TAP VIRTUAL

Coloquem aqui dentro todas as conversas offtopic , mantenham-nas com respeito e sem Spam.

Moderadores: Comandante, ATC

Francisco2
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 12
Registado: sexta mar 02, 2012 6:29 pm

TAP VIRTUAL

Mensagem por Francisco2 »

Olá, sou um piloto novo aqui no FSP, entrei esta semana e ainda estou muito no início, mas uma coisa que já reparei é que muitos dos utilizadores publicam com banners da TAP virtual, e gostaria de pedir a esses pilotos que me pudessem ajudar a perceber como funciona a TAP virtual... Eu sei que só se entra com concurso aberto, mas o que é que eles vêm para recrutar? É muuito difícil? Eu gostava muito de entrar na TAP Virtual mas não sei se consigo...
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: TAP VIRTUAL

Mensagem por Freeman »

Viva Francisco
Para entrares para a TAPV tens que fazer um teste escrito sobre aviação e sobre a frota a que te candidatas e tens que ter um aproveitamento de pelo menos 75% (se nao me falha a memoria)
Tens que esperar que o concurso abra. Mas acredita que agora que estás connosco, estás na melhor VA :D :D :D
mfua
Capitão
Capitão
Mensagens: 391
Registado: quinta jan 20, 2011 3:07 pm

Re: TAP VIRTUAL

Mensagem por mfua »

Freeman Escreveu:Viva Francisco
Para entrares para a TAPV tens que fazer um teste escrito sobre aviação e sobre a frota a que te candidatas e tens que ter um aproveitamento de pelo menos 75% (se nao me falha a memoria)
Tens que esperar que o concurso abra. Mas acredita que agora que estás connosco, estás na melhor VA :D :D :D
Correctíssimo BOSS...
Francisco2
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 12
Registado: sexta mar 02, 2012 6:29 pm

Re: TAP VIRTUAL

Mensagem por Francisco2 »

obrigado pelas respostas! Já agora, sabem se eles costumam ficar muito tempo sem abrir concurso, ou se há previsão de abrirem um? E eu li no site deles que é preciso ter 16 anos para entrar mas eu so faço em julho... Isso dos 16 anos e como aquelas coisas na internet que se pode aldrabar a dizer que se tem essa idade ou se aldrabarmos somos apanhados?
mfua
Capitão
Capitão
Mensagens: 391
Registado: quinta jan 20, 2011 3:07 pm

Re: TAP VIRTUAL

Mensagem por mfua »

Francisco2 Escreveu:obrigado pelas respostas! Já agora, sabem se eles costumam ficar muito tempo sem abrir concurso, ou se há previsão de abrirem um? E eu li no site deles que é preciso ter 16 anos para entrar mas eu so faço em julho... Isso dos 16 anos e como aquelas coisas na internet que se pode aldrabar a dizer que se tem essa idade ou se aldrabarmos somos apanhados?
1º As candidaturas abrem de 20 em 20 dias .

2º aldrabar a idade não é muito aconselhável em lado nenhum.

3º se fores apanhado podes ou não ser expulso, depende de quem te apanhar, se te apanharem.
Francisco2
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 12
Registado: sexta mar 02, 2012 6:29 pm

Re: TAP VIRTUAL

Mensagem por Francisco2 »

Obrigado pela resposta, pelo menos fico mais descansado em saber que são tão frequentes as aberturas para candidaturas. É que eu faço 16 já em Julho e gostava muito de conseguir na Tap virtual...
gdar1991
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 60
Registado: quinta dez 10, 2009 9:38 pm

Re: TAP VIRTUAL

Mensagem por gdar1991 »

Ora tenho que intervir, se queres entar, para a TAPV, vais-me me responder a várias questões:,

1º - Como é que estás a nível de utilização dos métodos na aviação, ou seja o chamado utilizar VOR, NDB, ADF, o que é um ILS, tirar radiais a partir dos mesmos, o que significa Inbound, outbound, procedimentos de:

