airbus extended X autothrottle - ajuda por favor

Problemas com os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

paulolavra
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 25
Registado: segunda nov 11, 2013 7:04 pm

airbus extended X autothrottle - ajuda por favor

Mensagem por paulolavra »

Boa noite!

Comprei o airbus extended X e tenho feito uns voos com eles.

Já pesquisei bastante e vi vários vídeos no youtube, mas tenho uma duvida.

Antes da viagem preparo o plano no FMC e tudo parece impecável, mas a meio da viagem tenho algumas dores de cabeça com o acelerador... ou seja, em algumas alturas o autothrotle parece não funcionar (apesar de aparecer a cor de rosa a indicação de FL280 e a setinha triangular cor-de-rosa na escala o avião não estabiliza nessa velocidade... mesmo tendo eu o switch (para dentro) e o botão autothrotle activado...

Se alguém me puder uma ajudinha ficarei agradecido. Obrigado desde já.
piuozorio
Administrador
Administrador
Mensagens: 2379
Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am

Re: airbus extended X autothrottle - ajuda por favor

Mensagem por piuozorio »

Boas,
confirma se tens a "bolinha" em auto throttle e se tens o throttle do joystick em speed no PFD.
paulolavra
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 25
Registado: segunda nov 11, 2013 7:04 pm

Re: airbus extended X autothrottle - ajuda por favor

Mensagem por paulolavra »

Obrigado pela rápida resposta ;)
Eu carrego no botão do selector da velocidade para "dentro" que deveria dar ordem ao airbus para que a velocidade fosse gerida pelo plano introduzido no fmc... E realmente aparece a setinha cor de rosa na escala do pfd e aparece também indicado o valor no pfd... Mas o airbus acelera em direcção a essa marca e continua a acelerar até nunca mais parar e claro entra em overspeed...

Essa de ver o throttle do joystick em speed no pfd não percebi... O que queres mesmo dizer? É suposto aparecer alguma indicação para além das que já referi?

Obrigado mais uma vez
piuozorio
Administrador
Administrador
Mensagens: 2379
Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am

Re: airbus extended X autothrottle - ajuda por favor

Mensagem por piuozorio »

paulolavra Escreveu:Obrigado pela rápida resposta ;)
Eu carrego no botão do selector da velocidade para "dentro" que deveria dar ordem ao airbus para que a velocidade fosse gerida pelo plano introduzido no fmc... E realmente aparece a setinha cor de rosa na escala do pfd e aparece também indicado o valor no pfd... Mas o airbus acelera em direcção a essa marca e continua a acelerar até nunca mais parar e claro entra em overspeed...

Essa de ver o throttle do joystick em speed no pfd não percebi... O que queres mesmo dizer? É suposto aparecer alguma indicação para além das que já referi?

Obrigado mais uma vez
Quando descolas aceleras no joystick até aparecer no PFD "Flex" ou "Toga", ao iniciares a subida vai começar a piscar (+- aos 1500ft AGL) e reduzes(no joystick) para "climb thrust" e não mexes mais no throttle(joystick) até á aterragem, ele deve gerir a velocidade com autopilot on (tendo a bolinha no display do speed).
paulolavra
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 25
Registado: segunda nov 11, 2013 7:04 pm

Re: airbus extended X autothrottle - ajuda por favor

Mensagem por paulolavra »

Obrigado!

Pois, realmente o meu erro estava aí... eu não reduzia o acelerador do joystick... agora já consegui (quando a indicação começou a piscar eu reduzi o joystick até aparecer "Speed" no FDU e ele seguiu direitinho ;).

Mas continuo com problemas de aceleração é na aproximação ao aeroporto... o avião não desacelera...

será que tenho que mexer de novo no acelerador do joystick para fazer a aproximação ao aeroporto (se sim, como sei que o devo fazer)? ou ele deveria reduzir sozinho a velocidade?

Mais uma vez obrigado pela paciência.
piuozorio
Administrador
Administrador
Mensagens: 2379
Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am

Re: airbus extended X autothrottle - ajuda por favor

Mensagem por piuozorio »

Não, não mexes mais no throttle.
Ele deve reduzir sozinho no approach.
Primeiro verifica/configura no FMC2 a opção de reduzir o speed para 250knots aos 10000ft antes de voares.
No voo quando o avião chegar ao "D" na rota ele inicia o approach e começa a reduzir o speed automaticamente ou se quiseres iniciar mais cedo vais ao FMC1 e clicas em PERF->iniciate app->activate app e ele inicia o approach automaticamente reduzindo o speed.
Depois quando fores metendo flaps ele vai reduzindo o speed até ao speed de aterragem.
paulolavra
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 25
Registado: segunda nov 11, 2013 7:04 pm

Re: airbus extended X autothrottle - ajuda por favor

Mensagem por paulolavra »

Já consegui, muito obrigado.

O meu nao tem é a opção do FMC2 para reduzir a velocidade abaixo dos 10000ft... E realmente está a dar dor de cabeça... Lol...

Mas tirando isso esta entendido. Muito porreiro este airbus x extended ;) por sinal
piuozorio
Administrador
Administrador
Mensagens: 2379
Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am

Re: airbus extended X autothrottle - ajuda por favor

Mensagem por piuozorio »

paulolavra Escreveu:Já consegui, muito obrigado.

O meu nao tem é a opção do FMC2 para reduzir a velocidade abaixo dos 10000ft... E realmente está a dar dor de cabeça... Lol...

Mas tirando isso esta entendido. Muito porreiro este airbus x extended ;) por sinal
Tens de ter essa opção, activas no FMC2 no checklist(lado drt) as 2 opções para ON depois voltas para trás e entras no checklist(lado esq) e ficas com essa opção disponivel para activar.
Bons voos.
paulolavra
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 25
Registado: segunda nov 11, 2013 7:04 pm

Re: airbus extended X autothrottle - ajuda por favor

Mensagem por paulolavra »

Acontece que no meu FMC a palavra "checklist" aparece a cinzento e não me deixa seleccionar... Seja em que fase do voo for :s

Mas também não é muito grande o problema... No fmc da esquerda da para alterar a velocidade do climb ;)
piuozorio
Administrador
Administrador
Mensagens: 2379
Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am

Re: airbus extended X autothrottle - ajuda por favor

Mensagem por piuozorio »

paulolavra Escreveu:Acontece que no meu FMC a palavra "checklist" aparece a cinzento e não me deixa seleccionar... Seja em que fase do voo for :s

Mas também não é muito grande o problema... No fmc da esquerda da para alterar a velocidade do climb ;)
Sim para aparecer tens de fazer como disse:
Activas primeiro o checklist e copilot, depois voltas atrás e já desaparece o cinza.
Imagem
paulolavra
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 25
Registado: segunda nov 11, 2013 7:04 pm

Re: airbus extended X autothrottle - ajuda por favor

Mensagem por paulolavra »

A questão é que no meu eu não consigo chegar a esse menu que mostras... pois tanto a checklist que aparece no ecran principal como a do menu "options" que é preciso abrir para activar aparecem em cinza...

cá fica o printscreen de como me aparece

Imagem