Problemas com ILS

Problemas com os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

Leandro_stage6
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 27
Registado: terça mar 06, 2012 2:05 pm

Problemas com ILS

Mensagem por Leandro_stage6 »

Olá a todos.

Antes de mais queria perguntar se existe algum tópico de apresentações. Já procurei mas não consigo encontrar, se houver peço-vos que coloquem o link para me apresentar à comunidade ;)

Ora bem, abri este tópico com um titulo talvez um pouco vago mas vou tentar explicar da melhor maneira o meu problema (e o de muitos!) com o ILS. Saio de LPFR fazendo voo em Low Altitude com o objectivo de aterrar em LPPT na Rw03 por ILS. O voo corre de feição e a cerca de 25nm de distancia da pista de Lisboa via info do GPS mudo o modo GPS para NAV (já com a freq. em 109.10) e ponho o course a 28 tal como indicado na carta do aeroporto. Ao interceptar o localizer, ligo o botão NAV, (quando começa a fazer acertos de direção) ligo as landing lights, trem para baixo e full flaps para começar a abranda-lo até aos 175 Kt +/-.. ora, o que acontece é que quando acabo de fazer o alinhamento horizontal não tenho tempo para ligar o APPR e vou a uma altura ridicula para aterrar, o que acaba em pitch down que na realidade faria qualquer passageiro nunca mais voar. Consigo sempre aterrar mas o realismo perde-se, para não falar na frustração que é não conseguir usar um sistema tão básico...

Parece que a distancia é demasiado curta para fazer NAV e APPR, será que deviar fazer primeiro o APPR?

A nivel de METAR vou sempre em CAVOK para facilitar ainda mais..

O avião é um Airbus A320-232!

Conseguem ajudar?

Antes de mais um grande abraço a todos e espero viro a aprender muito convosco ;)

Leandro
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Problemas com ILS

Mensagem por Freeman »

Viva Leandro muito bem vindo ao FSP.
Não temos uma secção de apresentações oficial, mas podes sempre fazê-la no tópico da Discussão Geral. (É sempre bom quando o pessoal tem a iniciativa de se apresentar)
Em relação à tua duvida, aconselho-te duas duas coisas:
1ª Alongares a tua aproximação a fazeres a volta para alinhares com a pista em cima do mar, obrigando o avião a passar por cima do CP (Caparica) Isso permite dar-te tempo para corrigir alguma coisa que esteja menos bem na aproximação.
2ª Quando estiveres nessa tal volta para a aproximação tenta estar entre os 3000 e os 2500 pés de altitude, pois só dessa forma o Glide Slope te consegue fazer baixar o avião.
Leandro_stage6
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 27
Registado: terça mar 06, 2012 2:05 pm

Re: Problemas com ILS

Mensagem por Leandro_stage6 »

O grande problema está no facto de eu ter que seguir as ordens do ATC, não sei se será bug do sistema mas muitas vezes o ATC manda-me alinhar a 4000 ft para apanhar o localizer e o ILS da 3 é aos 3000!! Se não for eu a fazer descida para 3000 passo por cima do aeroporto.. quando tento ir pelo lado da CP dão-me instruções contrarias, ou seja, eu faço sempre aproximação por terra ficando com o aeroporto á minha direita e nunca em frente. Por norma (pelo menos quando viajei de roma para lisboa) a ponte 25 de abril ficou á minha direita e no jogo, segundo as ordens do ATC fica á esquerda ou passo-lhe por cima. Há pouco por exemplo, as ordens foram para descer até aos 1900 ft para entrar no glideslope :S

Estou a achar isto estranho e faço sempre aterragens "á homem" pois acabo por ter pena de ir dar mais uma volta, desligo os sistemas todos e aterro o animal manualmente.. é mais entusiasmante mas gostava de perceber o que está errado no que eu estou a fazer..