CHECKLIST

-BEFORE START
-PUSH START
-AFTER START
-BEFORE TAKEOFF
-AFTER TAKEOFF
-DESCENT
-APPROACH
-LANDING
-AFTER LANDING
-SHUTDOWN
-SECURE

2º - sabes as comunicações em Inglês(Língua Universal) a chamada ferasologia? És "obrigado" a voar em duas Redes VATSIM ou IVAO, isto se queres ter 100% nos teus logs, quantos mais log inferiores a 100% mais a tua percentagem de Average Rating desce e relembro que é bom andar acima de 90%...

3ª A TAPV, na sua óptica, tem na frota apenas Airbus desde os A319 aos A340, neste caso imaginemos se entrasses para os A330, um exemplo, no teu exame iria calhar perguntas sobre APU(Auxiliar Power Unit), QDM e QDR, Metar's, uma panóplia de perguntas sobre AIRBUS e seus sistemas, aqui fica um exemplo dos temas:


-A330 - FCOM 01 Aircraft General
-A330 - FCOM 02 Air Conditioning and Pressurization
-A330 - FCOM 03 Autoflight
-A330 - FCOM 04 Communications
-A330 - FCOM 05 Electrical
-A330 - FCOM 06 Equipment
-A330 - FCOM 07 Fire Protection
-A330 - FCOM 08 Flight Controls
-A330 - FCOM 09 Fuel
-A330 - FCOM 10 Hydraulic
-A330 - FCOM 11 Ice and Rain Protection
-A330 - FCOM 12 Indicating and Recording Systems
-A330 - FCOM 13 Landing Gear
-A330 - FCOM 14 Lights
-A330 - FCOM 15 Navigation
-A330 - FCOM 16 Oxygen
-A330 - FCOM 17 Pneumatic
-A330 - FCOM 18 Water and Waste
-A330 - FCOM 19 Maintenance System
-A330 - FCOM 20 Information System
-A330 - FCOM 21 Auxiliary Power Unit (APU)
-A330 - FCOM 22 Doors
-A330 - FCOM 23 Powerplant
-A330 - FCOM 24 Limitations
-Cockpit Overview A330 cockpit overview
-Normal Takeoff Normal takeoff pattern
-ILS Approach ILS Approach landing pattern
-Low Visibility Circling Low visibility circling approach pattern
-Visual Approach Visual approach pattern
-A330 Normal Checklist Full 2 page normal checklist for A330
-Flying A330 Full detail course "How to fly A330"

E para cada Airbus existe enumeras características que uns têm e outros não...
Tem perguntas sobre RVSM / ETOPS, Cross Atlantic Flights, etc...

A TAPV neste momento encontra-se:

Frota de Médio Curso - Composta por cerca de 30 aeronaves Airbus A319/20/21, a frota de médio curso voa para mais de 14 países, entre eles a Suécia, República Checa, Húngria e Noruega.
Em Portugal tem voos para a Madeira, Açores, Porto e Faro.

Frota de Longo Curso - Composta por 16 aeronaves, que se dividem em dois tipos A340-314 (4), A330-200 (12), a frota de longo curso voa os mais diversos destinos, passando pela Europa, África, América de Norte e América do Sul.

Se fores entrar para a TAPV e falo por experiência própria, se queres evoluir depressa na tua carreira referindo-me há TAPV, aconselho a frota de Longo Curso, mas tem uma contra partida, os A340 estão a abarrotar de gente e ás vezes queres fazer um voo e não dá pois a frota só tem 4 aviões, o A330 está a ficar igual...
Se és daquelas pessoas que gosta de voos no máximo de 4h e picos, aconselho a frota de Média Curso, aí tem 30 aviões, há sempre voos para fazer... Na tua carreira na TAPV para além dos Type Ratings, existe as Qualifications: que são RVSM / ETOP, já acima falado, Aeroportos - LPMA, LPHR/LPPI, GGOV, GVNP e GVSV e depois disto existe o teu Company's Ranking: O que começas, 1st Officer, depois podes evoluir para Captain e Senior Captain.
Para evoluires em tudo na TAPV tens que realizar exames teóricos(pode ser de 30 a 60 perguntas consoante a frota) e práticos(voar com o dito cujo o avião)...

