Um pouco de youtube era bem melhor que todas as explicações que possas tirar daqui, pois apesar de ser "facil" torna-se dificil sem a ajuda visual. Primeiro que tudo tens que entender o que é aterrar por ILS, conhecer bem o cockpit do avião e nunca ver o ILS como uma aterragem automática, porque não o é.
O ILS para ser feito, primeiro que tudo tem que ser usado numa pista que permita aterragem por ILS, como é o caso de LPPT e é esta que vamos usar para treinar. (Se quiseres outra basta encontrares as cartas de aproximação..)
Faz um voo curto visto que o objectivo é a aterragem, escolhe por exemplo LPFR -> LPPT em LOW ALT com um Airbus A320 ou um Boeing 737 (podes usar outro qualquer, eu acho que nestes há uma facilidade maior e isto claro se já tiveres a minima noção do que é pilotar,,) em CAVOK (para facilitar..)
Após subires à ALT que a torre que instruir, com calma começas a "programar" o ILS:
Janela de radio aberta -> NAV1 -> 109.10 ON (tem que estar em on, atenção a isto..)
Course - 028 ( Este é o curso da pista 03 de LPPT, não confundas com o HDG que é para onde está apontada a proa do avião..)
Umas quantas milhas à frente, o controlo de Lisboa (ou beja..) irá informar-te que deves descer para os 3000ft e manter-te nesta altitude (esta altitude é a altitude de captação do localizador e de entrada no glide slope), após isto irás começar a ouvir um codigo morse afecto ao localizer de LPPT. Neste momento tens que começar a preocupar-te com a IAS pois uma APPR a grande velocidade pode acabar em borrego pois o avião não teve tempo para alinhar. (Lembra-te sempre de ter o NAV activo!) A tua atenção ira agora para a janela do horizonte artificial, onde te irá aparecer uma seta do lado direito que lentamente começara a descer (Não tem haver com altitude mas sim com distancia de aproximação ao glide slope!) e é nesta que reside o truque do ILS. (Neste momento deveras já ter tudo pronto ou pronto a ser usado, flaps, landing lighs, trem etc..). Assim que no horizonte artificial essa seta que desce atingir o meio do ecra (O que divide "céu" e "terra" carregas na tecta APPR para inicar a descida no glide slope, apartir daqui é uma questão de atenção à IAS (tenta aterrar entre 120/135 kts) e lembra-te de desligar o AP antes de fazer touch, assim como o Auto Throttle..
Parece confuso mas de facto só com escrita não é facil explicar, eu por exemplo quando estou com "preguicite" e não me apetece aterrar à pata, voo primeiro pelo GPS até alinhar com a pista e depois é só passar para o modo NAV e ve-lo aterrar, mas.. first things first!
