Lista de flightplans com valor de fuel insuficiente

Fórum de discussão da companhia virtual FSP.

Moderadores: Comandante, ATC

Headless
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 143
Registado: sexta fev 04, 2011 8:16 pm

Lista de flightplans com valor de fuel insuficiente

Mensagem por Headless »

Visto haver alguns tópicos sobre flightplans onde é detectado que o valor de fuel é insuficiente para o completar, e tendo-me já acontecido esse problema algumas vezes, lembrei-me de criar este tópico onde poderiam ir adicionando os que detectassem de forma a que posteriormente pudessem ser revistos e possivelmente alterados.
Sendo assim começo com:

Flight# FSPV6656
Vôo EHAM -> GCTS
Avião B737-800

Abraços e bons voôs!
piuozorio
Administrador
Administrador
Mensagens: 2383
Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am

Re: Lista de flightplans com valor de fuel insuficiente

Mensagem por piuozorio »

Boas,
bom tópico ;)
Não me parece que esse voo faltasse fuel, aterras-te com 1418kgs.
Devia ter mais um pouco mas depende de muita coisa e o fuel é tentar poupar ao máximo.
No teu caso houve uns excessos de velocidade que faz aumentar o consumo/h, o cost index também conta e nesse avião é um default não tem cost index, o fator vento também conta imenso.
No airbus A32X aterro normalmente com 3000kgs de fuel que são as reservas.

Basta colocarem o flightnumber para saber o voo, ou o link :wink:
Headless
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 143
Registado: sexta fev 04, 2011 8:16 pm

Re: Lista de flightplans com valor de fuel insuficiente

Mensagem por Headless »

piuozorio tive de adicionar fuel quando ainda estava a cerca de 200 nm do ponto de chegada, daí ter aterrado ainda com esse fuel todo :oops:
Nem ia com a velocidade muito próxima do limite de overspeed mas mesmo assim por vezes ultrapassa mas retoma, depois baixei mais um pouco a velocidade de cruzeiro e já não acusou novamente.
Além do flightnumber coloquei mais dados, só por "piada" de forma a saber-se quais os ICAO's e avião :D
piuozorio
Administrador
Administrador
Mensagens: 2383
Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am

Re: Lista de flightplans com valor de fuel insuficiente

Mensagem por piuozorio »

Humm
fui comparar com o site http://fuel.aerotexas.com e deu-me o quase o mesmo fuel em KG
Estimated Fuel Usage:.............. 11048 <- EFU -> 04:37
Fuel On Board:..................... 14729 <- FOB -> 06:10

No plano do FSP
TRIP 11001
PLN 14967

Não me parece que tenha sido do lado do site, talvez a velocidade de cruzeiro não tenha sido a mais correccta, no plano está cost index de 4.

8)
Dudu13
Capitão
Capitão
Mensagens: 551
Registado: terça set 08, 2009 8:03 pm

Re: Lista de flightplans com valor de fuel insuficiente

Mensagem por Dudu13 »

E não sei se é o caso, mas convém verificar se tens isso em kg's ou lbs :wink:
Headless
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 143
Registado: sexta fev 04, 2011 8:16 pm

Re: Lista de flightplans com valor de fuel insuficiente

Mensagem por Headless »

piuozorio Escreveu:...talvez a velocidade de cruzeiro não tenha sido a mais correccta, no plano está cost index de 4...
Então sendo uma aeronave default, e sem FMGC, como consigo saber qual a velocidade de cruzeiro adequada para o cost index ser 4?
Dudu13 Escreveu:E não sei se é o caso, mas convém verificar se tens isso em kg's ou lbs :wink:
Obrigado pela dica mas está em kg's.
piuozorio
Administrador
Administrador
Mensagens: 2383
Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am

Re: Lista de flightplans com valor de fuel insuficiente

Mensagem por piuozorio »

Boa pergunta!
Cost Index = Cost of Time / Cost of Fuel
Isto é dado e gerado pelo site, custo de toda operação por hora desde custos de katering, seguros, taxas aeroportuarias, etc
Custo do fuel por hora, é também dado pelo site, alguns aeroportos (maior parte USA) tem valores reais.
Não te sei dizer se pode-se calcular a velocidade como estás a perguntar mas sei te dizer que é "ECONOMIC".
Se durante o voo o vento for de cauda é bom porque ajuda caso contrário faz-te consumir muito mais.
Quanto maior for o voo mais baixo vai ser o cost index para poupar e no teu caso com default aos 38000ft naquele voo reduzia para a velocidade mínima desse avião.
Os default não simulam bem, vás cheio ou vazio não sentes o avião pesado e na descolagem e aterragem sente-se a diferença, até no travar nota-se que o default pára logo mesmo pesado.