Chuva artificial - China

Coloquem aqui dentro todas as conversas offtopic , mantenham-nas com respeito e sem Spam.

Moderadores: Comandante, ATC

agv200
Capitão
Capitão
Mensagens: 408
Registado: sábado fev 13, 2010 9:50 am

Chuva artificial - China

Mensagem por agv200 »

Onde e que estamos enfiados, até nos deixam de olhos em bico :D esTá em Brasileiro :(


Três milhões de quilômetros quadrados podem receber chuva artificial na China. O país que está preparando um grande centro nacional para a manipulação das condições atmosféricas, que será operacional a partir de 2010.

A chuva é provocada com o lançamento, de terra ou por avião, de cartuchos com iodeto de prata. A substância acelera a condensação das nuvens, explicou a agência estatal Xinhua.

O iodeto de prata é um catalisador. Ao se ligar com as nuvens, ele gera uma reação química que libera o hidrogênio. Este, junto ao oxigênio da atmosfera, forma água. Segundo as autoridades, o método não altera a composição de água.

A China conta hoje com 7 mil canhões e 5 mil lança-foguetes para disparar o iodeto, segundo Wang Bangzhong, um dos principais diretores da administração meteorológica nacional. O país é o que manipula com mais freqüência o clima no planeta, segundo reconhece o próprio governo chinês.

A chuva artificial vai garantir céu claro e menor umidade do ar durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. A capital chinesa no verão costuma ser coberta por um nevoeiro que poderia prejudicar o evento esportivo e diminuir o rendimento dos atletas.

No total, a chuva artificial representou 11% das precipitações do ano passado na capital chinesa. Além disso, Pequim aumentou em 2006 as reservas de seus açudes em 29 milhões de metros cúbicos graças à chuva artificial, segundo o Escritório de Manipulação do Tempo.

Segundo a organização ambientalista Greenpeace, a prática chinesa de usar com tanta freqüência a chuva artificial não chega a prejudicar o meio ambiente. "Mas é uma solução a curto prazo, que adia verdadeiras estratégias a longo prazo", disse Ailun Yang, chefe de campanha sobre clima e energia da entidade em Pequim.

"Não é uma opção 100% efetiva, e mostra que o governo chinês pensa ainda em soluções rápidas", destacou Yang. Além disso, ressaltou, o iodeto de prata usado pela China é uma toxina e pode ser prejudicial à saúde, apesar de as quantidades usadas serem pequenas demais para representar uma ameaça.

Para o Greenpeace, a idéia das autoridades de causar chuva artificial durante as três semanas dos Jogos Olímpicos 2008 mostra a péssima situação da atmosfera da cidade.