Para fazeres exames, a TAPV funciona com EP's, são pontos atribuídos em cada voo, e que depois quando reunires pontos suficientes podes fazer por exemplo uma qualificação, Company's Ranking e Type Ratings...

Aqui fica um pouco que tens de vir a saber, enfim ainda falta muita coisa que vais descobrindo por ti mesmo, neste momento se és novo nas andanças, aconselho-te a ficar pelo FSP, adicionas o pessoal no Skype, começares a entrar nas conversas e vais aprendendo, na gíria do português, diz-se: Não ponhas a carroça à frente dos bois... portanto um conselho de Piloto Virtual, fica pelo FSP até adquirires alguns conhecimentos, porventura podes tentar o exame da TAPV, mas pela norma e como todo o pessoal que lá está, sabe que na TAPV não se aprende, implementa-se os conhecimentos...

Com tudo isto despeço-me com amizade

Abraço

Gonçalo Rodrigues
mfua
Capitão
Capitão
Mensagens: 391
Registado: quinta jan 20, 2011 3:07 pm

Re: TAP VIRTUAL

Mensagem por mfua »

gdar1991 Escreveu: Com tudo isto despeço-me com amizade

Abraço

Gonçalo Rodrigues
Tão pá, vais pra onde ?? KKKK :lol:
tp((
gdar1991
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 60
Registado: quinta dez 10, 2009 9:38 pm

Re: TAP VIRTUAL

Mensagem por gdar1991 »

mfua Escreveu:
gdar1991 Escreveu: Com tudo isto despeço-me com amizade

Abraço

Gonçalo Rodrigues
Tão pá, vais pra onde ?? KKKK :lol:
tp((

Fui pa cama chonar! xD :D
tobekas
Oficial
Oficial
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 14, 2009 12:03 am

Re: TAP VIRTUAL

Mensagem por tobekas »

Eu acho que o Gonçalo respondeu, extremamente bem e sem sotaque.Mas o Francisco deve tentar ir para a TAPVirtual o mais breve possivel. Pelo que percebi, ele escreveu que era novo aqui ( no FSP ) por isso ainda estava muito o inicio, mas se entrar com alguma sorte na TAPVirtual, provavelmente será menos um que andará aqui a fazer touchdowns de -1500ft/min e a lixar o nosso rancking. E de 4 em 4 anos abrem concurso para administrador da TAPReal.......
Vai, vai, e boa sorte.
Francisco2
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 12
Registado: sexta mar 02, 2012 6:29 pm

Re: TAP VIRTUAL

Mensagem por Francisco2 »

Bem, agradeço pela resposta, já fiquei a perceber que entrar na TAPV é mais dificil ainda do que esperava... Tobekas, sim sou novo aqui e estou a gostar muito do que estou a descobrir cá até agora, mas só por ser novo aqui não quer dizer que sou um completo noob, sei perfeitamente ler e cumprir um plano de voo e a minha média de touchdown agora está em -138 ft/min. Espero que não lixe o vosso ranking.

Quanto às perguntas, deixo aqui o que sei, se depois alguém tivesse paciencia de ver as respostas e me dar uma ideia do quanto longe estou, agradeceria muito...

1- Como é que estás a nível de utilização dos métodos na aviação, ou seja o chamado utilizar VOR, NDB, ADF, o que é um ILS, tirar radiais a partir dos mesmos, o que significa Inbound, outbound, procedimentos de (checklists):

Bem, no que toca ao Airbus da Wilco, não sei se é esse que usam, mas e o que tenho experiencia, consigo navegar de VOR em VOR, com NDBs, ADF sinceramente já ouvi falar mas não sei e ILS consigo usar para a aterragem sem problema. Inbound e outbond significa, se for um inbound ao aeroporto significa que estou a chegar ao aeroporto, se for outbond significa que estou a partir do aeroporto, se for num VOR, significa ou que estou a ir em direcção a um VOR, ou a afastar me dele numa radial. As checklists nao estao muito bem, não sei de cor todos os procedimentos nas checklists só o basico...

