
Pelo menos 44 pessoas morreram e oito estão internadas com ferimentos graves em consequência da queda de um avião na noite de segunda-feira no noroeste da Rússia, revelaram hoje as agências locais.
Citando responsáveis do Ministério de Emergências, as agências RIA Novosti e Interfax relataram em diversos despachos que o avião estava a realizar a ligação entre Moscovo e Petrozavodsk, seguia com 52 passageiros a bordo, dos quais nove pertenciam à tripulação.
Os oito feridos foram internados nos hospitais da região com ferimentos graves, indicam as agências russas.
O avião, um Tupolev TU-134 -- de fabrico russo é um modelo soviético dos anos 60. Recentemente, o Governo russo recomendou a substituição da aeronave a todas as companhias aéreas que a mantêm nas suas frotas.Este, pertencente à companhia RussAir, falhou a aterragem no aeroporto de Petrozavodsk, cidade na província de Karelia, a cerca de 640 quilómetros noroeste de Moscovo, e acabou por aterrar numa autoestrada nas imediações do aeroporto.
Dois irmãos, um rapaz de nove e uma rapariga de 14, sobreviveram,Anton e Anastassia Terekhina estão "inconscientes e com numerosas queimaduras e traumatismos", segundo notícias locais.No hospital de Petrozavodsk está também internado o tio das crianças que, ao saber do acidente, sofreu um ataque cardíaco.
Com o choque, a fuselagem da aeronave partiu-se e o avião incendiou-se, explicaram fontes governamentais que salientam também que a torre de controlo tinha perdido o contacto com os pilotos às 23:40 locais (20:40 em Lisboa), embora não seja indicada uma hora para o acidente.
Euronews(Portugues)
[youtube]OmLseXOWnEY&feature=player_embedded[/youtube]
BBC Brasil(Portugues)
[youtube]xTc0KxfDz3g[/youtube]
LIVE NEWS(Em ingles) algumas explicações de pilotos
[youtube]iKtH4fBRULM[/youtube]
Simulação da queda
[youtube]CjQjh7Emys0[/youtube]

Cockpit TU-134 Sistemas arcaicos sem electrónica.
