

Pedro "Freeman"
spitfire
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 52
Registado: segunda dez 20, 2010 12:59 pm

Re: fmc ajuda

Mensagem por spitfire »

obrigado a todo pela ajuda
Dudu13
Capitão
Capitão
Mensagens: 551
Registado: terça set 08, 2009 8:03 pm

Re: fmc ajuda

Mensagem por Dudu13 »

Também agradeço, obrigado Freeman!
Mais uma vez a aprender com dúvidas dos outros:)

Abraços