2-sabes as comunicações em Inglês(Língua Universal) a chamada ferasologia? És "obrigado" a voar em duas Redes VATSIM ou IVAO, isto se queres ter 100% nos teus logs, quantos mais log inferiores a 100% mais a tua percentagem de Average Rating desce e relembro que é bom andar acima de 90%...

Aqui sim estou à vontade, faço regularmente voos VFR e IFR na VATSIM sem problemas nenhuns...

3- A TAPV, na sua óptica, tem na frota apenas Airbus desde os A319 aos A340, neste caso imaginemos se entrasses para os A330, um exemplo, no teu exame iria calhar perguntas sobre APU(Auxiliar Power Unit), QDM e QDR, Metar's, uma panóplia de perguntas sobre AIRBUS e seus sistemas, aqui fica um exemplo dos temas:

APU sei o que é, o seu funcionamento em pormenor mais ou menos. QDM e QDR nao sei, sei interpretar Metars sem problemas. Os outros sistemas ainda não sei mas arranjei os manuais todos da smart cockpit para ler.
RVSM não sei o que é, ETOPS tenho uma noção básica, que é a regra que impede aviões com 2 motores de se afastarem acima de um limite de distância de um aeroporto quando estao sobre o oceano.

Em relação à frota, de início candidato me de certeza ao médio curso, não tenho disponibilidade para longo curso...


Mais uma vez agradeço-te imenso pela disponibilidade em escreveres isto tudo para me ajudares, espero um dia conseguir entrar na TAPV... Um abraço.
Rasgaceus
Oficial
Oficial
Mensagens: 162
Registado: segunda out 06, 2008 12:00 am

Re: TAP VIRTUAL

Mensagem por Rasgaceus »

Bem vindo,

Quando souberes o trabalho que dá programar e fazer um voo para a TAP virtual, fazes como eu, um voo por mês :lol: .
Começa de varagrinho lê muitos manuais, pratica o Inglês evais lá dar.

Abraço
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: TAP VIRTUAL

Mensagem por Freeman »

Francisco2 Escreveu:média de touchdown agora está em -138 ft/min. Espero que não lixe o vosso ranking.
Francisco, o Tobekas não se referia a ti, é a outros que aí andam que já têm a mania que são pilotos.

Outra coisa, não te deixes impressionar por aquilo que este pessoal diz sobre a TAPv. Não há nada como fazer o teste com calma e com o Google aberto. (e o skype) :D
mfua
Capitão
Capitão
Mensagens: 391
Registado: quinta jan 20, 2011 3:07 pm

Re: TAP VIRTUAL

Mensagem por mfua »

Freeman Escreveu:
Francisco2 Escreveu:média de touchdown agora está em -138 ft/min. Espero que não lixe o vosso ranking.
Francisco, o Tobekas não se referia a ti, é a outros que aí andam que já têm a mania que são pilotos.

Outra coisa, não te deixes impressionar por aquilo que este pessoal diz sobre a TAPv. Não há nada como fazer o teste com calma e com o Google aberto. (e o skype) :D
Mai nada .... aa) hh)
diogoaqua
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 28
Registado: sábado jan 29, 2011 8:09 am

Re: TAP VIRTUAL

Mensagem por diogoaqua »

Boas. Fiz hoje o meu teste prático para TAP Virtual e após enviar o log, recebi uma mensagem pelo programa a felicitar-me e a dizer que obtive 75% de rating.

Até agora ainda não tive noticias se entrei ou não. Para quem já fez o exame o que é suposto acontecer agora?

Desde já o meu obrigado.