LPMA para LPPR --> como alinhar-me a pista 17 do LPPR ?

Problemas com os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

Mickel
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 29, 2012 1:19 pm

LPMA para LPPR --> como alinhar-me a pista 17 do LPPR ?

Mensagem por Mickel »

Eu querendo fazer um voo de LPMA para LPPR, programo o GPS, investigo nas cartas qual é a pista do Porto que possui ILS (que é a 17) e retiro de lá tudo o que é necessário (como ILS (Freq) o Curso (Head), o VOR, o tamanho da pista, a elevação do terreno). Após isso tudo coloco os valores que são do painel (como altitude, heading, o IAS, o course, o vert speed). Coloco a rosa dos ventos de forma a conseguir perceber melhor o VOR, o CURSO o NDB... e desolco, após recolher o trem de pouso, activo o GPS e o Piloto automatico etc... o avião vai até LPPR tendo eu que ir vendo a altitude, velocidade, flaps etc... mas quando chego ao aeroporto Francisco Sã Carneiro (via- GPS), não sei como alinhar-me com a pista para fazer um pouso por ILS... fico lá perdido mesmo.

não sei como alinhar-me a pista, nem como aterrar, como e quando activo o ILS etc

ps: Uso o Boeing 737-800 do FsX, ah e expliquem como se fosse muita burro mesmo! mas sem ofensas hahahha. Obrigado hh)
Mickel
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 29, 2012 1:19 pm

Re: LPMA para LPPR --> como alinhar-me a pista 17 do LPPR ?

Mensagem por Mickel »

Please :(
Artman_PT
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 22
Registado: segunda jun 14, 2010 9:19 pm

Re: LPMA para LPPR --> como alinhar-me a pista 17 do LPPR ?

Mensagem por Artman_PT »

Aconselho, numa primeira fase a utilizar o flight planner do fsx e a voar com o atc do jogo.
O atc vai-te encaminhar passo a passo.

Penso que o gps do fsx nao dá para programar aproximações.
Mickel
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 29, 2012 1:19 pm

Re: LPMA para LPPR --> como alinhar-me a pista 17 do LPPR ?

Mensagem por Mickel »

Tem uma parte do GPS que é proc onde podes arranjar aproximações, mas o vector depois deixa-me às voltas e não sei como alinhar-me a pista 8O
steelman
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 65
Registado: segunda nov 09, 2009 9:17 pm

Re: LPMA para LPPR --> como alinhar-me a pista 17 do LPPR ?

Mensagem por steelman »

Boas,
programo o GPS, investigo nas cartas qual é a pista do Porto que possui ILS (que é a 17) e retiro de lá tudo o que é necessário
e como é que sabes que é essa pista em uso? E se investigas as cartas está lá descrito a aproximação. No gps do FSX tem lá os procedures embora não sejam os mais reais, se usares aviões mais realistas usas as STARS/aproximações publicadas nas cartas, se vais fazer uma aproximação por ILS não podes esquecer de sintonizar a frequência do mesmo e entrar no ILS com um angulo lateral não superior 60º para não ser muito brusca a entrada no Localizer( existem aviões tipo default que não conseguem sintonizar o localizer se o angulo for muito grande, talvez na realidade também).
Cumprimentos.
rubencorreia
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 26
Registado: segunda dez 13, 2010 8:54 pm

Re: LPMA para LPPR --> como alinhar-me a pista 17 do LPPR ?

Mensagem por rubencorreia »

Boas Mickel!

Será que te estás a conectar ao VOR (PRT 114.10) em vez de te conectares ao ILS (PR 109.90) ?

Se quiseres envia-me MP com o teu username do skype ou facebook e ajudo-te no que eu puder.

Abraços
Mickel
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 29, 2012 1:19 pm

Re: LPMA para LPPR --> como alinhar-me a pista 17 do LPPR ?

Mensagem por Mickel »

steelman Escreveu: e como é que sabes que é essa pista em uso? E se investigas as cartas está lá descrito a aproximação. No gps do FSX tem lá os procedures embora não sejam os mais reais, se usares aviões mais realistas usas as STARS/aproximações publicadas nas cartas, se vais fazer uma aproximação por ILS não podes esquecer de sintonizar a frequência do mesmo e entrar no ILS com um angulo lateral não superior 60º para não ser muito brusca a entrada no Localizer( existem aviões tipo default que não conseguem sintonizar o localizer se o angulo for muito grande, talvez na realidade também).
Cumprimentos.
Boas, não percebi isso da pista em uso, só sei que indo a LPPR, a pista 17 é a que possui ILS de 109,90, o que mais custava fazer era alinhar-me a pista, mas isso já consegui fazer, agora como aterrar a aeronave com ILS, é que não!, ou seja, eu chego lá, alinhado, tudo Ativado Nav1 etc... escuto os sinais sonoros de que a Radio captou os sinais, depois quando estou próximo da pista, desligo tudo o que é App, Alt etc, e supostamente (segundo li) devia aterrar, mas não, da uma volta e da outra (e fico a pensar que é para alinhar melhor, sei lá!) e nada...custa depois de fazer 2h de voo nada acontecer :oops: ac) :evil:
steelman
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 65
Registado: segunda nov 09, 2009 9:17 pm

Re: LPMA para LPPR --> como alinhar-me a pista 17 do LPPR ?

Mensagem por steelman »

Boas.
Boas, não percebi isso da pista em uso, só sei que indo a LPPR, a pista 17 é a que possui ILS de 109,90, o que mais custava fazer era alinhar-me a pista, mas isso já consegui fazer, agora como aterrar a aeronave com ILS, é que não!, ou seja, eu chego lá, alinhado, tudo Ativado Nav1 etc... escuto os sinais sonoros de que a Radio captou os sinais, depois quando estou próximo da pista, desligo tudo o que é App, Alt etc, e supostamente (segundo li) devia aterrar, mas não, da uma volta e da outra (e fico a pensar que é para alinhar melhor, sei lá!) e nada...custa depois de fazer 2h de voo nada acontecer :oops: ac) :evil:


Deixa ver se percebi, desligas tudo menos o autopilot, não pode ser tens que deixar ligado, principalmente o APP, para o autopilot conseguir apanhar o localizer e o glidslope, depois ele vai alinhar e vai começar a desçer, mas não esperes que aterre sozinho a certo momento tens que desligar o autopilot e aterrar manualmente, tens aviões com autoland mas o autoland só se costuma utilizar em situações de categoria 3 e nem sempre.
A pista em uso depende das condiçoes climatéricas principalmente do vento, se o vento estiver de norte tens que usar a 35 neste caso.
Se ainda tiveres dúvidas dá uma vista de olhos no youtube tens lá muito material de ajuda e aqui no forúm é uma questão de procurar.
Mickel
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 29, 2012 1:19 pm

Re: LPMA para LPPR --> como alinhar-me a pista 17 do LPPR ?

Mensagem por Mickel »

Obrigado pela ajuda :) vou tentar agora, vamos ver como sai!