Freq Nav1 : 109.10
IAS: +/- 200 kt a 20nm do aeroporto e continuo a descer até fazer full flaps
Alt: 3000 até apanhar o GlideSlope (O jogo nesta altura diz-me "mantain 0", o que significa isto??)
Course: 28 (para alinhar com a pista em NAV)

Alguma coisa mal? :S
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Problemas com ILS

Mensagem por Freeman »

Tudo bem.
A aproximação vindo de roma, poderá ser dando a direita ao aeroporto. Eu quando escrevvi estava a imaginar um voo vindo de norte (porto por exemplo), mas ainda assim os procedimentos são os mesmo e são como dizes. Acho que, é apenas a minha opinião, devias "cagar" para o ATC do simulador, sei que dá mais realismo, mas nem sempre é fiavel. Exprimenta fazeres um voo curto sem ATC e voas á tua maneira, com os teus procedimentos.
Leandro_stage6
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 27
Registado: terça mar 06, 2012 2:05 pm

Re: Problemas com ILS

Mensagem por Leandro_stage6 »

Freeman Escreveu:Tudo bem.
A aproximação vindo de roma, poderá ser dando a direita ao aeroporto. Eu quando escrevvi estava a imaginar um voo vindo de norte (porto por exemplo), mas ainda assim os procedimentos são os mesmo e são como dizes. Acho que, é apenas a minha opinião, devias "cagar" para o ATC do simulador, sei que dá mais realismo, mas nem sempre é fiavel. Exprimenta fazeres um voo curto sem ATC e voas á tua maneira, com os teus procedimentos.
Mas o de roma foi real, não foi no jogo :lol: eu sem ATC consigo fazer bem a aterragem pois a umas 25 nm já estou a alinhar o course e a descer para os 3000 ft para dar entrada no glideslope.. poderá ser do proprio jogo não acompanhar a velocidade do voo.. vou ter que deixa-los a falar sozinho e continuar com os meus voos LPFR LPPT no A320, que avião fantástico! 8)

Já agora, consigo arranjar aqui no forum alguma pintura da TAP? Para o A320 (200 ou 232 não sei se faz diferença..), é que andar a representar outras companhias não tem o mesmo sabor, lá no fundo e apesar de toda a crise.. TAP é Portugal! :)
daniel_pt
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 141
Registado: terça nov 17, 2009 12:35 pm

Re: Problemas com ILS

Mensagem por daniel_pt »

Boas... Li na diagonal os teus posts e chamou-me a atenção uma coisa que não me parece que estejas a fazer bem, ou melhor, não te está a ajudar a capturares o LOC e seguidamente o GS mantendo tu tempo pra pensar e decidir.

Estás a fazer aproximações com muita velocidade no meu entender. Vi que na primeira ias a 175 e na segunda a 200 nós. É demasiado e daí o pitch down... Não sei com que 320 andas a voar, mas se for um com fmc, é estranho que te de velocidades tão altas como as que referes. Dependendo do peso e condições meteorológicas, um 320 faz aproximações entre os 115 e os 140 nós... Experimenta baixar a velocidade... Quanto a altitude, marimba-te no atc do simulador pq ele não sabe o que diz... Vê a que altitude está o aeródromo onde vais aterrar e calcula para estares entre os 2000 e os 3000 pés no ponto de intersecção do glide slope...
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Problemas com ILS

Mensagem por Freeman »

Reparei na velocidade mas nem dei grande importância, porque pare mim a aproximação começa a partir do momento em que o avião está tipo numa downwind, tendo ainda algum espaço para redução de velocidade.
Leandro_stage6
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 27
Registado: terça mar 06, 2012 2:05 pm

Re: Problemas com ILS

Mensagem por Leandro_stage6 »

Boas Daniel,

Antes de mais obrigado pela ajuda. De facto o problema está na IAS, ontem ao analisar com calma o voo reparei que voo com muita velocidade acabando por passar a zona do LOC muito depressa.. 175/200 kt é para o 747 talvez....
daniel_pt
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 141
Registado: terça nov 17, 2009 12:35 pm

Re: Problemas com ILS

Mensagem por daniel_pt »

Essa velocidade de aproximação, penso que só mesmo no concorde... Cerca dos 190 nós.
Um 747 em condições normais aterra abaixo dos 170 nós... A velocidade mais alta que aterrei um 747 (ia pesado) foi de 168 acho eu.

Experimenta fazer isso mais devagar que vais ver que não tens problemas.